23 de julho de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 150

VIVA CRISTO REI!

No México, não faz muitos anos, um presidente, chamado Calles, perseguiu com furor não só os padres, mas também todos os católicos militantes. Em setembro de 1927 os soldados de Calles prenderam três jovens: José Valência , Nicolau Navarro e Salvador Vergas, porque faziam propaganda em favor da religião.
Depois de maltratá-los brutalmente, conduziram-nos, a 3 de janeiro de 1928, para longe da cidade, e ali os espancaram e feriram com cutelos. Repreendeu-os José Valência, dizendo:
- Sois uns perversos, martirizando-nos ferozmente: Deus vos perdoe!
E dirigindo-se aos companheiros, recordou-lhes que eram católicos, que a verdadeira pátria era o céu, para onde logo partiriam.
E todos os três gritaram: Viva Cristo Rei! Viva a Mãe de Deus! Furiosos, os cruéis soldados os espancavam de novo e cortara-lhes a língua, dizendo:
- Vamos ver se agora falais e rezais!
Ao volver-se o mártir para seus companheiros para mostrar-lhes o céu, fuzilaram-no e em seguida cortaram-lhe a cabeça.
Os outros dois companheiros imitaram o heroísmo do primeiro.
Em seguida aquela soldadesca tomou os cadáveres e, levando-os á cidade, deixou-os no meio da praça, como se tivesse realizado uma grande façanha.
Acudiu logo uma multidão imensa de curiosos. Chamaram também a mãe dojovem mártir José Valência. A heróica senhora, em vez de chorar, olhos fixos no céu exclamou:
- Senhor, bendigo-vos por terdes disposto que eu fôsse a mãe de um mártir!
E julgando-se indigna de abraçar o corpo do filho, beijou-lhe os pés devotamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.