8 de julho de 2010

As três vias e o ciclo litúrgico [1/4]

Leia: Parte 0/4
Advento, que significa vinda, é uma preparação para a vinda do Salvador, e, como tal, é um período de purificação e penitência.
1581. A Igreja nos convida a meditar sobre a tripla vinda de Cristo: o Seu advento sobre a terra pela Encarnação, a Sua entrada nas almas dos homens pela graça, e o Seu aparecimento no fim dos tempos para julgar toda a humanidade. É predominantemente sobre a primeira vinda que a Igreja concentra a nossa atenção: ela nos lembra os anseios dos Patriarcas e Profetas, para fazer-nos ansiar com eles pela vinda do prometido Redentor e o estabelecimento ou fortalecimento do Seu Reino nas nossas almas. Esse é, pois, um tempo de santos desejos e ardentes súplicas, um tempo em que pedimos que Deus derrame sobre nós o orvalho da graça, e, sobre tudo, o próprio Redentor: "Orvalhai, ó céus, de cima, e que as nuvens chovam o justo!". Essa oração toma o caráter de anseio ainda mais profundo nas grandes antífonas, O Emmanuel, Rei da Glória, etc... que, lembrando os gloriosos títulos dados pelos Profetas ao Pessoas e às características principais da Sua missão, fazem-nos suspirar pela vinda do único que pode aliviar nossa miséria.
1582. Mas o Advento também é um período de penitência. É então que a Igreja nos lembra do Último Juízo para o qual devemos preparar-nos pela expiação dos nossos pecados; a oração de São João Batista nos convida a fazer penitência e, assim, preparar o caminho para o Salvador: "Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas" (Lc III 4). Antigamente, os cristãos jejuavam três dias por semana, uma prática ainda mantida por algumas Ordens Religiosas, e, se a Igreja não mais obriga os seus filhos a esse jejum, ela os estimula a conformar-se a ele por outras práticas de mortificação. Para lembrar-nos do nosso dever de penitência, ela faz os seus sacerdotes celebrarem as Missas do Advento em vestes roxas, a cor do luto.
Esses santos desejos e práticas penitenciais evidentemente tendem a purificar a alma e, assim, prepará-la para o reino de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.