XVII. O IDEAL DO
COMUNISMO: A SOCIEDADE SEM CLASSES; O IGUALITARISMO
95. Qual o ideal
remoto da sociedade comunista?
A sociedade comunista ideal, diz a
seita, será, depois dos horrores da ditadura do proletariado, uma sociedade sem
classes nem proprietários, onde todos serão iguais, todos trabalharão, cada
qual segundo as suas forças, e cada um receberá da sociedade tudo o de que
precisar. Será este o paraíso na terra.
96. Este ideal
corresponde à vontade de Deus?
Este ideal é oposto à vontade e aos
planos de Deus em pontos essenciais:
a) Deus não quer que este mundo seja um
paraíso, e sim um lugar em que ao lado de puras alegrias nós encontremos
grandes sofrimentos, e assim, carregando a nossa cruz, nos santifiquemos. Nosso
paraíso nos espera na outra vida.
b) Deus quer que cada indivíduo procure
o seu bem-estar por seu esforço pessoal, amparado pelo Estado, mas não
substituído por ele.
c) Deus quer que entre os homens haja
desigualdades, as famílias formem classes distintas, umas mais altas que as
outras, sem hostilidade recíproca, com caridade, e sem exagerada diferença: não
deve haver alguns miseráveis, e outros excessivamente ricos.
97. Deus quer então
que haja pobres e ricos, nobres e plebeus?
Está de acordo com os
planos de Deus que existam pobres e ricos, gente humilde e gente importante,
mas baseada toda esta hierarquia na justiça e na caridade.
98. Qual a última
causa da desigualdade entre os homens?
A última causa da desigualdade entre os
homens é a sua liberdade. Dada a natural desigualdade de talentos e virtudes
entre os homens, estes só podem ser mantidos num mesmo nível econômico mediante
uma ditadura de ferro, que suprima toda liberdade e toda iniciativa.
99. Como se chama a
tendência que leva o homem a odiar as diferenças sociais, a querer uma
sociedade sem classes?
A tendência que leva a querer que todos
sejam iguais e a odiar as diferenças de classe chama-se: igualitarismo.
100. Quais são os
vícios que alimentam o igualitarismo?
Os vícios que alimentam o igualitarismo
são:
a) a inveja, que não tolera que o
próximo seja melhor, ou mais sábio, ou mais rico;
b) o orgulho, que não tolera ninguém
acima de nós;
c) a soberba, que não se conforma com
os planos de Deus.
101. Que manda a
justiça social?
A justiça social manda que o Estado
providencie que cada família possa conseguir por seu trabalho o necessário para
seu sustento, educação de seus filhos e formação de uma reserva para o futuro,
de modo que haja o menor número possível de miseráveis, e os ricos não sejam
demasiadamente ricos. Assim a sociedade será como uma pirâmide: com pessoas que
vivem só de seu trabalho, pequenos proprietários, pessoas remediadas, ricos, e
alguns muito ricos.
102. A justiça social
manda que todos sejam iguais em fortuna e posição social?
Não. Que todos os indivíduos e famílias
fossem iguais seria uma injustiça social, porque importaria na destruição da
liberdade, da iniciativa privada e do direito dos filhos a herdar dos pais.
A boa sociedade católica e humana é
desigual, hierarquizada.
Fonte: D. Geraldo de Proença Sigaud,
S.V.D., Arcebispo de Diamantina, Catecismo
Anticomunista, 3ª. Ed. Editora Vera Cruz. São Paulo, 1963.
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