2 de abril de 2015

Catecismo Ilustrado - Parte 12

O Símbolo dos Apóstolos

6º artigo: Subiu aos Céus

1. Estas palavras "Subiu aos Céus" significam que Jesus Cristo se elevou ao Céu pelo seu próprio poder e em presença de um grande número de discípulos, no quadragésimo dia depois da sua Ressurreição.
2. Jesus Cristo subiu ao Céu no dia da Ascensão.
3. Antes da Ascensão, Jesus Cristo estava no Céu como Deus, não como homem. Depois da Ascensão está no Céu como Deus e como homem.
4. Nosso Senhor subiu ao Céu: 1º para tomar posse da glória que lhe era devida; 2º para nos preparar aí  um lugar; 3º para interceder por nós junto do seu Pai; 4º para nos enviar o Espírito Santo.
5. A Ascensão de Nosso Senhor é contada assim: "No meu primeiro livro, ó Teófilo, falei de todas as coisas que Jesus fez e ensinou, desde o princípio até ao dia em que, tendo dado as suas instruções por meio dos Espírito Santo aos Apóstolos que tinha escolhido, subiu aos Céus. Aos quais também se manifestou vivo depois da Sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Estando a mesa com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai "que ouviste - disse Ele - da Minha boca: porque João, na verdade, batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias". Então, os que se tinham congregado, interrogavam-n'O: "Senhor, porventura, chegou o tempo em que vais restaurar o reino de Israel? "Ele disse-lhes: "Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai reservou ao seu poder; mas recebereis a virtude do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia na Samaria e até aos confins do mundo". E tendo dito isto, elevou-se a vista deles e uma nuvem O ocultou aos seus olhos. Como estivessem olhando para o Céu quando Ele ia subindo, eis que se apresentaram junto deles dois personagens vestidos de branco, que disseram: "Homens da Galileia, porque estais aí parados olhando para o Céu? Esse Jesus que, separando-Se de vós, subiu ao Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu"". (Atos I, 1-11)
6. Jesus Cristo subiu ao Céu por sua própria virtude, sem ser arrebatado por qualquer força estranha, como aconteceu a Elias, por exemplo, que para lá, foi transportado num carro de fogo, ou como o profeta Habacuc, ou ainda o diácono Filipe que, sustendados nos ares pela força divina, assim percorreram consideráveis distâncias.
7. Jesus Cristo subiu ao Céu não somente por efeito desta virtude omnipotente que lhe dava a Sua divindade, mas ainda pela que possuía como homem.
8. Semelhante prodígio ultrapassa as forças da natureza humana, mas esta virtude de que era dotada a alma bem-aventurada do Salvador podia transportar o Seu corpo para onde Ele quisesse. Por outro lado, o corpo assim em estado de glória, obedecia facilmente às ordens da alma quando esta lhe imprimia o movimento.
9. Os outros artigos do símbolo que se aplicam a Nosso Senhor mostram-nos a Sua humildade e as Suas prodigiosas humilhações. Nada se pode imaginar, com efeito, de mais baixo e abjeto para o Filho de Deus que haver tomado a nossa natureza com todas as suas fraquezas, e ter querido sofrer e morrer por nós. Mas ao mesmo tempo, ao proclamar no artigo precedente que Ele ressuscitou dos mortos, e neste artigo que subiu ao Céu e está sentado à direita de Deus Pai, nada mais admirável e magnífico podemos dizer para celebrar a Sua glória e a Sua majestade divina.

Explicação da gravura

10. A gravura representa a Ascensão de Jesus Cristo sobre o monte das Oliveiras. Esta montanha tem três cumes, e foi do cume central que Nosso Senhor subiu ao Céu na presença das santas mulheres e dos Seus discípulos, e deixando, diz-se, o sinal do Seu pé esquerdo gravado na rocha.
11. Quando Jesus Cristo desaparecia na nuvem luminosa aos olhos dos seus discípulos, três anjos lhes surgiram, dizendo: "Homens da Galileia, porque estais aí parados olhando para o Céu? Esse Jesus que, separando-Se de vós, subiu ao Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu". (Atos I, 1-11) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário