14 de junho de 2022

A PERSEGUIÇÃO DO DIABO E O MILAGRE DE LUZ QUE OBSERVOU

A PERSEGUIÇÃO DO DIABO E O MILAGRE DE LUZ QUE OBSERVOU

1. Mas , porque rival da virtude, o antigo inimigo não cessa de se opôr às boas obras, querendo arredar o servo de Deus Antônio do seu propósito de salvação, fazia por o atormentar com noturnas visões. 2. Não vou contar uma ficção mas uma revelação, feita pelo próprio santo de Deus a um dos irmãos, enquanto ainda vivia.

Certa noite, no início da atividade quaresmal que já referimos, quando refazia com o benefício do sono os seus membros fatigados, atreveu-se o diabo a apertar com violência a garganta do homem de Deus e, depois de a apertar, tentou sufocá-lo.

3. Mas ele, depois de invocar o nome da gloriosa Virgem, imprimiu na fronte o sinal da santa cruz e, afugentado o inimigo do género humano, imediatamente experimentou alívio.

4. E, desejando vê-lo a fugir, abertos os olhos, eis que toda a cela, onde se encontrava deitado, refulgia , iluminada por uma luz vinda do céu. Este clarão, cremos seguramente que se ateou na cela pelo poder da virtude divina: não podendo o cultor das trevas suportar os seus raios, afastava-se cheio de confusão.



(Fonte: VIDA PRIMEIRA DE SANTO ANTÓNIO também denominada LEGENDA «ASSIDUA» por um frade anónimo da ordem dos menores - CAPÍTULO XI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.