27 de janeiro de 2011

27 de janeiro: São João Crisóstomo, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

João, da Antioquia, chamado Crisóstomo (em grego: boca de ouro) devido à sua áurea eloquência, formou-se em direito e nos saberes do século, antes de entregar-se, com engenho e esforço, às divinas letras. Então, iniciado no clero, e feito presbítero da igreja de Antioquia, com a morte de Nectário, por ordem do imperador Arcádio, tomou o governo da igreja de Constantinopla. Recebendo o encargo de pastor, começou a repreender veementemente os costumes depravados, e a licenciosidade da vida dos homens de nobreza. Por isso, foi alvo da grande inveja de muitos. Foi gravemente ofendido inclusive pela Imperatriz Eudóxia, que havia repreendido por causa do dinheiro da viúva Calítropa, e do campo de uma outra viúva.

Alguns bispos fizeram um conciliábulo na Calcedônea, ao qual ele não quis ir, porque não era um concílio legítimo nem público; fazendo pressão contra Crisóstomo, em primeiro lugar a própria Eudóxia, expulsou-o para o exílio, mas, pouco depois, como o povo fisesse uma sedição pedindo por ele, foi trazido de volta do exílio, com a admirável aprovação da cidade. Entretanto, não deixando ele de reprovar os maus costumes, e proibindo a celebração de jogos públicos para a estátua de prata de Eudóxia na praça de Santa Sofia, por conspiração de bispos inimigos foi novamente exilado, para a tristeza de todas as viúvas e pobres, privados, então, do pai de todos eles. É incrível o quanto Crisóstomo sofreu no exílio, e quantos converteu à fé de Jesus Cristo.

Entretanto, sendo celebrado um concílio em Roma, foi restituído por decreto do Pontífice Inocêncio I, mas era afligido por muitos males e calamidades pelo caminho, por parte dos soldados que o guardavam. Sendo conduzido pela Armênia, apareceu-lhe, de noite, São Basilisco Mártir, em cujo templo antes orara, dizendo-lhe: Irmão João, amanhã estaremos no mesmo lugar. No dia seguinte, tomando o sacramento da Eucaristia e munindo-se com o sinal da cruz, entregou a alma a Deus, no dia 14 de setembro*. Morto ele, caiu um Constantinopla um terrível granizo, e, após quatro dias, a Imperatriz deixou a vida. No dia 27 de janeiro, o seu corpo, com insigne pompa e celebrado por multidões de homens, foi levado a Constantinopla por Teodósio, filho de Arcádio, e sepultado com honra. Venerando as suas relíquias, esse pediu perdão pelos seus pais. Depois, o corpo foi trasladado a Roma, na basílica Vaticana. A multidão, piedade e esplendor dos seus sermões e demais escritos, a sabedoria de sua interpretação e explicação das sentenças dos livros sagrados são admirados por todos, e muitos dos seus escritos e pregações são julgados dignos de ter sido ditados pelo próprio Apóstolo Paulo, pelo qual ele tinha grande devoção.

* de 407.

Fonte: Breviário Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário