1 de maio de 2011

1.º de maio: São Filipe e São Tiago (Menor), Apóstolos.

Filipe, nascido em Betsaida, um dos doze Apóstolos que foram chamados por primeiro pelo Cristo Senhor, veio ao Senhor, trazendo consigo Natanael, dizendo-lhe que viera o Messias prometido pela lei. É fácil notar o quão familiar ele se tornou a Cristo, quando os gentios, desejando ver a Cristo, vieram a Filipe; e, outra vez, quando Cristo, querendo apascentar uma multidão de homens num lugar deserto, disse a Filipe: Onde encontraremos pão para alimentá-los. Ele, tendo recebido o Espírito Santo, tendo sido enviado por esse para pregar o Evangelho da Sícia, converteu todo aquele povo à fé cristã. Finalmente, chegando à Hierápole da Frígia, foi crucificado pelo nome de Cristo, e apedrejado, no final de abril. O seu corpo foi sepultado pelos cristãos naquele lugar, e depois transportado a Roma, e, na basílica dos doze Apóstolos, foi colocado junto com o de São Tiago Apóstolo.

Tiago, irmão do Senhor, chamado Justo, desde a juventude absteve-se de vinho, cerveja e carne, nunca se cortou os cabelos nem usou de unguentos e banhos. Só a ele era permitido entrar no Santo dos santos. Ele usava vestes de linho, e, pela assiduidade da oração, fez calos nos joelhos, de modo que ficaram tão duros como o couro de camelo. Após a ascensão de Cristo, os Apóstolos fizeram-lhe bispo de Jerusalém, e até o príncipe dos Apóstolos enviou-lhe alguém que lhe anunciasse que havia sido liberdado do cárcere por um Anjo. E quando, no concílio de Jerusalém, surgiu uma controvérsia acerca da lei e da circuncisão, Tiago, seguindo a sentença de Pedro, pronunciou um sermão aos irmãos, no qual provou a vocação dos Gentios, e mandou que fosse escrito para os irmãos ausentes, para que não impusessem aos Gentios o jugo da lei mosaica. É também dele que o Apóstolo fala aos Gálatas: Não vi nenhum outro Apóstolo, senão Tiago, irmão do Senhor.
Tanta era, pois, a santidade da vida de Tiago, que certos homens queriam tocar a orla de suas vestes. Tendo ele 96 anos de vida, e presidindo santissimamente por 30 anos aquela Igreja, pregando Cristo Filho de Deus com máxima constância, primeiro foi apedrejado, e, em seguida, conduzido ao lugar mais alto do templo, donde foi precipitado. Com as pernas quebradas e jazendo quase morto, extendia as mãos aos céus e rogava a Deus pela salvação deles com estas palavras: Perdoai-lhes, Senhor, porque não sabem o que fazem. Estando ele nessa oração, bateram-lhe fortemente na cabeça com um porrete de ferreiro, e ele entregou a alma a Deus, no sétimo ano de Nero, e foi sepultado perto do templo donde fôra precipitado. Escreveu uma das sete epístolas chamadas católicas.
Fonte: Breviário Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.