26 de fevereiro de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Virgem-Mãe


Parte 6/6

Ainda se pode dar outra desgraça maior: a de uns pais que perdem culpavelmente seus filhos e cegam-se voluntariamente e não querem reconhecer que esse filho se perdeu.
As línguas de toda a cidade repetem sem rebuço: a filha desses senhores perdeu toda a vergonha, o filho desses senhores é o maior libertino de toda a cidade; e seus pais, e sobretudo sua mãe, vai pensando: meu filho é um santo, a minha filha é um anjo; e não se coíbem de o dizer em público com a irrisão dos que os ouvem.
Isto é o mais desastroso; porque se esses pais, não sabem nem querem saber que seu filho se perdeu, como vão a procurá-lo? como vão a chorar ou a rezar por ele?
Para nenhuma mãe o seu filho é mau, são as amizades, as circunstâncias em que vive, a mulher que tem; porém ele é bom; quando na realidade, é ele quem perverte e é ele o verdugo da esposa. Nenhuma mãe chega a crer por completo o que lhe dizem de seu filho ou filha, ainda que lho digam pessoas autorizadas e desinteressadas e o façam por caridade. Julgando que cumpris um dever de amizade e de caridade, aproximai-vos de um pai ou de uma mãe, para informá-los sobre a conduta de seus filhos, para que lhe ponham termo; pois eles, os pais, estão caindo no ridículo e no descrédito de toda a povoação.
- Senhora, ouvimos dizer que seu filho anda por maus caminhos, que se junta com péssimas companhias, que frequenta lugares suspeitos.
Temos ouvido dizer que sua filha é objeto de comentários pouco favoráveis, que sai com um rapaz de má reputação, que os vêem em lugares afastados e fora de horas, que tem certas liberdades que escandalizam. Aviso-a para seu bem, para lhe darem algum remédio.
Ao ouvir isto, o amor próprio da mãe exalta-se como se fosse uma víbora a quem tivessem pisado.
- Isto não é verdade. Eu conheço bem o meu filho e a minha filha. Meus filhos não têm segredos para mim; dizem-me aonde vão, com quem vão, e o que fazem. São invejas, porque a minha filha vale mais do que as outras. São calúnias que se levantam. Que línguas tão más há neste mundo! Diga-me quem lho disse, porque sou capaz de o levar ao tribunal por caluniador.
- Dizem-no todos, senhora. É a voz pública.
- Todos, mas alguma invejosa terá levantado a calúnia. Assim se fazem os romances.
Despedes-te sem teres convencido a mãe e desde então a amizade que tínheis com a família esfria, se não se rompe por completo. 
Já que os pais da terra não choram a perda de seus filhos, terá de os chorar a sua Mãe do céu. Sim a Virgem Santíssima, Mãe de todos os homens, sente a perda desses jovens extraviados que são também seus filhos; chora por eles, suplica por eles, e sai a procurá-los com as suas inspirações.
Não os abandone tu, Mãe do céu, ainda que os tenham abandonado os pais da terra.
Com a tua súplica omnipotente alcança-lhes graças para que deixem o caminho da perdição e encontrem de novo o caminho da felicidade eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.