11 de outubro de 2010

11 de outubro: Festa da Maternidade da Bem-Aventurada Virgem Maria

Homilia de São Bernardo Abade
Hom. 1 de Laudibus Virg. Matris

Maria chama seu Filho o Deus e Senhor dos Anjos, dizendo: Filho, por que nos fizeste isso? Qual Anjo ousou fazer isso? Basta-lhes, e o têm em muita estima, que, sendo espíritos em sua condição, pela graça sejam feitos e chamados Anjos, como o atesta Davi: Que faz dos espíritos seus Anjos. Maria, porém, reconhecendo-Se Mãe, com confiança chama de filho aquela majestade que eles servem com reverência, porque Deus, tendo- Se dignado sê-lo de fato, não desdenha ser assim chamado. Um pouco adiante, pois, diz o Evangelista: E Ele lhes era submisso. Quem e a quem? Deus a homens; Deus, é certo, ao Qual os Anjos se submetem, que obedecem os Principados e Potestades, era submisso a Maria.

Admira as duas coisas, e escolhe qual das duas é mais maravilhosa: se a benigníssima condescendência do Filho, ou a excelentíssima dignidade da Mãe. Ambas nos estupefazem, e ambas são milagres. Que Deus obedeça uma mulher, é humildade ímpar; que uma mulher reja Deus, uma elevação incomparável. Em louvor às virgens, canta-se, particularmente, que seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vá. De que louvor, portanto, é digna Aquela que até vai diante d'Ele? Aprende, ó homem, a obedeceres! Aprende, ó terra, a te submeteres! Aprende, ó pó, a seres submisso! O Evangelista, falando de teu Criador, disse : "E Ele lhes era submisso". E não há dúvida de que isso nos evidencia que Deus era submisso a Maria e José. Que vergonha para ti, ó ser de pó e cinzas! Deus Se abaixou, e tu, ó criatura tirada da terra, te exaltas? Deus Se submeteu ao homem, e tu, sempre tão ávido por te fazer senhor dos homens, ousas desmandar teu próprio Criador?

Feliz de Maria, à qual não faltou a humildade nem a virgindade! E que virgindade especiosa, da qual não se furtou, mas a honrou, a fecundidade. E não menos singular humildade, não diminuída, mas aumentada pela fecunda virgindade. E fecundidade de todo incomparável, acompanhada ao mesmo tempo pela humildade e pela virgindade. Qual dessas prerrogativas não é admirável? Qual não é incomparável? Qual não é especial? É estranho que não se hesite na sua ponderação, escolhendo qual seja digna de tua admiração, isto é, se é mais estupenda a fecundidade numa Virgem, ou a integridade numa Mãe; a sublimidade na prole, e, a par com tanta sublimidade, a humildade. Indubitavelmente, ainda melhor do que cada uma das prerrogativas em particular, são todas elas juntas, e incomparávelmente mais excelente e mais feliz é que tenha recebido todas, do que qualquer uma delas. E o que há de estranho nisso, que Deus, mostrando-Se admirável nos seus Santos, ainda mais admirável Se ostente na sua Mãe? Venerai, portanto, cônjuges, na carne corruptível a integridade da carne; venerai vós, sagradas virgens, a fecundidade na Virgem. E imitai, todos os homens, a humildade da Mãe de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário