37. Sobre que
virtudes se baseia a Cristandade?
A Cristandade se baseia principalmente
sobre as seguintes virtudes: a fé, a castidade e a humildade.
38. Que paixões
desordenadas são a mola da Revolução?
O orgulho, que rejeita a fé; a
sensualidade que rejeita a castidade; a soberba, que rejeita a humildade, são
as molas principais da Revolução.
39. Quais são
as conseqüências destas paixões?
Do orgulho, que rejeita a fé, nasce a
negação da vida eterna como fim da existência terrena, bem como a negação de
Deus, e de Cristo como Senhor do homem.
Da sensualidade, que rejeita a
castidade, nasce o desejo de gozar esta vida de todas as formas, e em
conseqüência ela conduz ao desprezo e a dissolução da família.
E da soberba, que rejeita a humildade,
nasce a revolta contra a autoridade divina e humana, e contra todas as
limitações que o homem pode sofrer. De modo especial ela conduz ao igualitarismo,
isto é, ao ideal comunista de uma sociedade sem classes.
40. Que se entende aí
por classe social?
Classe social é um conjunto de pessoas
— e suas respectivas famílias — cujas funções na sociedade são diversas, porém
iguais em dignidade. Exemplo: advogados, médicos, engenheiros,
fazendeiros, oficiais das Forças Armadas, apesar da diversidade de suas
funções, constituem com suas famílias uma mesma classe social.
Todas as classes sociais são dignas,
mas não iguais em dignidade. Por exemplo: o trabalho manual é digno e foi até
exercido pelo Verbo Encarnado; todavia, a dignidade do trabalho intelectual é
intrinsecamente maior: o espírito é mais do que a matéria.
41. A que título a
família faz parte da classe social?
De acordo com a lei natural e a
doutrina da Igreja, a família participa de algum modo, não só do patrimônio,
como da dignidade, honra e consideração de seu chefe, com o qual forma um só
todo e a cuja classe social pertence. Sendo inerente à família a transmissão
aos filhos, não só do patrimônio dos pais, como também, de certo modo, da honra
e consideração que se prende ao nome paterno, a presença da família na classe
social dá a esta um certo caráter de continuidade hereditária.
42. Então uma pessoa
não pode passar para uma classe a que não pertence a sua família?
Pode. Não se deve confundir classe
social com casta. No regime pagão das castas existe entre estas uma barreira
intransponível. Cada pessoa pertence necessariamente, por toda a vida, à casta
em que nasceu. Isto, quaisquer que sejam suas ações, boas ou más. Na
civilização cristã, não há castas impermeáveis, mas classes sociais permeáveis.
Ou seja, a pessoa pertence à classe em que nasceu, mas pode elevar-se a
outra se tiver um mérito saliente. Bem como pode decair, em razão de seu mau
procedimento. Assim, o princípio da hereditariedade se harmoniza com o
postulado da justiça.
O comunismo, ao invés, quer uma
sociedade sem classes, em que todos sejam iguais, no que contraria o princípio natural
da hereditariedade e as exigências da justiça.
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