15 de julho de 2012

Flores da Eucaristia - 15 de Julho

O dom de si não implica num acréscimo de obras e de deveres novos; é sobretudo uma diretriz de intenção.
É necessário começar por uma consagração explicita de vós mesmos a Jesus Cristo, em espírito de amor, de sacrifício e de holocausto do próprio ser. Depois, considerando-vos, em virtude deste dom, dependente de Jesus Cristo de um modo integral, esforçar-vos-eis por deixá-LO viver, agir, governar e receber tudo em vós em lugar de vós mesmos, até que Ele se torne o vosso princípio e único fim da natureza e da graça.
Assim, é mister abraçar com ardor o estudo e a prática das virtudes evangélicas, não diretamente pelo mérito que elas fazem obter, mas para servir a Jesus com as mesmas virtudes que O exaltam e coroam, ou seja, para servi-LO por meio d’Ele próprio.
Pode-se dizer que todos os santos praticaram este dom, pois, como é possível alcançar a santidade sem se entregar a Jesus Cristo para ser absorvido por Ele? Este dom se enquadra, por conseguinte, na graça do verdadeiro cristianismo pelo qual Jesus Cristo quer viver em seus membros, aniquilado neles o homem natural para tomar o seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.