28 de julho de 2009

Bem-Aventurado D. Zygmunt Felinski

SÃO PIO V agradece às irmãs da casa de Campo Largo, PR, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Famíla de Maria, que gentilmente atenderam ao pedido de escrever um artigo, para ser publicado em nosso site, sobre o seu fundador, o Bem-Aventurado D. Zygmunt Felinski, Bispo e Confessor, que será canonizado em outubro deste ano.



DOM ZYGMUNT FELINSKI - FUTURO SANTO DA IGREJA

Zygmunt Felinski nasceu no dia 1.º de novembro de 1822, em Wojutyn - Polônia. Viveu numa família profundamente cristã e ali aprendeu o verdadeiro amor a Deus, ao próximo e à Pátria.
Depois de lutar corajosamente no Levante em defesa da Pátria e de ter perdido o seu melhor amigo, Júlio Slowacki, refletiu profundamente: será que sua Pátria não necessitava de outro trabalho ou sacrifício? A partir daí, busca um caminho para melhor servir a Deus e à Pátria.
Ingressou no Seminário em 1851, em Petesburgo - Rússia, e, em 1855, foi ordenado Sacerdote na Catedral de Moscou.
Percebendo a situação das crianças abandonadas, doentes e velhinhos, fundou, para cuidar deles, a Congregação das Irmãs da Sagrada Família, em 1857.
Em 1862, foi nomeado Arcebispo de Varsóvia. Não foi bem recebido pelo povo, que o chamava "espião da autoridade russa". Apesar de tudo, sempre lutou em favor do povo, como pastor, defensor até às últimas conseqüências. Por ter se posicionado contra o governo russo em favor do povo, foi condenado ao exílio na Sibéria, por 20 anos, tendo governado apenas 16 meses a sua arquidiocese, no memento em que já tinha conquistado o povo.
No exílio, dedicou-se à oração e ascese pessoal, pastoreio e prática de caridade ao povo sofrido e também exilado, que a ele recorria em suas desventuras.
Regressando do exílio, foi-lhe proibido regressar à sua Pátria, e, por isso, fixou residência na Galícia, dominada pela Áustria, onde se dedicou à Congregação que fundara e ao bem-estar do povo.
Em 1895, sentindo-se fraco e doente, procurou amparo médico em Kracóvia, onde veio a falecer no dia 17 de setembro, em opinião de santidade.
Dom Zygmunt se destacou pela sua dedicação e amor à Igreja, no cumprimento fiel às suas normas e preceitos, no zelo pastoral e grande amor pela família ao ponto de dizer: "Só no céu há mais feilcidade do que no seio de uma família". Viveu intensamente as obras de misericórdia, procurando o bem-estar do pobre e abandonado. Foi um grande devoto de Nossa Senhora.
No dia 18 de agosto de 2002, em Kracóvia, foi declarado Bem-Aventurado pelo Papa João Paulo II. E no dia 11 de outubro deste anos, será canonizado em Roma, pelo Papa Bento XVI.
Brevemente a Igreja terá mais um intercessor e modelo a ser imitado não só pelos Sacerdotes e Religiosos, como também pelos pais, educadores, jovens e todos os que sofrem e são perseguidos.
Para conhecer melhor D. Zygmunt Felinski, acesse o site www.sagradafamiliapmj.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.