19 de março de 2011

ENCONTRAR MARIA (III)

A lembrança e a invocação da Santíssima Virgem Maria

1) É justo lembrar-se sempre da gloriosa Virgem Maria, a Bendita Mãe de Jesus, a cujos méritos e orações deves encomendar-te cada dia, bem como a qual tens que recorrer em todas tuas necessidades, como recorre à sua querida mãe um filho golpeado e ferido. É doce o nome de Maria: infunde confiança a quem a chama e invoca. Ela, de sua parte, está sempre disposta a pronunciar uma boa palavra a seu Filho Jesus a favor de uma alma atribulada, que se encontra em necessidade. Se Maria, junto com todos os anjos do céu, não rogasse, diariamente pelo mundo, como poderia subsistir este mundo que ofende a Deus com tão graves pecados e se emenda tão pouco? Por conseguinte, todos hão de invocar a Maria: os justos e os pecadores, sobretudo os religiosos e as pessoas devotas, que fizeram o voto de castidade e aspiram com santos desejos aos bens celestiais, porém não querem ter nada a ver com o mundo.

O que deve pedir-lhe? Em primeiro lugar, o perdão de teus pecados, depois a virtude da castidade, como também o dom, com grande gratidão a Deus, da humildade, para que seja perante Ele sempre humilde e desejoso de ser tido como vil e abjeto. Finalmente, deves pedir a graça de não gloriar-te jamais de coisa alguma, para não perder tudo o que te parece que possuis.

Além disto, deves afligir-te por estar tão distante das verdadeiras virtudes: da profunda humildade, da santa pobreza, da perfeita obediência, da puríssima castidade, da devotíssima oração, da muito fervente caridade. Virtudes todas elas que habitam em Maria, Mãe de Jesus. Por isto mesmo, ajoelha-te a seus pés como um pobre mendigo, para que possas obter, pelo menos, o mínimo grau destas virtudes, já que não é capaz de alcançar a mais alta causa de sua indolência.

Seja o que for que desejas, roga humildemente a fim de consegui-lo pelas mãos de Maria. Por seus méritos gloriosos são socorridos os que se encontram no purgatório e sobre terra. Grande é sua graça e grande é sua glória em Jesus, seu Salvador, sobre todos os santos do céu. Mas tudo é em nosso benefício, que nos encontramos na terra. Confia-te totalmente em sua fidelidade. Suas orações são agradáveis a Deus, e Maria não pede nem deseja senão o que é grato a ela e também a seu querido Filho, e o que é de proveito à sua salvação, segundo os planos da vontade divina.

Agrada muito a Deus bem como à Bem-aventurada Virgem que se reze para evitar os pecados e para resguardar o coração na humildade. Ela, com efeito, se gloriou diante de Deus somente da humildade, guardando silêncio sobre o demais; e, não obstante sua inesgotável riqueza de graça, jamais se desprendeu da humildade. Que a Vigem Maria rogue por nós, com tom misericordioso, para que sejamos dignos da graça de Deus.

---------------

de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"

---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de Maria: Libro Primero, Capítulo III. pág. 23-25.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário