26 de dezembro de 2008

DOMINICA QVARTA ADVENTVS



Statio ad Ss. Duodecim Apostolos



Dominica II classis, sumiduplex, colore violacei



1 - Introito (Isaias XLV, 8)

Derramai, ó Céus, das alturas o vosso orvalho e que as nuvens chovam o Justo; abra-se a terra, e brote o Salvador. Os Céus proclamam a glória de Deus, e o Firmamento anuncia as obras de suas mãos. Glória ao Pai (...)
Rorate, coeli, désuper, et nubes pluant justum: aperiátur terra, et gérminet Salvatórem. Ps. 18, 2. Coeli enárrant glóriam Dei: et ópera mánuum ejus annúntiat firmaméntum.
Glória Patri (...)



2 - Oratio

Excitai, Senhor, vosso poder e vinde e socorrei-nos com a vossa grande força para que, com o auxílio da vossa graça, vossa misericordiosa indulgência acelere o que os nossos pecados demoram. Vós que Viveis e reinais (...)
Excita, qusumus, Dómine, poténtiam tuam, et veni: et magna nobis virtúte succúrre; ut per auxílium grátiæ tuæ, quod nostra peccáta præpédiunt, indulgéntiæ tuæ propitiatiónis accéleret: Qui vivis et regnas (...)



3 - Epistola (I Cor IV, 1-5)

Irmãos: Assimnos julguem os homens, como a ministros de Cristo e dispensadores dos Mistérios de Deus. Ora, exige-se dos administradores que seja encontrado fiel. A mim, no entanto, pouco se me dá de ser julgado por vós ou por qualquer outro tribunal humano; nem, tão pouco, a mim mesmo me julgo. Embora em nada me sinta culpado, nem por isso me tenho por justificado: quem me julga é o Senhor. Portanto, não julgueis antes do tempo, atéque venho o Senhor: que iluminará as coisas escondidas nas trevas, manifestará os segredos dos corações; e, então, cada um terá de Deus o seu louvor. Deo Gratias.




4 Graduale et Alleluja (Ps. CXLIV, 18 et 21)

O Senhor estáperto dos que O invocam, de todos os que O invocam na verdade. A minha boca cantará os louvores do Senhor; todo o homem bendiga o Seu nome.

Aleluia, aleluia. Vinde Senhor e não tardeis, perdoai os crimes de Israel vosso povo. Aleluia.

Prope est Dóminus ómnibus invocántibus eum: ómnibus, qui ínvocant eum in veritáte. Laudem Dómini loquétur os meum: et benedícat omnis caro nomen sanctum ejus.

Allelúja, allelúja. Veni, Dómine, et noli tardáre: eláxa facínora plebis tuæ Israël. Allelúja.




5 - Evangelium(Lc III, 1-6)

No décimo quinto ano do império de Tibério César, governando Pôncio Pilatos a Judéia, sendo Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca de Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca da Abilínia, sendo Anãs e Caifás príncipes dos sacerdotes, foi a palavra do Senhor ouvida no deserto por João, filho de Zacarias. E veio por toda a região do Jordão, pregando o batismo da penitência e da remissão dos pecados, como está no Livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale se encherá, e todo monte e colina serão abaixados: os caminhos tortuosos tornar-se-ão retos e os ásperos, planos; e todo o homem veráo Salvador enviado por Deus. Laus tibi Christe.



6 - Offertorium (Lc I, 28)

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor éconVosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre.
Ave María, gratia plena; Dóminus tecum: benedícta tu in muliéribus, et benedíctus fructus ventris tui.



7 - Secreta

Pedimos-Vos, Senhor, que, aplacado, olheis para os sacrifícios presentes, a fim de que eles aproveitem à nossa devoção e salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo (...)
Sacrifíciis præséntibus, qusumus, Dómine, placátus inténde: ut et devotióni nostræ profíciant et salúti. Per Dóminum (...)




9 - Communio (Is VII, 14)

Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho: e o seu nome será Emanuel.
Ecce, Virgo concípiet et páriet fílium: et vocábitur nomen ejus Emmánuel.



10 - Postcommunio

Recebidos os dons sagrados, pedimos, Senhor, que com a participação deste mistério, aumente o efeito da nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo (...)


Sumptis munéribus, qusumus, Dómine: ut, cum frequentatióne mystérii, crescat nostræ salútis efféctus. Per Dóminum (...)




EUCARISTIA



A EUCARISTIA, NOSSA VIA

Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida (Jo XIV, 6). Nosso Senhor proferiu estas palavras quando ainda no mundo, mas elas têm um alcance maior que a Vida humana do Salvador. São palavras que não passam, e no Santíssimo Sacramento Ele as poderá sempre afirmar com a mesma segurança. Há caminhos fictícios, atalhos na vida espiritual, estradas que podemos seguir durante algum tempo para largá-las em seguida. Nosso Senhor, no Santíssimo Sacramento, é a via estável. É o meio, é o modelo, porque de pouco interesse nos seria conhecer o caminho, se Ele não nos ensinasse, com seu exemplo a segui-lo.
Só se chega ao Céu pela participação àVida de Nosso Senhor, Vida essa que nos foi transmitida em germem no Batismo. Os sacramentos fortificam-na, mas ela consiste essencialmente na prática e na imitação das virtudes do Salvador. É-nos necessário verNosso Senhor obrando, a fim de imitar-lhes as virtudes; segui-lo minuciosamente nos sacrifícios e nos trabalhos que estas exigem para poder reinar em nós. Suas virtudes são suas palavras aplicadas, são seu preceito posto em ação. Para alcançar a perfeição, é mister pormenorizá-las, pois só será perfeito o que for particularizado.
O Verbo eterno, querendo levar-nos ao Pai, e não podendo no Céu praticar as virtudes humanas todas implicam uma idéia de combate e de sacrifício , fez-se Homem. Empregou nossos instrumentos e trabalhou sob nossos olhares. E já que no Céu, para onde ascendeu glorioso, não pode mais praticar as virtudes de paciência, de pobreza, de humildade, querendo continuar a ser nosso modelo, fez-se Sacramento. Tais virtudes, não procedendo mais da liberdade, não podem constituir para Ele atos meritórios. Mas delas se revestiu, assumindo-lhes o estado.
Outrora praticava os atos dessas mesmas virtudes; hoje toma-lhes exteriormente o estado. Na terra foi humilde e humilhado; hoje reina glorioso, mas no Santíssimo Sacramento, assume um estado, uma aparência de humildade. Ao contemplá-lo, vemos suas virtudes e sabemos como lhes devemos praticar os atos. Despido dessa humilhação, cessará todo estado sacramental. Sem pobreza, mas com magnífico cortejo, sua Majestade nos havia de aniquilar e não haveria mais Amor, pois este só se manifesta ao abaixar-se (...)
Ah! Nada é tão belo quanto a Eucaristia. Mas só lhe compreendem a beleza as almas piedosas que comungam, que refletem. As outras nada entendem. Mui poucas pessoas pensam nas virtudes, na Vida, no estado de Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento. Quantos o tratam qual estátua, acreditando que Ele está aí unicamente para nos perdoar e receber as nossas preces. Que ilusão! Nosso Senhor vive e opera. Fitemos nele o olhar, estudemo-Lo, imitemo-Lo.



Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, fruto do ventre sagrado da Virgem Puríssima!



Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria



(São Luís de Montfort)




CONSAGRAÇÃO A MARIA SANTÍSSIMA

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós. E em prova da minha devoção para convosco Vos consagro, neste dia, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como uma coisa e propriedade vossa. Amém.



INVOCAÇÕES À VIRGEM MARIA



(São João Eudes)

Ave Maria, Filha de Deus Pai.
Ave Maria, Mãe de Deus Filho.
Ave Maria, Esposa de Deus Espírito Santo.
Ave Maria, templo de toda a Divindade.
Ave Maria, alvíssimo lírio da Trindade, fulgurante e sempre sereno.
Ave Maria, rosa resplandecente de celestial amenidade.
Ave Maria, Virgem das Virgens, Virgem fiel, de quem quis nascer e de cujo leite quis Se amamentar o Rei dos Céus.
Ave Maria, Rainha dos Mártires, cuja alma foi traspassada pelo gládio da dor.
Ave Maria, Senhora do mundo, a quem foi dado todo poder no céu e na terra.
Ave Maria, Rainha do meu coração, Mãe, vida, doçura e esperança minha caríssima.
Ave Maria, Mãe amável.
Ave Maria, Mãe admirável.
Ave Maria, Mãe de misericórdia.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é conVosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
E bendito é vosso Esposo, São José.
E bendito é o vosso Pai, São Joaquim.
E bendita é a vossa Mãe, Santa Ana.
A bendito é São João, a quem fostes confiada ao pé da Cruz.
E bendito é o vosso Anjo, São Gabriel.
E bendito é o Eterno Padre, que Vos escolheu.
E bendito é o vosso Filho, que Vos amou.
E bendito é o Espírito Santo, que Vos esposou.
E benditos são eternamente os que Vos bendizem e crêem em Vós.


Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós!



(Responsavel pela ediçao: Marcos V. Mattke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário