29 de janeiro de 2011

29 de janeiro: São Francisco de Sales, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

Francisco, nascido na cidade de Salésio, donde o sobrenome da família, desde os tenros anos mostrou indícios da futura santidade, pela inocência dos costumes e pela gravidade. Adolescente, foi educado nas disciplinas liberais, e então empenhou-se em estudar filosofia e teologia em Paris, e, para que nada faltasse à cultura de sua mente, graduou-se ainda, em Pádua, com sumo louvor, em leis civil e eclesiástica. Na Santa Casa de Loreto, renovou o voto de virgindade perpétua com que se ligara já em Paris, propósito de virtude que não pôde vencer nenhum engano do demônio, nenhuma excitação dos sentidos.

Recusando uma enorme dignidade no senado de Sabaudia, inscreveu-se à milícia clerical. Iniciado no sacerdócio e encarregado da igreja de Genebra, cumpriu seu papel com tanta perfeição que Granier, o Bispo, para retomar da heresia calvinista os povos de Chablais e das proximidades de Genebra, dedestinou-o à pregação da divina palavra. Tomando essa missão, tomada com agudeza de alma e asperamente levada a cabo, amiúde foi perseguido pelos hereges para matá-lo, e vexado com muitas calúnias e insídias. Porém, entre tantas oposições e lutas, sempre evidenciou-se a sua constância insuperável, e, protegido pelo poder de Deus, consta que converteu setenta e dois mil hereges à fé católica, entre os quais muitos insignes por sua nobreza e cultura.

Morto Granier, que o procurara como coadjutor, e sendo ele sagrado Bispo, espalhou por toda a volta os raios da sua santidade, notável pelo zelo da disciplina eclesiástica, amor pela paz, misericórdia para com os pobres, e todas as virtudes. Para o engrandecimento do culto divino, instituiu uma nova ordem de freiras, chamada da Visitação da Bem-Aventurada Virgem, sob a regra de Santo Agostinho, a cujas constituições conferiu sabedoria, discrição e suavidade admiráveis. Também ilustrou a Igreja por seus escritos, plenos da celeste doutrina, que mostram, seguro e reto, o caminho da perfeição cristã. Com 55 anos de idade, retornando da França para Annecy, após celebrar em Lião a festa de São João Evangelista, acometido de uma grave moléstia, passou ao céu no dia seguinte, no ano do Senhor de 1622. Seu corpo foi levado a Annecy, e honrosamente sepultado na igreja das monjas da referida ordem, e imediatamente começou a se fazer notar pelos milagres. Esses foram comprovados, e, pelo Sumo Pontífice Alexandre VII, ele foi admitido no número dos santos, marcada sua festa para o dia 29 de janeiro; e, pelo Sumo Pontífice Pio IX, consultando a Congregação dos Sagrados Ritos, foi declarado Doutor da Igreja.


O Doctor óptime, *
Ecclésiæ sanctæ lumen,
beáte Francísce, divínæ legis amátor,
deprecáre pro nobis Fílium Dei.



Ó Doutor boníssimo, luz da Santa Igreja, bem-aventurado Francisco, amante da divina lei, rogai pro nós ao Filho de Deus.



Fonte: Breviário Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.