1 de junho de 2013

Sermão Festa de Corpus Christi- Padre Daniel Pinheiro - IBP


[Sermão] Eucaristia: o Santíssimo Sacramento do Altar


Sermão para a Festa de Corpus Christi
30 de maio de 2013 - Padre Daniel Pinheiro
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Ave-Maria…
***
A minha carne é verdadeiramente alimento e o meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica em Mim e Eu nele.
A Festa de Corpus Christi, prezados católicos, deve ser muito cara aos nossos corações. O que há de mais belo, de mais sublime, de mais divino do que a Santíssima Eucaristia? Nosso Senhor prometeu aos Apóstolos que estaria com eles todos os dias, até à consumação dos séculos. Nosso Senhor poderia ter se contentado em cumprir a sua promessa por sua presença espiritual, pelos auxílios da graça derivados de seus méritos infinitos obtidos, de modo particular, na cruz. Nosso Salvador quis, porém, permanecer entre nós em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, sob as aparências do pão e do vinho. Após seu sacrifício na Cruz, não poderia haver modo mais eficaz, mais sublime de Nosso Senhor mostrar a sua caridade para conosco. A Eucaristia é o fruto do Sagrado Coração de Jesus que transborda de caridade para conosco.
Para que nós pudéssemos considerar em toda a sua plenitude essa caridade, foi instituída a festa de Corpus Christi. Na Quinta-Feira Santa, nós comemoramos e relembramos a instituição da Eucaristia, da Missa, do sacerdócio, mas nossa alma está muito ocupada com o pensamento da paixão e morte de Nosso Senhor. A Igreja quis, então, no séc. XIII, acrescentar um segundo dia em que festejamos e consideramos o triunfo de Nosso Senhor Jesus Cristo presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Um segundo dia em que festejamos o triunfo da caridade de Nosso Senhor para conosco.
A Eucaristia é um Mistério de nossa Santa Religião e é um dogma, quer dizer, uma verdade em que somos obrigados a acreditar com toda certeza, pois Deus nos revelou e a Igreja nos ensina como tal. É somente pela fé que acreditamos que, após as palavras do sacerdote, encontram-se o Corpo e o Sangue de Cristo realmente e substancialmente presentes sob as aparências de pão e de vinho. Após as palavras da consagração, ocorre, portanto, a transubstanciação: toda a substância do pão e toda a substância do vinho se convertem no Corpo e no Sangue de Cristo. Ora, como o Corpo e o Sangue de Cristo estão unidos à sua Alma e à sua Divindade, temos sob as espécies do pão e do vinho, o Corpo, a Alma, o Sangue e a Divindade de Cristo. A visão, o tato, o paladar todos os sentidos nos dizem que estamos diante de um pouco de pão e de um pouco de vinho. Todavia, sabemos pela fé e com certeza absoluta que estamos diante do Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor. Cremos porque Nosso Senhor nos falou claramente: “a minha carne é verdadeiramente alimento e o meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica em Mim e Eu nele.” (Jo 6, 56,57) Como o mistério da Santíssima Trindade de que tratamos domingo passado, só podemos reconhecer que Nosso Senhor está realmente presente na hóstia consagrada e no cálice consagrado pela fé. Fé que não contradiz a razão, mas a eleva.
A Eucaristia, instituída por Nosso Senhor, é ao mesmo tempo sacrifício e sacramento. A Eucaristia é um sacramento. A Eucaristia, como os outros seis sacramentos, foi instituída por Cristo para nos transmitir a graça de modo eficaz. Todavia, a Eucaristia não é simplesmente um sacramento, mas ela é o Santíssimo Sacramento. Ela é o Santíssimo Sacramento porque, além de transmitir a graça, como os outros sacramentos, ela contém o autor da graça, ela contém Nosso Senhor Jesus Cristo, homem e Deus. É o próprio Deus que se encontra na Eucaristia. É o próprio Deus que, no excesso de sua caridade, se entrega a nós como alimento na Eucaristia. Cristo se entrega a nós pela Eucaristia para que nos unamos intimamente a Ele, a fim de que sejamos transformados em outros Cristos, em almas que tenham as mesmas virtudes de Cristo. Esse pão vivo e celestial, esse pão dos anjos, conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça. Ela obtém o perdão dos pecados veniais, se estamos arrependidos, e nos preserva dos mortais. Ela aumenta o fervor da caridade, nos dispondo a agir cada vez mais por amor a Deus.
A Eucaristia é também chamada de Santíssimo Sacramento do Altar. Do altar. O altar é o local onde se oferece o sacrifício. A Eucaristia é denominada Santíssimo Sacramento do Altar porque é pela Eucaristia, no momento da consagração, que se perpetua o Sacrifício de Cristo, oferecido no Calvário na Sexta-feira Santa. É a Missa o sacrifício da Nova Lei. As prefigurações e sombras do Antigo Testamento cedem lugar à realidade e à luz. O sacrifício de Melquisedeque, o sacrifício de Isaac, o sacrifício do cordeiro pascal, os sacrifícios do Templo anunciavam o sacrifício perfeito e imaculado de Cristo. Trata-se do único e mesmo sacrifício do Calvário que é renovado nos altares. É a mesma vítima: Cristo. É o mesmo sacerdote principal: Cristo, que na Missa age por meio do padre. Entre a Missa e o Calvário muda somente o modo em que o Corpo e o Sangue de Cristo são oferecidos à Santíssima Trindade. No Calvário, Cristo ofereceu sua humanidade derramando sangue, com sofrimento. No altar, ele se oferece, no momento da consagração, de modo incruento e sem sacramental, sem derramamento de sangue, sem sofrimento, sem morrer. Todas as graças que Cristo mereceu e adquiriu no Calvário são aplicadas pela Missa. É pela Missa que nos vêm todas graças. A Missa é um tesouro infinito. Nosso Senhor morreu na Cruz para nos salvar e instituiu a Missa como sacrifício perfeito da Nova Aliança, para renovar o sacrifício do seu Corpo e do seu Sangue, para aplicar seus méritos infinitos adquiridos no Calvário.
A Eucaristia, como falamos no início, é um Mistério da fé. Ela é também um Mistério da esperança. É Nosso Senhor que o diz: “o que come deste pão viverá eternamente”. Todavia, é preciso aproximar-se do Corpo de Cristo com as disposições corretas, pois quem come desse Pão ou bebe desse Cálice indignamente será réu do Corpo e do Sangue de Cristo, bebendo a própria condenação, como nos diz São Paulo. Devemos nos aproximar da comunhão com as disposições corretas, disposições de que tratamos não faz muito tempo (ver sermão sobre o milagre da multiplicação dos pães): necessidade de ser católico, batizado, estar em estado de graça, estar em jejum de pelo menos uma hora, aproximar-se da comunhão com devoção e vestido modestamente. Recebendo bem a Eucaristia, podemos esperar vencer nosso combate nesse vale de lágrimas e alcançar o céu. A Eucaristia nos dá forças para alcançar o céu como o maná deu força aos judeus para a travessia do deserto e como o pão que Deus deu a Santo Elias permitiu que o santo profeta andasse ainda mais 40 dias e 40 noites (I Reis, 5). A Eucaristia é um mistério de esperança.
A Eucaristia é também um mistério de caridade. Mistério da caridade porque nos é impossível compreender o amor infinito de Deus para com os homens. Não bastou à caridade de Nosso Senhor morrer na Cruz para nos salvar, pobres pecadores. Ele quis permanecer conosco e permanecer conosco real e substancialmente com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. De fato, Nosso Senhor nos amou e nos amou até o fim, quer dizer, ao máximo, buscando a nossa salvação. A Eucaristia é mistério da caridade porque, como nenhum outro sacramento, ela nos transmite a graça e aumenta o fervor da caridade. Nós cremos na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo não somente porque Ele nos falou. Nós acreditamos na presença real porque nós cremos no amor de Deus (I Jo, 16) por nós. De fato, é preciso crer no amor infinito de Deus pelos homens para poder crer na Eucaristia. O que Deus não faz por nós, caros católicos? Não sejamos ingratos. Acreditemos no amor de Deus e deixemos que essa caridade guie as nossas vidas, para que façamos em todas as coisas a perfeita vontade divina.
Sendo o sacramento da Eucaristia um mistério de fé, de esperança e de caridade, ele é também o sacramento da nossa consolação. Diante da tristeza, quando nossa alma pergunta “por que, Deus, anda a minha alma triste, diante das aflições causadas pelo inimigo?” não deixemos nos abater. Podemos ficar triste diante de certos males, mas nunca abatidos, desesperados. Se a tristeza começa a crescer e a se apoderar de nosso coração, ela perturbará a nossa alma, perturbando o uso da razão, prejudicando a virtude. Diante da tristeza, olhemos para o Sacrário. Pensemos no amor divino. Busquemos consolo em Deus. Encontraremos consolos diante das misérias da vida na medida em que estivermos unidos a Deus. Nas criaturas, nos amigos, nas diversões lícitas, podemos até encontrar algum consolo, mas é passageiro. Deus deve ser nosso supremo e, na verdade, único consolo, pois é Ele o bem infinito. Por que está triste a minha alma, quando Deus fez tudo para me salvar? Enquanto sacrifício, a Eucaristia nos coloca diante dos olhos os sofrimentos de Cristo, para que possamos unir os nossos aos dEle, e somos consolados.  Enquanto sacramento, Nosso Senhor está conosco na Eucaristia como amigo, que quer o nosso bem disposto a nos ajudar a carregar o nosso jugo, para aliviá-lo, e, assim, somos consolados. Não deixemos a tristeza tomar conta de nossa alma. Dirijamos o nosso olhar e a nossa alma ao sacrário, onde Nosso Senhor quis ficar, humildemente e muitas vezes desprezado, para nos salvar e consolar.
A Festa de Corpus Christi é a festa do triunfo da fé e a festa do triunfo da caridade divina. Quão desprezado encontra-se Nosso Senhor na Eucaristia. Quanta irreverência na celebração das Missas, quantos sacrilégios cometidos naquilo que há de mais sagrado na face da terra. Quanta irreverência na recepção da Santa Eucaristia, quantos comungam sem pensar se estão em estado de graça ou não. Quantas partículas em que Nosso Senhor está realmente presente se perdem em comunhões feitas na mão. Quanta irreverência nos gestos e nos trajes diante do Altíssimo.   Devemos, então, com entusiasmo redobrado professar com muita solenidade a nossa fé na presença real e substancial de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia. Devemos confessar com muita solenidade a caridade divina para conosco e agradecer por todos os seus inumeráveis benefícios. Não bastam, porém, os ritos e solenidades exteriores, caros católicos. Devemos afirmar nossa fé e expressar o nosso amor e gratidão para com Deus interiormente, antes de tudo, convertendo-nos inteiramente a Ele, tomando a firme decisão de servi-lo. Façamos isso comungando com grande devoção e assistindo piedosamente à Santa Missa. Ofereçamos essa Missa e a nossa comunhão nesse dia, em reparação pelos nossos próprios pecados, pelos pecados públicos, pelos pecados de nossa nação e de todos os povos. Olhando para a Eucaristia, devemos crer no amor de Deus para conosco e devemos responder a tão insistentes chamados de Nosso Senhor para que nos convertamos. Que Cristo Eucarístico possa reinar em nossas almas e nas nações.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Publicado em Festas Litúrgicas, Formativos, Sermões | Marcado com , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.