16 de julho de 2017

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.

Nossa Senhora Jovem

À Luz da Tradição

Parte 5/7

Santo Ambrósio desce a examinar a moderação de Maria, até na comida e no sono, para que nisso também a imitem as virgens cristãs.
Não vos admireis disto, que ainda que as coisas pareçam pequenas, revelam muito do que é o homem. De aí o adágio popular: na mesa e no jogo, conhecem-se as pessoas; porque ali mais facilmente se desborda a paixão.
Diz o Santo: O alimento da Virgem era somente o necessário para impedir a morte.
A necessidade, não o prazer, nem muito menos a satisfação das paixões, era o que procurava a Virgem na comida.
Que longe esta de parecer-se com ela a que só procura manjares esquisitos porque satisfazem o gosto; a que se queixa de tudo o que não lhe agrada; a que não come para viver, mas sim que vive para comer.
E que dirá a Virgem das jovens que se gloriam de ser suas filhas, e bebem sem medida, superando a capacidade de resistência dos bebedores profissionais?
Que diria das jovens que alternam o cigarro com o copo de licor e voltam a casa com o conhecimento perdido?
Santíssima Virgem jovem, modelo das virgens cristãs, que dirás no céu ao contemplares estas cenas vergonhosas das que te invocam como mãe?
afastarás teus olhos destas cenas de ignomínia, e terás vergonha de que semelhantes jovens se atrevam a dizer que és sua mãe.
A necessidade, e não o regalo ou o prazer, era o que regulava também o sono da Virgem, aquele sono, que não era sono, pois quando o corpo dormia, o espírito velava e continuava pensando em Deus e nas leituras piedosas e nas empresas que planeava quando desperta.
Muitas vezes durante o sono revivem as cenas que se acumularam na imaginação durante a vigília.
E a jovem que se deita depois de vir do salão de baile, ou do salão de cinema com todas as imagens que gravaram na sua alma as películas e as conversas, e o convívio com rapazes descuidados; a jovem a quem o sono surpreende com a novela pornográfica na mão, que cenas revolverá durante o sono na sua imaginação?
A jovem que vive para gozar, que norma terá para regulamentar o seu sono?
Juventude moderna, que necessidade tens de levantar um pouco os olhos da terra e fixar-te no modelo eterno que Deus preparou: Maria, a Virgem jovem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.