30 de janeiro de 2019

A .Alma de Todo Apostolado, J. B. Chautard,

A Alma De Todo Apostolado
J. B. Chautard


2 - Deus quer que Jesus seja a vida das obras.

Parte 1/3

A Ciência toda se ufana com os seus imensos triunfos e certo é que títulos legítimos tem para disso se ufanar. No entanto, uma coisa até hoje lhe tem sido impossível e impossível lhe será de futuro: criar a vida, fazer sair um grão de trigo, uma larva do laboratório de um químico. As estrondosas derrotas dos partidários da geração espontânea já nos ensinaram o que devíamos pensar acerca dessas pretensões. Deus guarda o poder de criar a vida.
Na ordem vegetal e animal, os seres vivos podem crescer e multiplicar-se e ainda assim a sua fecundidade apenas se realiza dentro das condições estabelecidas pelo Criador. Ao tratar-se, porém, da vida intelectual, Deus reserva-a para si e ele é quem diretamente cria a alma racional. Um domínio há, contudo, de que ele é ainda mais cioso - o domínio da vida sobrenatural, emanação da vida divina comunicada à humanidade do Verbo encarnado.
Per Dóminum nostrum Jesum Christum. Per ipsum et cum ipso et in ipso. A Encarnação e a Redenção constituem Jesus Fonte e Fonte única dessa vida divina, da qual todos os homens são chamados a participar. A ação essencial da Igreja consiste em difundir essa vida por meio dos sacramentos, da oração, da pregação e de todas as obras que com isso se relacionam.
Deus tudo faz por meio de seu Filho: Omnia per ipsum facta sunt et sine ipso factum est nihil. Isto já é verdade na ordem natural; mas quanto mais o é ainda na ordem sobrenatural, desde que se trata de comunicar a sua vida intima e de tornar os homens participantes da sua natureza para torná-los filhos de Deus.
Veni ut vitam hábeant. In ipso vita erat. Ego sum vita. Que precisão nestas palavras! Que luz nessa parábola da videira e dos sarmentos, onde o Mestre desenvolve esta verdade! Como ele se empenha em gravar no espírito dos seus apóstolos este princípio fundamental; que unicamente ele, Jesus, é a vida; e esta consequência: que, para participar dessa vida e comunicá-la aos outros, hão mister de ser enxertados no Homem Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.