16 de outubro de 2015

Catecismo Ilustrado - Parte 70

As Obras de Misericórdia

Obras Espirituais de Misericórdia

1. As obras espirituais de misericórdia são sete: 1º dar bom conselho; 2º ensinar os ignorantes; 3º corrigir os que erram; 4º consolar os tristes; 5º perdoar as injúrias; 6º sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; 7º rogar a Deus por vivos e defuntos.
2. Chamam-se espirituais porque se referem à alma do próximo.
3. No Juízo Final seremos julgados segundo as obras de misericórdia. Com efeito, assim fala Nosso Senhor no Evangelho: “Quando, pois, vier o Filho do Homem na Sua majestade, e todos os anjos com Ele, então Se sentara sobre o trono de Sua majestade. Todas as nações serão congregadas diante Dele. Separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e porá as ovelhas à sua direita, e os cabritos à esquerda. Dirá então o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome, e Me destes de comer; tive sede, e Me destes de beber; era peregrino, e Me recolhestes; nu, e Me vestistes; enfermo, e Me visitastes; estava na prisão, fostes ver-Me. Então, os justos Lhe responderão: Senhor, quando é que nós Te vimos faminto, e Te demos de comer; com sede, e Te demos de beber? Quando Te vimos peregrino, e Te recolhemos; nu, e Te vestimos? Ou quando Te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-Te? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos digo que todas as vezes que vós fizestes isto a um destes Meus irmãos mais pequenos, a Mim o fizestes”. (Mat XXV, 31-46)

Explicação da gravura

5. A gravura representa as quatro principais obras espirituais de misericórdia.

Ensinar os ignorantes

6. Acima vê-se São João Batista ensinando o povo, e dando bons conselhos à multidão que o interroga.
7. No ângulo superior esquerdo, vê-se um Irmão das Escolas Cristãs ensinando e educando crianças.

Dar bons conselhos

8. Esta obra está representada na gravura, à esquerda, por São João Batista censurando Herodes, repreendendo-lhe o seu mau comportamento e dizendo-lhe: “Não te é lícito viver com a mulher do teu irmão ainda vivo”.
9. No ângulo inferior esquerdo, vê-se um homem que distribui bons livros e bons jornais para favorecer a boa leitura e combater a má imprensa.

Consolar os tristes

10. Esta obra está representada à direita por Nosso Senhor consolando a viúva de Naim e ressuscitando-lhe o filho. Lemos no Evangelho: “No dia seguinte foi para uma cidade, chamada Naim. Iam com Ele os Seus discípulos e muito povo. Quando chegou perto da porta da cidade, eis que era levado a sepultar um defunto, filho único de uma viúva; e ia com ela muita gente da cidade. Tendo-a visto, o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: “Não chores”. Aproximou-Se, tocou o esquife, e os que o levavam pararam. Então disse: “Jovem, Eu te ordeno, levanta-te”. E o que tinha estado morto sentou-se, e começou a falar. Depois, Jesus entregou-o à sua mãe”. (Lucas VII, 11-17)
11. No ângulo superior direito, vê-se um rapaz que, separando-se dos pais, consola o irmão mais novo mostrando-lhe o Céu, onde hão de encontrar-se um dia.

Rogar a Deus por vivos e defuntos

12. Esta obra está representada na parte inferior da gravura por Judas Macabeu rogando a Deus com o exército pelos soldados mortos na batalha. Acabando de rezar, fez um peditório, mandando o produto a Jerusalém com ordem de oferecer um sacrifício pelos pecados dos soldados defuntos.

13. Vê-se também no ângulo direito inferior uma mulher rezando na campa dos seus defuntos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário