1 de março de 2009

Primeiro Domingo da Quaresma: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás!

Da 2.ª Homilia sobre os Evangelhos do Papa São Gregório Magno

Sói haver quem questione por qual espírito tenha sido Jesus conduzido ao deserto, por causa do que se diz adiante: Levou-O o diabo à cidade santa, e ainda: Levou-O a uma montanha muito alta. Mas verdadeira e inquestionavelmente entende-se mais convenientemente que se deve crer que Ele tenha sido conduzido ao deserto pelo Espírito Santo, de modo que, ondo o Seu Espírito Lhe conduzira, encontrasse o maligno espírito tentador. Mas eis que quando se diz que o Homem-Deus foi levado, seja a uma alta montanha, seja à cidade santa, pelo diabo, a mente se furta a acreditar, e os ouvidos humanos se espantam em ouvir. Entretanto, conhecemos que isso não é uma coisa inacreditável, se pensarmos em certas outras coisas a respeito disso.

Certamente, o diabo é a cabeça de todos os iníquos, e os membros dessa cabeça são todos os iníquos. Ou acaso Pilatos não foi um membro do diabo? Ou então os judeus perseguidores, e os soldados crucifixadores? O que há, portanto, de admirável, que Ele Se tenha deixado conduzir à montanha por aquele por cujos membros seria até crucificado? Sendo assim, não é indigno do nosso Redentor, Que veio para ser morto, que tenha querido ser tentado. Foi, aliás, justo, que vencesse as nossas tentações pelas Suas tentações, Aquele que veio superar a nossa morte pela Sua morte.

Nós, porém, sabemos que de três modos opera a tentação: [primeiro,] a sugestão, [então,] o deleite, [e, finalmente,] o consentimento. E, quando nós somos tentados, muitas vezes damos lugar ao deleite ou mesmo ao consenso, porque carregamos nessa mesma carne contaminada pelo pecado a ocasião de sermos atacados pela tentação. Deus, no entanto, Que Se encarnou no seio da Virgem, veio ao mundo sem pecado, de modo que não havia n'Ele nada dessa contradição. Portanto, podia ser tentado pela sugestão, mas o deleite do pecado era incapaz de abocanhar a Sua alma. Sendo assim, toda tentação diabólica Lhe era exterior, e não estava dentro d'Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.