CAPÍTULO X
Três amplos caminhos que conduzem ao inferno: a desonestidade, o sacrilégio e a blasfêmia.
Todos os pecados mortais são caminhos que vão dar no abismo eterno; há,
porém, alguns que fazem mais estragos e causa a morte a um maior número
de almas. O pecado de desonestidade é talvez o que mais povoa o inferno,
porque é um pecado muito grave, fácil de cometer, pela corrupção de
nossa natureza, e depois difícil de abandonar.
Santo Agostinho diz que a soberba povoou o inferno de anjos e a
desonestidade o enche de homens. E Santo Afonso não receia afirmar que
todos os cristãos que se condenam, se condenam pela impureza, ou, pelo
menos, não sem ela. Ai do jovem que chega os seus lábio a este cálice
que ele os pedira a Deus para fazer com merecimento o purgatório nesta
vida. No auge da dor, todo encolhido pela contração dos nervos, dizia; –
“Dói muito, mas não é fogo, não é fogo”. Crescia a tortura e aumentava a
dor, “mas não era fogo”; à contração dos nervos juntava-se a gota, “mas
ainda não era fogo”. Por estar de cama dez anos seguidos, dolorosas
chagas cobriam-lhe o corpo aumentando o seu sofrimento, contudo ele
repetia sempre: – “não é fogo, não é fogo, e acabará”. E assim se
animava a suportar tudo com paciência por amor de Deus.
*
* *
Um santo solitário, assaltado por violenta tentação, temendo ser
vencido, acendeu o lume e para se compenetrar vivamente do pensamento do
inferno, pôs os dedos na chama e os deixou queimar, dizendo de si para
consigo: – Uma vez que tu queres pecar e merecer o inferno que será o
castigo de teu pecado, experimenta antes se és capaz de suportar o
tormento de um fogo eterno.
*
* *
Um rico dissoluto, ainda que pelos seus inúmeros pecados vivesse em
contínuo temor do inferno, todavia não tinha coragem de romper com os
seus maus hábitos e de penitenciar-se. Recorreu, pois, a Santa Ludovina
que então edificava o mundo com a sua paciência e lhe pediu que fizesse
penitência por êle.
– De boa mente, respondeu a santa, oferecerei por vós os meus
sofrimentos, com a condição, porém, que uma noite inteira vós conserveis
na cama a mesa posição, sem vos moverdes de nenhum modo.
Aceitou facilmente a condição, mas passada apenas meia hora, sentiu
enfado e já queria mover-se. Todavia não o fez; aumentando, porém, o
mal-estar daquela posição que lhe ia parecendo insuportável, cedeu.
Então uma impressão salutar se despertou no seu coração: – Se é tão
molesto ficar imóvel num leito cômodo por uma noite, oh! o que não será
ficar deitado num leito de fogo pelo espaço de uma eternidade? E terei
ainda dúvida de me livrar desse suplício com um pouco de penitência?
*
* *
No ano 285, duas matronas cristãs, Donvina e Teonila, foram levadas ao
prefeito Lisias que as intimou a renegarem a fé e abraçarem o culto dos
ídolos. Elas recusaram terminantemente. Então o prefeito mandou acender o
fogo e erguer um altar dos ídolos.
– Escolhei, disse; ou queimar incenso aos nossos deuses, ou ser vós mesmas queimadas nesta fogueira.
As duas mártires responderam sem hesitar:
– Nós não tememos este fogo que daqui a pouco se apaga; tememos, sim, o
fogo do inferno que não se apaga nunca. Para não cair no inferno é que
detestamos os vossos ídolos e adoramos a Jesus Cristo.
E assim sofreram o martírio.
*
* *
Tomaz Moor, o grande chanceler da Inglaterra, foi perseguido e ameaçado
de morte por ter recusado um juramento iníquo exigido pelo ímpio rei
Henrique VIII. Empregaram todos os meios para o seduzir, e, não valendo
as promessas, recorreu-se à violência. Foi atirado à prisão para que definhasse. Os amigos o importunavam para ceder; a esposa o conjurava a
dobrar-se à vontade do rei, e conservar assim a vida para o bem deles e
dos filhos.
– Quantos anos, lhe disse ele, te parece que poderia ainda viver?
– Mais de vinte, respondeu ela.
Tornou o preso, mostrando-lhe severo semblante:
– Pois, por vinte anos e tanto queres que venda uma eternidade?
Ele foi, por isso condenado à morte. Este homem generoso, assim como
tinha sabido viver entre as grandezas da côrte sem fausto, soube também
morrer no patíbulo sem fraqueza. Antes de ser executado rezou o
Miserére, e morrendo como forte ensinou a todos que é preciso salvar a
alma, a todo custo, porque perdida a alma, tudo está perdido.
*
* *
Apresentou-se uma ocasião ao Papa Bento XI o embaixador de um grande
soberano, pedindo em nome do rei um favor, mas de tal natureza que não
se podia conceder lícitamente.
– Deus sabe, respondeu o Pontífice, como desejo ardentemente contentar o
vosso imperador. E tão vivo é esse desejo, que se tivesse duas almas,
sacrificaria de boamente uma para lhe conceder o favor que pede. Mas,
dizei ao vosso soberano que tanto só uma alma, e absolutamente não
posso, não devo, não quero perdê-la para agradar a êle.
Belas palavras, que todo cristão deveria ter sempre presentes à memória e pronta na boca para semelhantes circunstâncias!
*
* *
É célebre a invenção usada por um rei piíssimo para fazer pensar mais
retamente a um cavalheiro de má vida. Convidou-o para uma soberba
caçada. Imediatamente depois da caça um jogo de muitas horas. Acabando o
jogo, convite para assistir a uma representação. O cortesão estava
cansado; mas era convite do rei e precisava aceitar. Depois do teatro
que durou quatro horas, uma embaixada anunciava uma sessão de músicos
estrangeiros, e pedia ao cavalheiro quisesse honrá-la com a sua
presença. O pobre homem murmurou: – Parece que o rei quer matar-me com
tanta diversão; se vier mais um convite morro de verdade.
E o quinto convite veio mesmo; no salão da corte havia um baile e aí também o rei o esperava.
– Pobre de mim! ainda um baile? não posso mais ficar em pé!
E excusou-se com o rei:
– A bondade de Vossa Majestade me confunde. Mas, por amor de Deus, um
pouco de descanso; dezoito horas ininterruptas de diversão…
– E vos parece muito? replicou ou rei. Não podeis então, aguentar
dezoito horas de divertimento e aguentareis a longa eternidade de
contínuos sofrimentos não variados, para os quais vos leva vossa vida?
*
* *
O Padre Cattaneo narra um fato para nos fazer compreender o medo que
devemos ter de nossa sorte futura. E todavia de nós depende a escolha!
Maomé II, senhor dos turcos, aquele que anexou mais de duzentas cidades
ao grande império de Constantinopla e invadiria a Itália se a morte lhe
não frustrasse a realização dos planos, foi homem crudelíssimo e
sanguinário; de uma feita, achando falta de um fruto no seu jardim, mandou reunir os criados para saber qual tinha sido o delinquente, e
porque nenhum deles ousou confessar aquele pequeno furto, mandou abrir o
ventre de todos para saber onde estava o corpo de delito; e foi
providência de Deus ter-se encontrado o fruto depois de mortos três
servos; senão, todos o outros seriam sacrificados.
Ora, êste bárbaro rei fez um parque de caça reservado para si, num lugar
onde havia abundância de animais e aves; decretou pena de morte a quem
ousasse caçar nesse parque.
– Para suceder no reino basta um; portanto, um se sacrifique para
escarnamento de todos e o outro se conserve para segurança da coroa. Mas
qual dos dois merece graça? O mais velho? Não! O menor? Não! Tirem a
sorte.
Tirou-se a sorte fatal com um majestoso e tremendo aparato. Na grande
sala da corte, achava-se o rei, sentado no trono, rodeado pelos vizires,
agás e pachás; diante do trono duas mesinhas, uma fúnebre com o baraço,
a outra coberta com uma rica toalha, onde se viam o turbante, o colar e
a espada. Um taboeiro com os dados; aí foram conduzidos os príncipes
para tirarem a sorte: quem obtivesse o menor ponto cingiria a espada e
colar; quem obtivesse maior, daria o pescoço ao baraço.
Diante daquele aparato os dois jovens desmaiaram; depois, com o fritilo
na mão, dirigiam tristes olhares para a corda e para a coroa; o coração
de ambos batia tão forte que levantava as vestes sobre o peito, com
afanosos e profundos suspiros, com ânsias de moribundos, por causa da
escolha fatídica – a corda ou a coroa – que dependia de um ponto de jogo
e do lançar de um dado.
Quem sente compaixão pela situação crítica em que se acharam esses
pobres príncipes, dirija a compaixão sobre si mesmo, e diga: – “Na hora
da morte, na mesma ou em pior situação me acharei eu. Duas infinitas
eternidades terei diante de mim; numa verei cetros, coroas, riquezas,
alegrias, prosperidades, tudo para sempre; noutra verei grilhões,
infâmias, morte, e não passageiros, mas que duram sempre. E o que caberá
em sorte?
De nós depende inteiramente a escolha: se vivermos bem teremos
eternidade feliz, se ao contrário, levamos vida má, caber-nos-á o fogo
eterno, e desespero eterno e todas as outras penas de que já falamos.
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