3 de março de 2011

Sacramento da Eucaristia - Breve resumo da Doutrina Cristã

A Eucaristia é o sacramento que contém o verdadeiro Corpo e o verdadeiro Sangue de Jesus Cristo, real e substancialmente presente debaixo dos acidentes de pão e de vinho, para nosso alimento espiritual.

A presença real de Jesus Cristo na Eucaristia se explica pela maravilhosa conversão da substância do pão no seu Corpo e da substância do vinho no seu Sangue, conversão que se opera quando o sacerdote pronuncia as palavras da consagração na Missa.

Tanto debaixo dos acidentes do pão como debaixo dos acidentes do vinho está Jesus Cristo, que fica todo inteiro em cada uma das partes.

Comungar é receber o sacramento da Eucaristia.

Para bem comungar são necessárias três coisas:

1º. O estado de graça, isto é, ter a consciência pura e livre de todo pecado mortal;
2º. O jejum natural, isto é, não ter comido nem bebido nada desde a meia noite até ao momento da comunhão*;
3º. Instrução, fé e devoção, isto é, saber o que se vai receber, crer que Jesus Cristo está realmente presente neste sacramento, e recebê-lo com todo o respeito, modéstia e recolhimento.

Há obrigação de comungar, ao menos uma vez cada ano, pela Páscoa da Ressurreição, e em perigo de morte; é coisa ótima, porém, comungar frequentemente e até mesmo todos os dias, contanto que se faça com as devidas disposições.

A Eucaristia, além de sacramento, é também o sacrifício permanente da nova lei, instituído por Jesus Cristo para ser oferecido a Deus por meio dos sacerdotes, e que se chama o sacrifício da Missa.

A Missa é pois o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo dos acidentes de pão e de vinho, em memória do sacrifício da cruz.

A Missa é oferecida a Deus por todos os homens, mas especialmente pelos fiéis, e também pelas almas que se acham no purgatório, aliviando e abreviando seus sofrimentos.

Há obrigação de ouvir Missa todos os domingos e dias santos, e é coisa utilíssima para as nossas almas ouvi-la todos os dias.

-----
Manual da Paróquia. Petrópolis: Vozes, 1950, p. 17-18.

* Lei atualmente em vigor: Cân.919 - §1. Quem vai receber a santíssima Eucaristia abstenha-se de qualquer comida ou bebida, excetuando-se somente água e remédio no espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.