10 de fevereiro de 2021

Milagres que Fez Santo Antônio depois da sua morte - Segunda Parte - Capítulo LII

CAPÍTULO LII

Como a pregação de Santo Antônio levou certos ladrões à penitência

Pelos anos do Senhor de mil duzentos e oitenta e dois, um velho muito velho contou a um Frade Menor como conhecera e tratara a Santo Antônio:

Fora ladrão e salteador de caminhos, e com mais outros, em número de doze, vivia nos montes a espreitar e a roubar os vizinhos.

Como chegasse até eles a fama dos sermões de Santo Antônio, combinaram uns com os outros:

— Vamo-nos um dia, disfarçados em traje de toda a gente, a ouvir a pregação.

É que não acreditavam no que lhes tinham dito: que a palavra do Santo era feita de chamas e queimava assim como o facho do profeta Elias.

E se bem combinaram, melhor fizeram. Pregava o servo de Deus e vieram eles, os ladrões, a escutá-la. E sua palavra de fogo de tal modo lhes queimou na alma que entraram logo de arrepender-se e compungir-se de seus pecados. E, acabado o sermão, muito contritos dos crimes e traições que haviam praticado, era de ver quem primeiro se abeirava de Santo Antônio para com ele se confessar.

A todos ouviu o Santo, cada um por sua vez. Impôs-lhes penitência salutar, e não esqueceu advertir que de maneira nenhuma haviam de tornar à vida de pecados em que andavam. Aos que perseverassem no bem, prometeu a glória eterna; e aos que reincidissem nos crimes costumados, anunciou desgraças espantosas.

E comentava o bom do velho: deles, alguns, infelizmente, voltaram a ser ladrões e em pouco tempo morreram na ignomínia; e os outros que perseveraram no bem, em paz de Deus e em suas próprias casas acabaram seus dias.

E contava ainda que a ele lhe dera o Santo, em penitência, visitar doze vezes a igreja dos Santos Apóstolos em Roma.

E vinha então na volta da última visita, quando com muitas lágrimas contou ao frade a sua história. E dizia que, depois de tão longo peregrinar na terra, toda a esperança a tinha na glória do céu que Santo Antônio lhe prometera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário