5 de dezembro de 2018

Tesouro de Exemplos - Parte 554

HISTORIA DE TIAGO, O POBRE

Tiago estava diariamente à porta da igreja para receber esmolas. Era pobre, velho e doente. O padre Paulino socorria-o sempre. Um dia o mendigo não estava no lugar de costume. O Padre informou-se de seu domicilio e foi visitá-lo. Estava gravemente enfermo. Consolou-o e conseguiu administrar-lhe os últimos sacramentos. O mendigo, vendo que ia morrer, quis contar sua historia ao seu benfeitor. Disse-lhe que praticara alta traição denunciando seus amos aos revolucionários, que os fizeram morrer, na guilhotina; e que, de toda a família, só se salvara o pequeno paulino. Ao terminar essa triste historia, o mendigo, tomando uma cruzinha de ouro, que trazia consigo, passou-a às mãos do benfeitor, dizendo:
— Padre, esta é a joia que a senhora condessa trazia sempre sobre o peito.
O Padre quase caiu desfalecido, Tinha em suas mãos uma lembrança de sua querida e saudosa mãe e achava-se diante daquele que denunciara os pais aos revolucionários. Desabafou-se chorando e rezando de joelhos junto ao leito do moribundo. Por fim, tendo oferecido a Deus aquele seu grande sacrifício, levantou-se e disse:
— Tiago, Deus te perdoou; e eu também te perdoo, pois sou eu o pequeno Paulino, hoje, pela graça de Deus, ministro do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.