23 de fevereiro de 2009

Vida de São João Bosco - DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA

CAPÍTULO XIII

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA

A Eucaristia é a primeira coluna da salvação. A segunda é a devoção à Santíssima Virgem Nossa Senhora. Dom Bosco pregou-a em toda a vida. Sua mãe, na manhã em que ele recebeu a batina, dera-lhe este conselho: "Se chegares um dia a ser padre, propaga sem cessar a devoção a Nossa Senhora". Dom Bosco o praticou até o último suspiro. Três dias antes de morrer, quase às portas da agonia, balbuciou ainda aos discípulos: "No púlpito e nas conversas insistam sobre a devoção a Nossa Senhora e sobre a comunhão freqüente". Ele sentia que a virtude de seus filhos, se abroquelasse com estes dois escudos, a Hóstia e a Virgem, por mais insídias e assaltos que tivessem que sofrer, triunfaria das piores seduções.

Confirmou-o nessa persuasão um sonho misterioso que teve uma noite de maio de 1869. Pareceu-lhe ver sacudida no mar proceloso e assaltada por inimigos furibundos uma flotilha de embarcações ligeiras, que simbolizavam seus ex-alunos esparsos por todo o mundo. O único modo de escapar da sanha do inimigo e livrar-se do naufrágio era ir lançar âncoras, atrás da nau capitânea que levava o Papa, entre duas colunas gigantescas, que se erguiam das ondas revoltas uma dessas colunas era encimada por um Ostensório, a outra pela imagem da Virgem Santíssima.

Esta última pincelada coroa como que de um sorriso filial este capítulo que escrevemos a respeito de uma pedagogia que em substância tendia a este último escopo : fazer os meninos viverem na graça de Deus, amigos de Jesus e de sua Mãe Santíssima, para que mais tarde no mar borrascoso do mundo se mantivessem firmes, observantes da lei de Deus e salvassem a própria alma.


Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!

Do livro Dom Bosco, de A. Auffray SDB

Tradução de D. João Resende Costa,
Arcebispo de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.