5 de janeiro de 2022

Quando desmontar o presépio?

Quando desmontar o presépio?

Conforme o costume imemorial da Igreja, o presépio é conservado até 02 de fevereiro, dia da Festa da Apresentação do Senhor no Templo e Purificação Legal da Santíssima. Quarenta dias após o nascimento do Salvador, a Virgem Maria e São José levaram o Menino Jesus para o Templo de Jerusalém, de modo a ser cumprido o ritual da purificação de Maria Santíssima e realizado a redenção do primogênito, confirme a lei mosaica, sendo o Menino Deus assim apresentado a Deus Pai.

Festa esta pela qual se fecha o ciclo de Natal, com a última contemplação do Menino Deus, e no qual iniciamos o ciclo pascal, já entrevendo o sacrifício redentor do Calvário nas palavras do profeta Simeão a Nossa Senhora: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma”.

Natal, Epifania e Apresentação do Senhor são como que três painéis de um tríptico litúrgico, sendo a Festa da Apresentação, o último painel.

Deste modo, os três Reis Magos são instaurados no presépio no dia 06 de janeiro, Festa da Epifania, sendo desmontado no dia 02 de fevereiro, quando se encerra o ciclo de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário