27 de fevereiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 126

126) Que caráter imprimem na alma o Batismo, a Confirmação e a Ordem?
O Batismo imprime na alma o caráter de cristão; a Confirmação, o de soldado de Jesus Cristo; a Ordem, o de seu ministro.
O Batismo imprime na alma o caráter de cristão, isto é, de pessoa integrada no Corpo Místico de Cristo, a sua Igreja. Assim como um filho, embora com certos defeitos físicos, conserva a semelhança com seu pai, assim o batizado conservará eternamente a impressão cristã que recebeu no santo Batismo. E este é um título de nobreza que nos leva a viver conforme nosso divino modêlo - Jesus Cristo - e com Ele combater as gloriosas batalhas da fé.
A Crisma introduz o cristão na milícia de Cristo e o declara combatente na defesa dos direitos de Deus e de sua Igreja. Ao soldado entregam-se armas, ao crismado a Igreja confia o encargo de a defender, combatendo os inimigos da fé e da virtude.
A Igreja assim o exige, porque pela Confirmação o cristão atingiu sua maturidade espiritual.
A Ordem imprime o caráter de ministro de Deus. Por este sacramento é o homem elevado à mais alta dignidade na Terra. Por meio dele, recebe o grande poder de instruir, guiar e santificar as almas.
Representa o quadro abaixo S. Jorge, o cavaleiro lendário, que enfrenta, vitorioso e impávido, o dragão. S. Jorge é um belíssimo exemplo para os cristãos de hoje, Ele representa o caráter firme, revestido das armaduras do cristão segundo as leis de Deus. Com efeito, cada um de nós deve combater em prol da virtude e da fé. "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Porque nós não temos que lutar sómente contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados e potestades do inferno" (Efésios, 6, 11-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.