14 de março de 2009

Terceiro Domingo da Quaresma: Todo reino dividido contra si mesmo é destruído!

Homilia de São Beda, o Venerável
Livro 4, capítulo 8, sobre o capítulo 11 de Lucas

Narra-se em Mateus que esse endemoninhado não fosse somente mudo, senão também cego, onde também se diz que foi curado pelo Senhor, de modo que veio a falar e ver. Três sinais, portanto, foram perpetrados num único homem: o cego vê, o mudo fala, o possuído pelo demônio é livrado. Mas isso que aqui foi feito de maneira carnal, é realizado todo dia na conversão dos que creem, de modo que, primeiro expulso o demônio, contemplam a luz da fé, e, em seguida, abrem a boca antes calada para o louvor de Deus. Mas alguns disseram a respeito d'Ele: É em Beelzebub, príncipe dos demônios, que ele expele os demônios. Não alguém da multidão, senão os fariseus e escribas, que o caluniavam desse modo, como atestam os demais Evangelistas.

A turba, formada de gente menos instruída, estava cheia de admiração pelas obras do Senhor. Aqueles, pelo contrário, tentavam negar essas obras, ou, aquilo que não podiam negar, tentavam perverter por uma má interpretação. Quanto a essa obra, queriam dizer que não fosse da divindade, mas do espírito imundo. E outros, tentando-O, requeriam d'Ele um sinal do céu. Ora queriam que, como Elias, fizesse vir fogo dos céus, ora, como Samuel, fizesse, no verão, trovões retumbarem, relâmpagos coruscarem, chuvas precipitarem - como se, mesmo assim, não pudessem caluniá-las, atribuindo-o a condições desconhecidas e diferentes da atmosfera. Tu, que caluniarias aquilo que vês com teus olhos, pegas com tuas mãos, experimentas a utilidade, o que dirias daquilo que vem do céu? Por certo que responderias que também os magos no Egito fizeram muitos sinais dos céus.

Ele, porém, vendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é destruído, e uma casa dividida contra ela mesma cai. Isso Ele lhes respondeu não ao que eles disseram, mas ao que eles pensaram, para que, ao menos assim, fossem compelidos a crer no poder d'Aquele Cujo coração sondava as coisas ocultas. Porém, se todo reino dividido contra si mesmo é destruído, então o reino do Pai, do Filho e do Espírito Santo não é dividido, aquele reino que sem qualquer contradição, sem nenhum movimento de combater um ao outro, permanece eternamente na mansidão da estabilidade. Porém se Satanás está dividido contra si mesmo (porque dizeis que é em Beelzebub que eu expulso demônios) como permaneceria o seu reino? Dizendo isso, Ele queria que a própria inteligência deles confessasse que, não crendo n'Ele, estariam tomando partido do reino do diabo, que não pode estar dividido contra si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.