6 de junho de 2024

A Mulher Bendita - Padre Júlio Maria

III. Um objeto de adoração

Passemos depressa sobre tão bolorenta objeção.
É triste ser obrigado a responder a tais tolices.
No século vigésimo vir ainda à baila a idolatria!
É dizer que por este mundo afora a grande maioria da população, estes milhares e milhares de homens educados e instruídos adoram imagens, como vulgares fetichistas, atribuindo vida a um pedaço de pau, implorando favores de um toco de madeira, pedindo saúde e vida de um bloco de cimento... prostrando a fronte no pó do caminho diante de um papelão. Não vê o protestante que tudo isso é sumamente ridículo, e que si ta1 coisa podia ser praticada antigamente por um zulú selvagem, não pode nunca penetrar na mente de um homem civilizado,
Se perguntássemos a qualquer criança, se tal ou tal santinho é um Santo vivo, que come, bebe e dorme, a criança responderia que não, mas que é apenas um retrato, uma representação.
Qual o homem, até analfabeto, que ignora que não é a imagem ou o retrato que ele venera ou invoca, mas sim a pessoa representada pela imagem?
Ninguém adora imagens; mas sendo a imagem a representação de Jesus Cristo, pode-se adorar Jesus Cristo, representado pela imagem.
Ninguém adora a Virgem Sma., que não é Deus nem deusa, mas uma simples criatura, elevada, por graça e favor de Deus, à mais alta dignidade de que pode ser revestida uma criatura: a maternidade divina... e como tal merece ser honrada, venerada: -como Mãe de Deus - e não adorada como Deusa.
Tudo isso é tão claro, que só uma cegueira obcecada é capaz de reproduzir tais acusações.
Adorar não é beijar ou inclinar-se... Os pais beijam os filhos; os inferiores inclinam-se diante de seus superiores, sem adorá-los.
A adoração não consiste só no ato exterior, mas sim no espírito que pretende tributar honras divinas a qualquer pessoa.
Não querendo alguém adorar, não adora.
E nenhum católico já teve a ideia de adorar outra pessoa a não ser Deus.
E eles mesmos devem saber melhor o que pretendem fazer do que os seus detratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.