23 de outubro de 2010

23 de outubro: Santo Antônio Maria Claret, Bispo e Confessor


Antônio Maria Claret, nascido de pais piedosos e honestos em Sallent, na Espanha, exerceu a arte da tecelagem quando jovem, mas então, chamado ao sacerdócio, tomou primeiro o misnistério paroquial, e depois veio a Roma para que fosse mandado pela Congregação de Propaganda Fidei para missões em terras extrangeiras. Porém, por disposição divina, retornando à Espanha, tornou-se missionário apostólico na Catalunha e Ilhas Fortunatas. Foi escritor de muitos livros bons, e fundador da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria. Prelado da sede arquiepiscopal de São Tiago em Cuba, refulgiu em virtudes de zeloso Pastor; reformou o seminário, promoveu a disciplina e a doutrina dos clérigos, criou obras sociais, fundou um Convento de Monjas do Ensino de Maria Imaculada para a educação das meninas. Enviado afinal a Madri, para ser confessor da Rainha da Espanha e seu conselheiro nas sérias questões eclesiásticas, foi um exímio exemplo de austeridade e de todas as virtudes. No Concíclio Vaticano [Primeiro], defendeu com todas as forças a infalibilidade do Romano Pontífice. Propagou maravilhosamente a devoção ao Santíssimo Sacramento e ao Imaculado Coração de Maria e ao seu Rosário. Por fim, perseguido, refugiou-se, em Fontfroid, na França, onde morreu, no ano de 1870. Glorificado pelos milagres, foi inscrito pelo Papa Pio XI na lista dos Beator, e por Pio XII naquela dos Santos.


"Santo Antônio Maria Claret foi um grande homem, nascido para suscitar contrastes. Humilde de origem e glorioso aos olhos do mundo. Pequeno de corpo, mas gigante de espírito. De aparência modesta, mas capacíssimo para impor respeito, inclusive aos poderosos da terra. De caráter forte, mas de suave doçura de quem conhece as 'artimanhas' da austeridade e da penitência. Sempre na presença de Deus, ainda que em meio à prodigiosa atividade exterior. Caluniado e admirado, festejado e perseguido. E, entre tantas maravilhas, como uma luz suave que o ilumina todo, sua devoção à mãe de Deus." (Pio XII)

Deus, qui beátum Antónium Maríam Confessórem tuum atque Pontíficem, apostólicis virtútibus sublimásti, et per eum novas in Ecclésia clericórum ac vírginum famílias collegísti: concéde, quæsumus; ut, ejus dirigéntibus mónitis ac suffragántibus méritis, animárum salútem quærere júgiter studeámus. Per Dñum.

Deus, que elevaste o Vosso bem-aventurado Confessor e Pontífice Antônio Maria com apostólicas virtudes, e, por ele, congregastes novas famílias de clérigos e de virgens, concedei-nos, Vo-lo pedimos, que, dirigidos pelos seus conselhos e sufragados pelos seus méritos, sejamos zelosos em procurar continuamente a salvação das almas. Por Nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.