2 de abril de 2011

CONHECER MARIA (II)

Maria durante a infância de Jesus.

1) Bendigo-Vos e Vos agradeço, Senhor Jesus Cristo, autor da pureza, por vossa humilde apresentação no Templo de Deus onde, com vítimas e oferendas, como um dos filhos de Adão, fostes apresentado por Vossos pais e fostes resgatado mediante cinco moedas, igual a um pobre escravo que se compra no mercado. Bendigo-Vos, Santíssimo Redentor do mundo, por Vossa humilde obediência à lei de Deus. Mesmo estando sem dívida de pecado, para dar-nos exemplo de profunda submissão, quiseste sujeitar-Vos às preocupações legais.

2) Bendigo-Vos, ademais, pela imensa humildade de Vossa Santíssima Mãe e por sua espontânea submissão aos preceitos da lei. Com efeito, ainda sendo Virgem Santa no parto e depois do parto, não recusou submeter-se ao rito da purificação. Oferenda maravilhosa e reparação gratíssima, porque era livre e alheia a qualquer culpa.

3) O que poderia oferecer-Vos ou entregar-Vos, meu Senhor, para retribuir-Vos tudo o que me há dado? Por outro lado, que útil seria que expiasse devidamente meus pecados, manchados como estou por tantas culpas e por tantas torpezas. Por isso me dirijo a Vós, benigníssimo Senhor Jesus Cristo, e Vos rogo que dês satisfação em meu lugar e que laves com vossa puríssima oblação todos meus pecados, para que possa entrar no templo limpo e purificado, afim de louvar sempre o vosso nome.

4) Tu também roga por mim, grande Mãe de Deus, gloriosa Virgem Maria, para que me sejam perdoados os pecados e me seja concedido o tempo para expiá-los, e para ter o firme propósito de merecer a ajuda da graça divina. E pelo que me falta para agradecer a Deus, de todos seus benefícios, supri-me tu, piedosíssima Mãe, oferecendo-se com teu amadíssimo Filho em presença da glória do Pai. Que tua integridade virginal escuse minha impureza, tanto da mente como do coração; que tua caridade inflame minha tibieza, que tua humildade rebaixe minha soberba, que tua espontânea obediência quebre a dureza de minha perversa vontade.

5) Já me decidi: ofereço-me em tuas mãos e nas de Vosso amado Filho, e qualquer coisa que eu possa fazer, a realizarei sempre ao vosso serviço. Ofereço um par de rolinhas: a compunção por meus pecados e por minhas negligências e da mesma maneira o desejo dos gozos eternos. Ofereço também dois filhotes de pomba: o duplo desejo de guardar em meu coração a simples dupla de não devolver a ninguém mal por mal, e de vencer sempre o mal com o bem.

6) Dignai-Vos conceder-me tudo isto, ó bom Jesus, que hoje fostes apresentado no templo por vossa humilde Mãe Virgem, e fostes tomado com alegria entre seus braços por Simão, homem justo e cheio de temor de Deus.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de Maria: Libro Segundo, Capítulo II. pág. 32-34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.