10 de setembro de 2015

Catecismo Ilustrado - Parte 58

A Oração

A Saudação Angélica

Explicação da gravura

1. A gravura trata da saudação angélica, chamada Ave Maria, porque principia por estas palavras. Chama-se saudação angélica porque as primeiras palavras referem-se à saudação que o Arcanjo Gabriel dirigiu à Virgem de Nazaré, quando foi mandado por Deus, anunciar-lhe o mistério da Encarnação.
2. Essas palavras são: "Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres."
3. As outras palavras são parte de Santa Isabel, parte da Igreja. - As de Santa Isabel são: "Bendito é o fruto do vosso ventre", dirigidas a Nossa Senhora quando foi visitar Santa Isabel, sua prima. - As palavras da Igreja são: "...Jesus, Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Assim seja".
4. A oração principia pela saudação Ave Maria, para testemunhar-lhe o nosso profundo respeito, chamando-lhe Senhora e Rainha, que significam o nome de Maria. - Estas palavras estão representadas na gravura pela Anunciação do Anjo.
5. Chamamos a Maria cheia de Graça, porque, havendo de ser Mãe de Deus, foi enriquecida de todas as graças que convêm a uma pura criatura. - Palavras representadas na gravura pela Imaculada Conceição.
6. Dizemos "O Senhor é convosco", para significar que o Senhor esteve sempre com a Virgem desde o princípio da sua conceição; e por isso foi isenta de toda a culpa tanto original como atual. - Palavras representadas pela Virgem  tendo ao colo Nosso Senhor.
7. "Bendita sois vós entre as mulheres" - quer dizer que a Virgem foi cumulada de maiores graças que qualquer outra criatura. Foi, com efeito, preservada da culpa original; foi Mãe de Deus sempre Virgem; foi a criatura mais santa e mais agradável a Deus por todas as suas virtudes. (Depois da alma de Jesus Cristo). - Palavras representadas por Maria no meio de mulheres e mais elevada do que todas elas.
8. "Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus," quer dizer que assim como o seu divino Filho é bendito acima de todas as coisas, assim também Maria, como Mãe sua, é bendita  entre todas as criaturas tanto na terra, como no Céu, - Palavras representadas na gravura pela Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, e pela Virgem com o menino Jesus ao colo e, ao seus pés, São João Batista.
9. Dizemos "Santa Maria Mãe de Deus", afim de que Nossa Senhora se interesse naquilo que lhe pedimos, lembra-nos a Igreja que Ela é Mãe de Deus, isto é, que nada pode ser superior à sua intercessão. - Palavras representadas por Maria coroada no Céu Rainha dos Anjos e dos homens.
10. Acrescentamos: "Rogai por nós  percadores", para movê-l'A à piedade para conosco, que somos miseráveis pelo pecado. - Palavras representadas por Maria ajoelhada diante de Jesus Cristo e rogando por nós.
11. Dizemos: "Agora e na hora de nossa morte", porque sempre temos necessidade do seu auxílio, especialmente na hora da nossa morte, em que o combate é perigosíssimo. - Palavras representadas pela Virgem aparecendo a um moribundo.
12. Devemos tributar à Virgem Maria respeito profundo e terna confiança, porque é Mãe do Salvador e Mãe nossa, Rainha dos Anjos e dos homens, e a mais santa das criaturas.
13. Devemos, pois, invocá-la muitas vezes, pedindo-lhe a sua proteção, celebrar as suas festas com piedade filial, e fazer diligência por imitar as suas virtudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.