27 de agosto de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA


A Inteligência da Santíssima Virgem

Parte 5/7

Deu-lhe um conhecimento perfeito das Escrituras.
Ela estudou assiduamente os livros sagrados; porém o seu esforço não seria bastante para lhe proporcionar esse conhecimento.
Deus comunicou-lhe também o conhecimento necessário dos deveres e das ações morais dos homens. Ela devia de praticar todas as virtudes e para isso necessitava da luz de Deus para a dirigir em todas as suas ações.
Necessitava de uma ciência teológica que esclarecesse os mistérios da fé.
Receberam-na os apóstolos no dia de Pentecostes sem a terem estudado; e a Santíssima Virgem não devia ser menos que os apóstolos, pois tinha de ser mestra e conselheira deles depois da ressurreição.
A Santíssima Virgem não necessitava das ciências físicas nem naturais, nem para ser Mãe de Deus, nem para cooperar na obra da Redenção.
A ciência das coisas divinas em parte lha infundiu Deus de repente; e em parte a adquiriu no convívio com Jesus Cristo.
Jesus é a luz do mundo, a luz que ilumina todos os homens; e os que mais se aproximam desse foco, mais luz recebem dele. A Santíssima Virgem viveu trinta e três anos ao lado dessa luz.
Os apóstolos nem viveram tão perto como Ela, nem tanto tempo como Ela.
Jesus era o Mestre da humanidade e não teve discípulo que tanto aproveitasse como sua Mãe Santíssima.
Ela ouvia, observava e meditava em seu coração todos os ensinamentos de seu Filho.
A Santíssima Virgem teve também a ciência experimental que dá o contato com as pessoas e coisas deste mundo. Os seus sentidos percebiam os objetos que se lhe apresentavam, via, ouvia.
E esta comunicação com o mundo proporcionou-lhe uma ciência experimental; a que nós os homens adquirimos gradualmente; o próprio Filho de Deus a adquiriu também.
Porém a Santíssima Virgem não tinha o sentido da curiosidade, não saía à procura de novidades, nem para coscovilhar as vidas alheias.
Contentou-se com possuir com perfeição os conhecimentos necessários para ser uma esposa e uma mãe exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.