30 de junho de 2013

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

XXIX DE JUNHO.
Festa dos santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Constitues eos principes super omnem terram – “Estabelecê-los-as príncipes sobre toda a terra” (Ps. 44, 17).

Sumário. A eleição destes dois varões para príncipes dos apóstolos foi um dom todo gratuito de Deus e um puro rasgo da misericórdia divina. Mas eles corresponderam perfeitamente a um favor tão assinalado pela prática de todas as virtudes e especialmente pelo zelo da glória divina e da salvação das almas. Nós também, apesar da nossa indignidade, recebemos de Deus grandes favores. Mas como lhes temos correspondido?... Sejamos para o futuro mais diligentes e imitemos estes nossos grandes protetores.

I. Considera que a eleição destes dois varões para príncipes dos apóstolos foi um dom todo gratuito de Deus e um puro rasgo da misericórdia divina. Mas eles também corresponderam perfeitamente a um favor tão assinalado pela prática de todas as virtudes, especialmente pelo zelo da glória divina e da salvação das almas.

Já antes da sua queda se mostrara São Pedro sempre apóstolo zelosíssimo, muito mais, porém, depois da queda, que ele chorou com lágrimas tão abundantes, até lhe gravarem sulcos nas faces. - Depois de Pentecostes começou ele logo, o primeiro dos apóstolos, a desempenhar a sua missão e com resultado tal, que com um só sermão converteu cerca de três mil pessoas (1); compensando com este número a tríplice negação do seu divino Mestre. E daquele dia em diante trabalhou incansavelmente durante mais de trinta anos e sempre com a mesma abundância de frutos. - Continuou o seu apostolado mesmo na prisão Mamertina, onde converteu os guardas, continuou-o ainda sobre a cruz, tendo a sorte feliz de morrer como Jesus Cristo.

A vida de São Paulo, depois da sua conversão prodigiosa, pode igualmente chamar-se um apostolado contínuo e, portanto, um contínuo martírio. Pelo que ele mesmo, constrangido a dar uma resenha das suas missões, pôde atestar na presença de Deus, que trabalhara mais do que todos os outros apóstolos, que suportara cárceres e açoites e para a glória de Deus fora exposto a toda a espécie de perigos (2).

Numa palavra, destes dois apóstolos, mais do que dos outros, se pode dizer que o Senhor, na sua bondade, os estabeleceu príncipes sobre toda a terra e que eles, pela sua fiel cooperação, se fizerem pregoeiros dos louvores de Deus: Constitues eos principes super omnem terram... In fines orbis terrae verba eorum (3). Alegra-te com estes teus grandes Protetores e dá graças a Deus pelos favores a eles concedidos.

II. Se examinares a tua consciência, verás que também tu, apesar de teus deméritos, tens recebido de Deus grandes favores. Mas como lhes correspondeste?... Como desagravaste a Deus de teus pecados?... Que fizeste até agora pela salvação do próximo? – Eis aí o fruto que deves colher da solenidade de hoje. Esforça-te por imitar as virtudes destes dois apóstolos, e em particular o seu zelo pela glória divina e pela salvação das almas.

Ó santos apóstolos Pedro e Paulo, eu vos escolho hoje e para sempre para meus especiais protetores e advogados; e humildemente me alegro, assim convosco, ó glorioso São Pedro, Príncipe dos apóstolos, por serdes aquela pedra sobre a qual Deus edificou a sua Igreja; como convosco, ó Bem-aventurado São Paulo, escolhido por Deus para vaso de eleição e pregador da verdade em todo o mundo. Eu vos rogo que me alcanceis viva fé, firme esperança e caridade perfeita, total desapego de mim mesmo, desprezo do mundo, paciência nas adversidades e humildade nas prosperidades, atenção na oração, pureza de coração, reta intenção nas obras, diligência no cumprimento das obrigações do próprio estado, constância nos propósitos, resignação na vontade de Deus e perseverança na divina graça até a morte, para que, mediante vossa intercessão e gloriosos merecimentos, vencidas as tentações do demônio, do mundo e da carne, eu me torne digno de aparecer na presença do supremo e eterno Pastor das almas, Jesus Cristo, que com o Pai e com o Espirito Santo vive e reina por séculos de séculos, para o gozar e amar eternamente (4).

“E Vós, ó Senhor, que santificastes o dia presente com o martírio dos vossos apóstolos Pedro e Paulo: fazei que a vossa Igreja siga em tudo os preceitos daqueles que foram os seus primeiros ministros.” (5) Fazei-o pelo amor de Jesus Cristo, vosso divino Filho, e pela intercessão de Maria Santíssima, nossa querida Mãe.

---------- 
1. Act. 2, 41
2. 2 Cor. 11, 5.
3. Ps. 44, 17
4. Indulg. de 100 dias acrescentando-se um Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
5. Or. festi.

(LIGÓRIO, Afonso Maria de. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo II: Desde o Domingo da Páscoa até a Undécima Semana depois de Pentecostes inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 348-351.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.