16 de julho de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 149

O RESPEITO DO IMPERADOR


No ano de 325, após três séculos de cruéis perseguições, movidas pelos imperadores pagãos contra os discípulos de Jesus Cristo, puderam afinal reunir-se em Nicéia os bispos de todo mundo, para celebrar o primeiro Concílio ecumênico ou universal.
A êsse concílio assistiram trezentos e quinze bispos e inúmeros sacerdotes. A êle assistiu também o grande imperador Constantino, que fizera cessar a perseguição contra a Igreja, convertendo-se êle próprio ao catolicismo.
O imperador, cheio de respeito para com os ilustresprelados, quis ocupar o último lugar na augusta Assembléia antes dos Bispos ou sem obter permissão para isso.
Terminado o grandioso Concílio, perguntou alguém ao monarca:
- Por que mostrava vossa majestade tanto respeito áqueles homens?
- Meu amigo, disse o imperador, o sacerdote, embora revertido de uma dignidade divina, é homem e pode pecar; mas nenhum de seus pecados deve diminuir o nosso respeito. Digo-lhe mais: se visse um sacerdote pecar, em vez de publicarou divulgar o pecado dêle, cobriria o sacerdote com meu manto imperial para subtraí-lo ás murmurações.
Aquêle imperador tinha razão. O caráter sacerdotal é de um valor intenso, impresso embora, algumas vêses, numa alma fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.