8 de fevereiro de 2019

A .Alma de Todo Apostolado, J. B. Chautard,

A Alma De Todo Apostolado



  1. J. B. Chautard


  2. 3 - Que é a vida interior

    Se algumas vezes empregarmos as palavras vida de oração, contemplação, vida contemplativa, - termos que se encontram nos santos padres e nos escolásticos, - nossa intenção é sempre designar a vida interior normal acessível a todos e não os estados pouco ordinários de oração que a teologia mistica estuda, e a fortiori êxtases, visões, arroubamentos, etc.
    Sairíamos do nosso plano se nos demorássemos num estudo de ascetismo. Limitamo-nos a recordar, em poucas palavras, o que cada qual para o governo íntimo da sua alma é obrigado a aceitar como absolutamente certo.

    1ª Verdade
    A vida sobrenatural é a vida do próprio Jesus Cristo em mim, pela fé, pela esperança e pela caridade. A presença de Nosso Senhor por meio desta vida sobrenatural não é a presença real própria da sagrada comunhão, senão uma presença de Ação Vital, como a ação da cabeça ou do coração nos membros; ação íntima que Deus quase sempre oculta à minha alma para aumentar o mérito da minha fé; ação, portanto, habitualmente insensível as minhas faculdades naturais e que unicamente a fé me obriga formalmente a crer; ação divina que deixa subsistir o meu livre arbítrio e utiliza todas as causas segundas, acontecimentos, pessoas e coisas, para me fazer conhecer a vontade de Deus e deparar-me ocasiões de adquirir ou aumentar a minha participação na vida divina.
    Esta vida, inaugurada no batismo pelo estado de graça, aperfeiçoada pela confirmação, conservada e enriquecida pela Eucaristia, é a minha vida cristã.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.