23 de setembro de 2024

Retratos de Nossa Senhora - Convite

O texto "Retratos de Nossa Senhora" apresenta um convite profundo e poético para que os cristãos se inspirem na vida da Virgem Maria, buscando imitar suas virtudes tanto espirituais quanto morais. Através de uma comparação com a arte do retrato, o autor sugere que, assim como preservamos imagens de nossas mães terrenas, devemos também buscar conhecer e refletir em nossas vidas a imagem da Mãe Celestial, Maria.

Ao longo da reflexão, o autor enfatiza que o retrato de Maria que devemos buscar não é idealizado ou distante, mas real e acessível, extraído da teologia e da história. Ele nos chama a imaginar Maria não em palácios ou cercada de luxos, mas vivendo sua vida simples e piedosa na Palestina, onde seus atos e escolhas eram cheios de significado e santidade.

O convite vai além de uma mera contemplação passiva: o autor exorta o leitor a se transformar em um "retrato vivo" de Maria, copiando suas virtudes, atitudes e pureza. Ao longo da vida, assim como um escultor que gradualmente aperfeiçoa uma obra de arte, devemos lapidar nossas almas para nos aproximar mais da imagem de Maria.

A comparação com os grandes pintores como Murilho e Juan de Juanes reforça a importância da meditação, oração e busca contínua da perfeição para capturar, ainda que imperfeitamente, a beleza e a pureza da Mãe de Deus. A intenção final é que, assim como Maria, possamos nos apresentar a Deus como "retrato perfeito" de virtudes e santidade, reproduzindo em nossa vida as qualidades da alma da Virgem Maria.

O texto conclui com a oferta de um "livrinho", uma coleção de retratos espirituais que, através da contemplação e meditação, permitirão que o leitor aprofunde sua semelhança com a Santíssima Virgem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário