23 de janeiro de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOR DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Virgem-Mãe

Parte 2/9

Comecemos por esclarecer o conceito de maternidade. 
Sua Santidade Pio XII diz: " O fim da mulher, o seu instinto, a sua inclinação inata é a maternidade. Toda a mulher esta destinada a ser mãe, no sentido físico da palavra, ou mãe, num significado mais espiritual e elevado mas não menos real. Para este fim ordenou o criador todo o ser próprio da mulher: o seu organismo, mais ainda o seu espírito e sobretudo a sua requintada sensibilidade". (Disc. 21/10/1945).
Entenderemos estas palavras do Papa se soubermos em que consiste o instinto da maternidade.
Esse instinto não é a inclinação para os prazeres grosseiros do corpo.
Se fosse isso, Maria não teria tido esse instinto maternal, não teria sido uma mãe perfeita e, contudo, foi-o. O instinto da maternidade é uma qualidade preciosa da mulher, a mais bela de todas, é uma tendência a esquecer-se de si mesma para pensar nos mais; a sacrificar-se para fazer felizes os outros.
Esta tendência têm-na todas as mulheres; ainda que a orientem em sentido diverso.
Umas dizem: Casar-me-ei, esquecer-me-ei de mim para cuidar dos meus filhos, sacrificar-me-ei por eles.
É a mãe no sentido físico da palavra.
Outras dizem: Não me caso, ficarei virgem, mas nem por isso deixarei de ser mãe. Esquecer-me-ei de mim para dar o meu amor e os meus cuidados a tantos desgraçados que não têm quem os ame e cuide deles na terra: crianças abandonadas por seus pais, velhos abandonados por seus filhos, doentes e pobres.
Esta é a mãe num sentido não menos real que a outra, porque a essência da maternidade é essa: esquecer-se de si mesma para cuidar dos outros, sacrificar-se pelo bem dos mais. E é mãe num sentido mais elevado, e tanto mais quanto o espírito se eleva acima do corpo.
É mãe espiritual. E além de ser mãe num sentido real e mais elevado, continua a ser virgem. Por isso é a que mais se aproxima de Maria, a Virgem Mãe. A que mais se aproxima, porque igualá-la não pode nenhuma mulher.
A Santíssima Virgem é a única que pode cingir sobre a fronte a coroa de uma tríplice maternidade:
Maternidade física.
Maternidade virginal.
Maternidade divina.
Ao fazer hoje o retrato da Virgem Mãe referi-mo-nos à sua maternidade física, que é ao mesmo tempo virginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário