11 de junho de 2020

A ALMA DE TODO APOSTOLADO

J. B. Chautard


Parte 6/31

b -  A vida interior produz no apóstolo uma irradiação sobrenatural. Quão eficaz é esta irradiação.
O fato de Deus ser oculto, Deus absconditus é um dos obstáculos mais graves para a conversão das almas.
Deus, porém, por efeito de sua bondade, de alguma sorte se manifesta por meio de seus santos, e até por meio de almas fervorosas. Assim é que o sobrenatural transpira aos olhos dos fiéis que vislumbram alguma coisa do mistério de Deus.
Que é, pois, esta difusão do sobrenatural? Não será o brilho da santidade, o esplendor do influxo divino chamado correntemente pela teologia graça santificante? Ou melhor, não será talvez o resultado da presença inefável das pessoas divinas naqueles que elas santificam?
Outra não era a explicação de São Basílio: quando o Espírito Santo, diz ele, se une às almas que a sua graça purificou, é para espiritualizá-las ainda mais. Como o sol torna mais rutilante o cristal que toca e penetra com o seu raio, assim o Espírito santificador torna mais luminosas as almas onde habita e estas, devido a tal presença, tornam-se, por sua vez, outros tantos focos que difundem em torno delas a graça santificante.
Esta manifestação do Divino que se traía em todos os gestos e até no repouso do Homem Deus, nós a vislumbramos em certas almas dotadas de vida interior mais intensa. As conversões maravilhosas que operavam certos santos só com a fama de suas virtudes, as plêiades de aspirantes à vida perfeita que iam pedir-lhes a graça de segui-los, aí estão clamando bem alto qual o segredo do seu silencioso apostolado. Com Santo Antão, assim se povoavam os desertos do Oriente. São Bento fez surgir essa inumerável falange de Santos religiosos que civilizaram a Europa. São Bernardo exerce influência sem par, assim na Igreja como sobre os reis e sobre os povos. São Vicente Ferrer excita, à sua passagem, entusiasmo indescritível em multidões imensas e, o que é mais, provoca a conversão delas. No encalço de Santo Inácio, ergue-se esse exército de bravos, um dos quais, Xavier, por si só basta ´para regenerar uma quantidade incrível de pagãos. Somente a irradiação do poder do próprio Deus, através destes instrumentos humanos, pode explicar a razão desses prodígios.
Que desgraça, quando não há almas verdadeiramente interiores entre as pessoas que estão a frente de obras importantes! O sobrenatural parece eclipsado, o poder de Deus fica como encadeado. E então, como os santos nos ensinam, que um país declina e que a Providência parece abandonar aos maus todo o poder de fazer estragos.
As almas, compenetremo-nos bem desta verdade, as almas, como que instintivamente, e sem lograrem claramente definir o que sentem, percebem essa irradiação do sobrenatural. Ah! vede como de bom grado se vai prostrar aos pés do sacerdote e implorar o perdão esse pecador que reconhece o próprio Deus na pessoa de seu representante. E, ao invés, não é porventura desde o dia em que o conceito integral de santidade cessa de ser o ideal necessário do ministro de tal ou tal seita cristã, que essa seita se vê infalivelmente obrigada a suprimir a confissão?
Joannes quidem signum fecit nullum. Sem fazer nenhum milagre, João Batista atraía as multidões. Bem fraca era a voz de São Vianney para se fazer ouvida da multidão que em volta dele se apinhava e, sem embargo, se não o ouviam, viam-no, viam uma custódia de Deus, e só essa vista subjugava e convertia os assistentes. Voltara de Ars um advogado. Como lhe perguntassem o que mais o tinha impressionado, respondeu: "Vi Deus num homem".
Lícito nos seja resumir tudo por meio de uma comparação um tanto vulgar. É bem conhecida a seguinte experiência de eletricidade: colocada sobre um isolador, uma pessoa é posta em comunicação com uma máquina elétrica. Seu corpo carrega-se de fluído e mal alguém dela se aproxima, logo se deflagra a faísca que faz estremecer aquele que se põe em contacto com tal pessoa. Assim acontece para o homem interior. Uma vez desapegado das criaturas, entre Jesus e ele logo se estabelece uma comoção incessante, uma como que corrente contínua. Tornado o apóstolo acumular de vida sobrenatural, condensa em si o fluído divino que se diversifica e adapta às circunstâncias e a todas as exigências do meio em que opera. Virtus de illo exibat et sanabat omnes. As suas palavras e atos tornam-se então os eflúvios dessa força latente sim, mas sumamente eficaz para derrubar os obstáculos, alcançar conversões e aumentar o fervor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.