CAPÍTULO XLVI
Milagre que fez Santo Antônio à filha de D. Teresa, rainha de Portugal
Dona Aldonça, filha de D. Teresa, rainha de Portugal, certa ocasião adoeceu de tão grave enfermidade que já os médicos a tinham abandonado sem esperanças nenhumas de a poderem curar.
A rainha andava numa angústia imensa: a filha a morrer, e não havia remédio que lha pudesse salvar. E, desolada, em prantos, voltou-se para Santo Antônio a pedir seu valimento:
— Ó Padre Santo Antônio, lembra-te que nestes reinos fostes nascido, e roga por mim ao Senhor que dê saúde à minha filha!
Era pela meia noite e Dona Aldonça que entrou a dormitar. E veio ter com ela Santo Antônio:
— Não me conheces? — perguntou o Santo.
E como a infanta respondesse que não o conhecia, explicou-se a visão:
— Eu sou Santo Antônio, e aqui vim chamado pelas súplicas de tua mãe. Vou dar-te à escolha uma das duas coisas: ou morreres já e hoje mesmo entrares comigo no Paraíso, pois nesse caso o Senhor te perdoa os pecados e toda a pena que por eles é devida; ou então — escolhe lá — ficares ainda com tua mãe, pois se assim preferes, agora mesmo te darei saúde.
A infanta escolheu antes a saúde e logo foi curada. E agarrando-se em visão à corda que Santo Antônio trazia atada à cinta, começou de chamar a mãe a grandes vozes:
— Senhora mãe, vinde ver o Santo Antônio que veio aqui a curar-me!
E foram contar à mãe o que a infanta dizia. E acudiu ela com outras donas e encontraram-na curada. Pelo que deram a Deus muitas graças, e também a Santo Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário