25 de junho de 2011

AMAR MARIA (V)

Dores e consolos de Maria

1) Deves meditar com grande firmeza os exemplos da amável Virgem Maria, a que, como preciosa mirra, produz perfumados frutos de paciência, e foi enchida de maneira suavíssima, com abundante medida, de consoladoras doçuras divinas.Também tu encontrarás grandíssimos consolos, se levas no coração o nome de Maria. Enquanto estiver bem com ela, obterás muitas vantagens, porque seu amor expulsa todo ardor de concupiscência carnal, dá o alívio da castidade, induz a desprezar o mundo, faz servir a Cristo na humildade, afugenta toda má companhia e educa para uma vida casta e religiosa.

2) Ama Maria, então, e receberás uma graça especial; invoca a Maria, e obterás vitória; honra Maria, e conseguirás a eterna recompensa. Traz consigo dois benefícios especiais o viver com ela: ensina a agradecer a Deus desde o íntimo do coração quando as coisas andam bem, assim como suportá-las com paciência quando andam mal. Ela foi a primeira a agradecer continuamente e com todas as forças a Deus, pelos benefícios que recebeu d’Ele mais que todos os outros; e se portou sempre com mansidão em todos os sofrimentos deste mundo, preferindo constantemente as coisas mais humildes às que conotam jactância. Não viveu um só dia sem dores e, entretanto, em meio às angústias, nunca careceu de grande consolo, porque toda tribulação abraçada por Cristo produz doçura e alegria, e quanto maior a freqüência com que alguém é tomado como alvo e ferido pelo mal, mais merece ser ajudado.

3) A Virgem Bem-aventurada sofreu muitíssimo pelos erros do mundo e pela perversidade de tanta gente; se compadeceu dos que estavam verdadeiramente arrependidos ou duramente tentados. Afligiu-se pela enorme ingratidão dos homens, para quem Deus Pai havia mandado seu Filho unigênito, encarnado por amor, a fim de que reconquistassem o paraíso que um dia haviam perdido pelo pecado de Adão. Teve pesar pela condenação dos maus, que, menosprezando a palavra de Deus, preferiam o mundo antes que o céu e perseguiam as falsas riquezas ao invés das autênticas virtudes. Sofreu pela perseguição dos inocentes e pela violência dos malvados, pelo desprezo dos mandamentos de Deus; e constituía para ela motivo de profundo padecimento o fato de que o mundo inteiro estivesse submergido no mal e fossem poucos os dispostos a receber a luz eterna, acesa no mundo por meio dela, Mãe de imensa piedade. Teve para com todos grandíssima paciência e levou uma vida repleta de sofrimentos, ao mesmo tempo que rogava com lágrimas e soluços pela salvação das almas.

4) Se queres conhecer mais a fundo quais e quantos sofrimentos agüentou Maria an perseguição e na paixão de seu amado Filho, saberás que bebeu até à última gota o cálice de tantos amargos pesares como os que bebeu Jesus em cada instante de sua vida e a causa de todas as feridas infligidas em seu corpo. Efetivamente, quando Jesus teve que sofrer, de parte dos homens, contrariedade e desprezo, sem que também ela os sofresse por compaixão? Se ela sofreu quando perdeu Jesus só por alguns dias, quanto não haverá chorado ao vê-Lo crucificado e logo morto? Os que amam a Jesus sabem bem que o afeto maternal de Maria superou no sofrimento ao de todas as almas piedosas. Por isso, se queres conhecer a violência da dor na Mãe, pensa na veemência do amor na Virgem.

5) Ninguém pode expressar o júbilo de Maria; ninguém está em condições de compreender a abundância de sua doçura e a grandeza de seu consolo, porque onde mais superabunda a graça, mais superabundam a alegria e o consolo, e também Deus com maior freqüência se acostuma a efetuar suas visitas. Do qual se segue que sempre mais fervorosamente aumenta o amor pelo louvor de Deus e se renova toda vida interior do homem. Portanto, a graça celestial não permite que um cristão, que ama a Deus sobre todas as coisas, viva sem consolo interior, senão que o eleva continuamente aos bens celestiais e o ilumina sabiamente sobre o que convém fazer. Inflama-o nas santas meditações e o impulsiona ao agradecimento, posto que quanto maior é a graça e mais pura a vida, tanto mais jubilosa é a consciência e mais devota a oração.

6) Uma vida afastada do alvoroço do mundo e dos maus desejos sente uma sede constante e sempre mais intensa de que se a introduzisse nos coros dos anjos, se eleva acima das realidades presentes e arde em desejos de desfrutar a Suma Trindade na eterna glória. Glória que nenhum santo nesta vida saboreou antecipadamente com maior intensidade que a bendita e gloriosa Virgem Maria, constituída como medianeira mais eficaz que todos aqueles que contemplam e bendizem a Deus.

7) Depois de haver escutado o elogio de seus louvores, imita tu também à Mãe de Deus, para que possas merecer e fazer parte do número de seus devotos. Esforça-te por seguir cuidadosamente à Maria Santíssima em suas celebradas virtudes, e conseguirás a palma da glória celestial. Entristeça-te muito por tuas passadas negligências e pelos defeitos ainda não vencidos, com os que há ofendido a Deus e a todas as criaturas. Obras-te mal nesta terra e te portaste com tibieza no serviço de Cristo, pelo qual deves chorar antes de tudo a causa de ti mesmo e logo, por caridade, a causa do próximo. Portanto, compadece-te daqueles que nos perigos se comportam mal e não o advertem. Muitos, ainda que reconhecendo suas próprias maldades, não se emendam. Por estes é necessário afligir-se e rezar, para que Deus lhes conceda o espírito de compunção para poderem salvar-se.

8) Roga por teus amigos e benfeitores; roga também por teus detratores, para que aos bons, se lhes conceda uma graça adequada, aos inimigos um juízo com equidade, a todos a paz e a misericórdia de Cristo. Roga com o fim de que todos os homens, pelos quais Deus realizou tantas maravilhas e se rebaixou, submetendo-se humildemente a Maria e a José, o amem, pratiquem seus mandamentos e dêem glória a seu Criador.

9) Seja reconhecedor dos benefícios que Deus gratuitamente concedeu a todo gênero humano por meio de sua Santíssima Mãe, e tributa-lhe continuamente gratidão e honra, posto que, se a lei natural ordena ter respeito e amor pelos progenitores carnais, muito mais os filhos da Igreja devem sentir-se agradecidos e obrigados com relação de sua Mãe espiritual, e amar à Mãe de Deus mais que a todos os parentes e amigos. É necessário que aprendas a elevar-se em direção a Deus com Maria por meio de louvores e orações. É necessário que te apóies confiadamente em seu patrocínio, sem crer-te seguro com tuas forças, para que tua mente, dominada pelas paixões, não fique enredada nas baixezas, senão que, inflamada cada dia por novos desejos, possa tender livremente para o alto, onde reina felizmente com Jesus, Rei dos anjos, a doce Virgem Maria, gloriosa rainha do céu.

10) Lamentavelmente, depois de haver degustado por breve tempo os divinos consolos, a debilidade da carne te empurra uma vez mais a baixar a este vale de lágrimas. Mas então tens que recorrer com todas tuas forças à Mãe das abundantes misericórdias, para que sugira a seu Filho compassivo que tu não tens mais vinho e necessitas o sagrado ungüento da devoção para poder louvá-lo dignamente. É Ele, com efeito, o que toma a seu cuidado os pobres, os que desprezam o mundo e os que no mundo são menosprezados por causa de Jesus e do evangelho do Reino. Por isso é muito útil saber onde encontrar refúgio contra o inimigo, ao reparo dos agudos dardos, e onde refugiar-se do frio e das tempestuosas tribulações. Não há lugar onde refugiar-se mais seguramente que no colo de Maria, nem cavalgadura mais veloz para fugir das mãos do tentador que uma oração dirigida com fé à fortaleza de Maria, nossa Rainha.

11) O mesmo Jesus entrou nesta fortaleza, assumindo dela os sagrados membros de seu corpo, com o fim de vencer o príncipe das trevas. Tu também, então, entra para refugiar-te à sombra desta fortaleza, rogando dia e noite ser salvo pelos méritos da Santíssima Virgem, de todos os males que te ameaçam, mantendo-te bem seguro sob o amplo manto de Nossa Senhora, já que, quando Maria roga, desaparece toda horda maligna. Se Maria te ajuda, te salvarás de todo perigo. Nela encontra refúgio o pobre; acha remédio o enfermo; encontra consolo o aflito; recebe conselho o vacilante; encontra energia o desencorajado. Será um bem, melhor dito, um grande bem para ti, se o mereceras e fora propenso e dócil aos desejos de Maria, porque receberás seus favores aqui na terra e a glória com todos os eleitos no céu. Aproxima-te de Maria e não a soltes, até que te haja conduzido com sua feliz orientação à mansão do céu. Amém.


---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo V. pág. 95 - 102)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.