27 de setembro de 2009

17.º Domingo depois de Pentecostes: Disse o Senhor ao meu Senhor... Cristo Deus e homem verdadeiro

Cristo, Senhor e Filho de Davi
Sermão 92 de Santo Agostinho
Sobre as palavras de São Mateus (22, 42-46) onde pergunta o Senhor aos judeus de quem, segundo eles, era filho Cristo.

1. Questão feita aos judeus, de Cristo. - A questão proposta aos judeus, devem resolvê-la os cristãos: pois o Senhor Jesus Cristo, Que a propôs aos judeus, não a resolveu Ele próprio, mas aos judeus, por que para nós - para nós a resolveu. Trarei à memória de Vossa Caridade, e percebereis como de fato a resolveu. Primeiro vede o nó da questão. Inquiriu dos judeus o que de Cristo é considerado por eles, de quem fosse filho: pois também eles esperam o Cristo. Nos Profetas, leram; que viria, esperaram; estando presente, O assassinaram: porque onde liam que o Cristo haveria de vir, aí liam que eles haveriam de assassiná-l'O. Mas a Sua vinda futura esperavam nos Profetas: pois o seu futuro crime não viam. Assim, portanto, os interrogava a respeito de Cristo, não como se falasse de algo desconhecido, ou cujo nome nunca tivessem ouvido, ou cujo advento nunca esperassem. Ora, porque até aquele momento ainda esperavam, por isso erram. E, do mesmo modo, também nós O esperamos; mas vindo como juiz, não vindo a ser julgado. Os santos profetas profetizaram que primeiro viria a ser injustamente julgado, e depois viria a julgar justamente. Que, pois, disse se vos parece a respeito de Cristo? de quem é filho? Responderam eles: de Davi. De acordo com as Escrituras. Mas Ele: Como Davi, em espírito, O chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor, Senta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés? Se, portanto, Davi, em espírito, O chama Senhor, como é seu filho?

2. CRISTO NÃO NEGA SER FILHO DE DAVI. - É bom que aqui cuidemos de não considerar que Cristo tenha negado ser filho de Davi. Não negou ser filho de Davi, mas averigúa o modo. Dissestes ser filho de Davi, não o nego: mas ele O chama Senhor; dizei-me como é filho, quem também é Senhor: dizei como. Eles não o disseram, mas calaram. Digamo-lo nós, expondo-o o próprio Cristo.Onde? Mediante o seu Apóstolo. Primeiro, donde provamos que o próprio Cristo o expôs? O Apóstolo diz: Acaso quereis fazer uma experiência d'Aquele Que fala em mim, Cristo? (2 Cor 13, 3). Logo, Ele Se dignou, no Apóstolo, resolver essa questão. Falando Cristo pelo primeiro Apóstolo, que disse a Timóteo? Lembra-te que Cristo Jesus ressuscitou dos mortos da semente de Davi, segundo o meu Evangelho (2 Tim 2, 8). Eis que Cristo é filho de Davi. Como é também Senhor de Davi? Di-lo, ó Apóstolo: O Qual, sendo em forma de Deus, não julgou ser presa o ser igual a Deus. Reconhece-O Senhor de Davi. Se O reconheces Senhor de Davi, Senhor nosso, Senhor do céu e da terra, Senhor dos Anjos, se igual a Deus em forma de Deus O reconheces: donde filho de Davi? Presta atenção ao que se segue. O Apóstolo te mostrou ser Senhor de Davi dizendo, O Qual, sendo em forma de Deus, não julgou ser presa o ser igual a Deus. Donde filho de Davi? Mas Se esvaziou a Si mesmo, tomando a forma de servo, assemelhando-Se aos homens e encontrando a condição humana: humilhou-Se a Si mesmo feito obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso até Deus O exaltou (Fil 2, 6-9). Ressuscitou Cristo da semente de Davi, filho de Davi, porque Se esvaziou. Como Se esvaziou? Tomando a Si o que não era, sem perder o que era. Esvaziou-Se, humilhou-Se. Sendo Deus, mostrou-Se homem. Andando pela terra, for desprezado Aquele Que fez o céu. Foi desprezado como homem, como um sem poder. Não apenas desprezado, mas, sobretudo, até assassinado. Era uma pedra que jazia, tropeçaram nela os judeus, e se destroçaram. Quem, pois, o disse? Quem tropeçar nesta pedra, será destruído: sobre quem cair esta pedra, esmagá-lo-á (Mt 21, 44). Primeiro jazia, e tropeçaram: caiu de cima, e esmagou os destroçados.

3. CRISTO, DEUS E HOMEM. - Percebestes ser Ele tanto filho de Davi quanto Senhor de Davi: Senhor de Davi sempre, filho de Davi no tempo: Senhor de Davi nascido da (de) substância do Pai, filho de Davi nascido de (ex) Maria Virgem, concebido pelo (de) Espírito Santo. Um e outro confessemos. Um nos será eterna habitação; outro nos é libertação da peregrinação. Nosso Senhor Jesus Cristo não Se tivesse dignado fazer-Se homem, e o homem perder-se-ia. Fez-Se aquilo que fizera, para que não perecesse o que fizera. Homem verdadeiro, Deus verdadeir: Deus e homem o Cristo total. Essa é a fé Católica. Quem nega Cristo Deus é fotiniano: quem nega Cristo homem é maniqueu. Quem confessa Cristo Deus igual ao Pai e homem verdadeiro, verdadeiramente tendo padecido, tendo derramado o sangue de verdade: porque não teria liberado a verdade, se tivesse dado por nós um falso preço: quem um e outro confessa é Católico. Possui a pátria, possui o caminho. Possui a pátria, No princípio era o Verbo (Jo 1, 1-14): possui a pátria, Sendo em forma de Deus, não julgou ser presa o ser igual a Deus. Possui o caminho, O Verbo Se fez carne: possui o caminho, Esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo. Ele é a pátria aonde vamos, Ele o caminho por onde vamos. Por Ele vamos a Ele, e não nos extraviaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário