28 de dezembro de 2018

A Alma de Todo Apostolado, J. B. Chautard

A Alma de Todo Apostolado.


J. B. Chautard


Parte 1/3

PROÊMIO

"Ex quo ómnia, per quem ómnia, in quo ómnia."

Ó Deus magnífico e bondosíssimo, como são admiráveis e deslumbrantes as verdades que a fé nos manifesta acerca da vossa vida íntima.
Padre Santo, vós eternamente vos contemplais na vossa perfeita imagem, o Verbo, o vosso Verbo estremece enlevado em vossa beleza, e do vosso êxtase comum jorra um grande incêndio de amor, o Espírito Santo. 
Só vós, ó Trindade adorável, sois a vida interior perfeita, superabundante, infinita.
Bondade sem limites, desejais difundir fora de vós a vossa vida íntima. Dizeis uma palavra: e as vossas obras arrojam-se do nada para manifestar vossas perfeições e cantar vossa Glória.
Entre vós e a poesia animada pelo vosso sopro, existe um abismo; o vosso Espírito de amor quer preenchê-lo: assim terá meio de satisfazer sua imensa necessidade de amar e de se dar.
Provoca, pois, em vosso seio o decreto da nossa divinização. Este lodo afeiçoado por vossas mãos poderá, oh! prodígio, ser deificado e participar da vossa felicidade eterna.
O vosso verbo oferece-se para realizar essa obra.
E Ele se fez carne para que nós nos tornássemos deuses.
E sem embargo, Vós, ó Verbo, não haveis abandonado o seio do vosso Pai. Lá subsiste a vossa vida essencial, e dessa fonte é que hão de promanar as maravilhas do Vosso apostolado.
Ó Jesus, Emanuel, Vós confiais a vossos apóstolos o vosso Evangelho, a vossa cruz, a vossa Eucaristia e lhes confiais a missão de irem gerar para vosso Pai filhos de adoção.
Depois, voltais para vosso Pai.
É a vós, Espírito divino, que para o futuro incumbe a tarefa de santificar e de governar o corpo místico do Homem-Deus.
A fim de fazer descer a vida divina da cabeça para os membros, vos dignais escolher colaboradores para a vossa obra. Abrasados pelos fogos do Pentecostes, por toda a parte eles irão semear nas inteligências o verbo que ilumina e, nos corações, a graça que inflama, comunicando assim aos homens essa vida divina, da qual sois a plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.