8 de janeiro de 2021

Milagres de Santo Antônio, durante a sua vida mortal - Primeira Parte - Capítulo XXIV

CAPÍTULO XXIV

Como Santo Antônio consertou um copo partido e milagrosamente encheu de vinho uma talha vazia Santo Antônio, apenas foi aliviado do cargo de Custódio de Limoges, pôs-se de caminho para Itália com outro companheiro. E sucedeu que, ao atravessarem o reino da Provença, num povoado pequeno, certa mulher, compadecida, levou-os a sua casa por amor de Deus. E à maneira da outra Marta do Evangelho, solícita lhes pôs a mesa com pão e vinho; e, para os servir, à vizinha pediu emprestado um copo de vidro.

Querendo, porém, o Senhor provar a mulherzinha com a tentação, permitiu que quando ela foi à adega buscar vinho para os frades, deixasse o torno da cuba mal apertado, pelo que ficou o vinho a correr para o chão.

E, como se não bastasse esta desgraça, outra ainda aconteceu: o companheiro de Santo Antônio, à mesa, ao pegar no copo, tão desastradamente o fez que pelo meio o deixou partido, o pé a uma parte e a copa a outra.

Comeram os dois e beberam, e ao fim quis ainda a caritativa mulher dar aos frades vinho fresco. E, voltando à adega, achou o vinho quase todo entornado pelo chão. Pelo que veio aonde os frades, e, chorando mui coitada a sua sorte, contou o sucedido.

Santo Antônio havendo dela compaixão, pousou a cabeça sobre a mesa entre as mãos, e começou a rezar com fervor.

Coisa admirável! Ficando-se a mulher a olhar o Santo que assim orava, viu que de repente os dois pedaços do copo se ajuntaram por movimento próprio ou antes por virtude de Deus, e que a copa por si mesma se foi colocar em cima do pé que estava ao outro lado da mesa.

Maravilhada, pegou do copo, meneou-o fortemente. e. não havia que duvidar, estava bem soldado por virtude da oração daquele frade.

Lembrando-se de que a mesma virtude que consertara o copo, também podia restituir-lhe o vinho entornado, desceu ainda à adega e encontrou de facto a cuba que antes deixara apenas meia, agora cheia até cima, a ponto de o vinho saltar pelo batoque a ferver como ferve o vinho novo.

Com a qual coisa mais se espantou e alegrou a mulherzinha, e reconheceu andar o poder de Deus com aquele frade.

Quando Santo Antônio notou que fora ouvida a sua prece, como discípulo da verdadeira humildade de Jesus Cristo imediatamente se partiu daquela aldeia a fugir a honras e louvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.