24 de março de 2022

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face

 

A bolinha do Menino Jesus

"Desde algum tempo, eu me oferecera ao Menino Jesus para ser seu brinquedinho, dissera-lhe para não se servir de mim como de um brinquedo de valor, que as crianças se contentam em olhar sem ousar tocá-lo, mas como de uma bolinha sem nenhum valor que podia jogar no chão, pisar com o pé, furar, deixar em um canto ou, então, apertar sobre seu coração se isso lhe desse prazer..." (MA.64r)

"Em Roma, Jesus furou seu brinquedinho. Ele queria ver o que havia dentro e, depois que o viu, contente com sua descoberta, deixou cair sua bolinha e adormeceu... Que fez ele durante seu doce sono e que aconteceu com a bolinha abandonada?... Jesus sonhou que se divertia ainda com seu brinquedo, ora o deixando, ora o pegando e, depois que o tinha jogado bem longe, ele o apertava sobre seu coração, não permitindo mais que ele se distanciasse de sua mãozinha... A senhora compreende quanto a bolinha estava triste em se vendo no chão!... Contudo, eu não cessava de esperar contra a esperança." (MA.64v)

"Ele deixou no chão sua bolinha, sem mesmo lançar para ela um olhar..." (MA.67v)

"É preciso que seja o Menino Jesus que prepare tudo, para que sua bolinha role para onde ele quer." (CT.34)

"Eu sou a bolinha do Menino Jesus; se ele quiser quebrar seu brinquedo ele é livre; sim, quero tudo que ele quiser." (CT.36)

"Peça a Jesus que eu seja bem generosa durante meu retiro, ele me criva de picadas de alfinetes, a pobre bolinha não pode mais,  de todas as partes ela tem preguinhos, que a fazem sofrer mais do que se ela tivesse um grande!..." (CT.74)

"Eu lhe dizia que as crianças não sabem o que querem. Jesus age assim com sua bolinha... Eu sei bem por que, é que só ele é fascinante em toda a força do termo, ele quer mostrar à sua bolinha que ela se enganaria se buscasse em outro lugar uma sombra de beleza que tomaria pela própria beleza!..." (CT.76)

"O cordeiro se engana crendo que o brinquedo de Jesus não está nas trevas; ele está mergulhado nelas." (CT.78)

"O brinquedo de Jesus é a própria fraqueza, se Jesus não o carrega, ou não joga ele mesmo sua bolinha, ela ficará lá inerte, no mesmo lugar!..." (CT.79)

"Você se lembra, talvez, que antigamente eu gostava de me chamar 'brinquedinho de Jesus', agora, ainda fico feliz por sê-lo, somente que pensei que o divino Menino tinha muitas outras almas, cheias de virtudes sublimes, que se diziam 'seus brinquedos', então pensei que elas eram seus belos brinquedos e que minha pobre alma era apenas um brinquedinho sem valor... para me consolar, disse para mim mesma que, muitas vezes as crianças têm mais prazer com seus brinquedinhos que eles podem deixar ou pegar, quebrar ou beijar segundo suas fantasias, do que com outros de um valor muito maior, que eles quase não ousam  tocar." (CT.176)

"Quer ser nesta terra
O brinquedo do Menino divino?...
Minha irmã, deseja agradar-lhe
Fique na sua mãozinha.

Se o amável Menino a acaricia,
Se ele a aproxima do seu coração,
E  se, por vezes, ele a deixa,
De tudo faça sua felicidade.

Procure sempre seus caprichos
Você encantará os olhos divinos.
A partir de agora todas suas delícias
Serão seus desejos infantis..." (RP  5,12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário