8 de junho de 2022

SANTO ANTÔNIO E OS HEREGES - MISSA TRIDENTINA

SANTO ANTÔNIO E OS HEREGES

Aos poucos foi ficando claro que a verdadeira missão de Santo Antônio: estava no púlpito, tinha eloquência, amor às almas, grande poder de persuasão e uma voz boa. Irradiava santidade; dizia-se que bastava vê-lo que os pecadores caiam de joelhos. A todos os lugares que ia as multidões acorriam para ouvi-lo; hereges cátaros se convertiam e confessavam os seus pecados. Muitas vezes as igrejas eram pequenas para conter a multidão. E ele pregava nas praças públicas e nos mercados, como era comum na época.

A inteligência e a facilidade que tinha para decorar textos dão a ele a capacidade de adquirir um conhecimento extraordinário da Bíblia Sagrada. Santo Antônio torna-se grande pregador da palavra de Deus. A Ordem Franciscana vai fazer dele o primeiro grande professor de teologia e ele virá a ser chamado de “Arca do Testamento”. A Igreja vai lhe confiar a difícil tarefa de pregar contra os erros dos hereges albigenses (cátaros).

Chamado em sua própria época de “o Martelo dos Hereges” e “Arca do Testamento”, ele combateu heresias que contestavam o valor de toda a vida, a autoridade da Igreja e a própria natureza de Deus. Era eloqüente e eficiente na pregação da verdade para uma sociedade que em geral a ignorava. Além disso, não só proclamou o Evangelho, mas também o viveu plenamente, de modo que sua própria vida atestava a profunda verdade de suas palavras.

Mas os hereges catáros não lhe davam sossego. Premeditaram uma vingança muito cruel em Rímini, na Itália. E foi essa vingança que proporcionou um dos milagres mais famosos de Santo Antônio.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.