31 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
30 de dezembro de 2023
29 de dezembro de 2023
28 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
27 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
26 de dezembro de 2023
Programação de Missas no Apostolado do IBP Curitiba
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 3ª feira, 26/12
07h30, Missa Rezada
⛪️ 4ª feira, 27/12
07h30, Missa Rezada
Não haverá conferência
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ 5ª feira, 28/12
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
⛪️ 6ª feira, 29/12
19h00, Santo Terço
19h30, Missa Rezada
⛪️ Sábado, 30/12
08h30, confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ Domingo, 31/12
Domingo na oitava do Natal
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa Rezada
18h30, Confissões
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
25 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
24 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
23 de dezembro de 2023
Viva o Papa!
Prezados Amigos, Salve Maria!
Diante dos acontecimentos recentes na Igreja, convém tomar cuidado com atitudes extremas. O texto a seguir, escrito pelo saudoso Professor Orlando Fedeli, nos alerta para ter atitudes católicas e não deixar que a paixão tome conta de nossas ações: Viva o Papa!
==========================================================================
Viva o Papa!
Orlando Fedeli
Em tempos de crise religiosa e eclesiástica - principalmente quando ela atinge as mais altas autoridades da Igreja - é normal aparecerem duas tentações opostas.
A primeira - e a mais grave - é a de revolta contra a autoridade do Papa, que pode levar ao cisma e à heresia.
A segunda - mais sutil - é a de, por respeito à autoridade, aceitar em silêncio os erros, ou fechar os olhos para os pecados de escândalo em que a autoridade possa a vir a incorrer.
No fim da Idade Média e no Renascimento, por exemplo, muitos católicos caíram na primeira tentação, aderindo a inúmeras seitas heréticas. Lutero e a Reforma - hoje tão louvados - levaram ao ápice essa revolta, ao atacarem o próprio papado, sob o pretexto de que havia corrupção em Roma, e muitos Papas daquele tempo eram conhecidos por sua vida escandalosa. Os heresiarcas confundiam a pessoa que estava no sólio de Pedro com o Papado em si mesmo.
Tantos foram os inegáveis escândalos de alguns papas desse tempo que entre os teólogos mais importantes se estudou, de novo, a possibilidade de um Papa cair em heresia enquanto pessoa particular, embora nunca enquanto Papa, exercendo o seu ministério "ex-cathedra". São Roberto Belarmino, o grande Doutor da Igreja nessa época, foi um desses teólogos.
O Concílio Vaticano I - realizado em 1870 - proclamou o dogma da infalibilidade papal, estabelecendo que, quando o Papa ensina "ex-cathedra", isto é, como Vigário de Cristo, com o poder dado por Nosso Senhor a São Pedro, ensinando toda a Igreja sobre questões de Fé ou de Moral, com a vontade explícita de definir uma doutrina e condenando a sentença oposta, o Papa é infalível.
Esse dogma da infalibilidade do Papa - ao qual aderimos do mais profundo de nossas almas - é a garantia de que a Igreja jamais errará. O próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, ao dar as chaves a Pedro, lhe disse: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. E Eu te darei as chaves do Reino dos céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no céu. Tudo o que desligares na terra, será desligado no céu. E as portas do Inferno não prevalecerão contra ti" ( Mt. XVI, ).
É sobre essas palavras santíssimas de Nosso Senhor que a Igreja se baseou para proclamar a infalibilidade papal. É nisto que se fundamenta a devoção que todo católico deve ter pelo Papa, seja ele quem for.
Os inimigos da Igreja sempre quiseram criar confusões acerca desse ponto, ora atribuindo ao Papa enquanto tal, e à Igreja, os pecados em que um Papa pode cair como pessoa particular, ora estendendo a infalibilidade a qualquer ação do Supremo Pontífice.
O Papa é infalível como supremo mestre da Igreja, ao se pronunciar "ex-cathedra", mas isso não o torna impecável pessoalmente. Ao querer confundir infalibilidade com impecabilidade, os inimigos da Santa Sé buscam minar a devoção e a fé que se deve ter na infalibilidade pontifícia.
Ao pretender estender a infalibilidade a qualquer ação, discurso ou atitude do Papa, leva-se os fiéis a cair num erro que os porá em grave tentação, quando lhes ficar patente que o Papa - como pessoa particular - errou ou pecou.
Não se deve rejeitar a infalibilidade do Sumo Pontífice por causa de seus possíveis pecados ou erros pessoais, nem negar suas possíveis faltas morais por causa do brilho do carisma infalível de sucessor de Pedro,. Quanto ao Sumo Pontífice, pois, é preciso sempre ter em mente que ele continua infalível enquanto Papa, mesmo quando pecador enquanto homem, e que ele permanece um homem possivelmente pecador e falível, mesmo sendo Pontífice infalível quando fala "ex cathedra".
Para ilustrar o que dizemos, convém lembrar como agiu S. João Bosco no início do pontificado de Pio IX. Como se sabe, o Papa do incomparável Syllabus, o Papa da Imaculada Conceição, o Papa que proclamou o dogma da infalibilidade pontifícia teve, no início de seu pontificado, atitudes que muito favoreceram os liberais. Ele anistiou os terroristas e carbonários presos nos Estados da Igreja, deu uma constituição liberal para esses Estados, nomeou um primeiro ministro liberal; enfim ajudou tanto os revolucionários que Roma se tornou o refúgio de anarquistas, carbonários e revolucionários de todas as gamas e de todos os tipos. Por isso, a Maçonaria fazia gritar pelas ruas das cidades italianas e por todo o mundo: "Viva Pio IX !".
São João Bosco, que vivia então em Turim, ordenou a seus alunos que jamais gritassem "Viva Pio IX" e sim "Viva o Papa !" . Com isso, D. Bosco desfazia a manobra carbonária. Devemos gritar sempre "Viva o Papa", pouco importando o nome daquele que está no trono de Pedro. Seja ele santo ou pecador, devemos manter ao Papa, "doce Cristo na terra", como dizia Santa Catarina de Siena, nossa devoção filial e nossa fidelidade a tudo o que ele ensina, como legítimo sucessor de Pedro e com o poder das chaves.
Hoje a compreensão desses princípios é muito necessária, pois somos ameaçados por dois erros opostos com relação ao Papa: o sede-vacantismo e o infalibilismo universal.
Nós rejeitamos a ambos.
Há quem afirme que os últimos Papas, por sua adesão aos erros do Vaticano II - Concílio meramente pastoral e não dogmático, portanto falível e que, por isso, ninguém está obrigado a aceitar - teriam perdido o pontificado. Tese temerária, aventureira e imprudente, pois até hoje ninguém a demonstrou com provas claras e irrefutáveis. Essa tese põe os fiéis à beira do cisma, senão dentro dele.
De outro lado, os modernistas e progressistas, que viram suas idéias errôneas triunfarem no Vaticano II, procuram impingir aos fiéis católicos esses erros do último Concílio, como se fossem dogmas de Fé, o que é absolutamente falso.
Mais ainda, os defensores do infalibilismo absoluto e universal do Papa procuram fazer com que os católicos julguem qualquer discurso do Papa - até mesmo um simples discurso de acolhida de turistas - como se fosse um dogma de fé, nivelando um texto pastoral, ou um discurso de cortesia, aos pronunciamentos "ex-cathedra". Isso também nós não podemos aceitar.
Por exemplo, a famosa jornada de orações pela paz, realizada em Assis por João Paulo II, em 1986, se opôs frontalmente a tudo o que a Igreja sempre ensinou quando, em reiterados pronunciamentos dos Papas, condenou o intercofessionalismo e o indiferentismo. Tal jornada é inaceitável.
O Papa, não é demais repetir, só é infalível quando ensina "ex-cathedra", ou quando repete os ensinamentos de todos os Papas anteriores (Magistério Ordinário Universal). Fora disso, pode errar. Por isso, é legítimo rejeitar os erros do Concílio Vaticano II e tudo o que se tem feito com base neles, na medida em que contrariam os ensinamentos de todos os Papas anteriores.
Ter devoção ao Papa é dever de todo católico. Mas o próprio Papa reinante deve ter devoção ao Papado. Também João Paulo II tem obrigação de aceitar tudo o que os Papas anteriores a ele ensinaram "ex- cathedra".
É, pois, com verdadeira devoção católica à Cátedra de Pedro que exclamamos de toda nossa alma "Viva o Papa ! ", qualquer que ele seja.
Um dia, Cristo perguntou aos apóstolos: "Quem dizem os homens que eu sou ?" Os apóstolos responderam : "Uns dizem que és Elias, outros dizem que és João Batista que voltou ". E Cristo ainda: "E vós quem dizeis que eu sou ? ". Eles se calaram, não sabendo o que dizer.
Não sabiam o que dizer, após terem visto tantos milagres. Não sabiam o que dizer, após terem ouvido tantas verdades.
Até que S. Pedro proclamou: "Tu és o Cristo, filho de Deus vivo!"
Hoje, Deus nos pergunta: Que dizem os homens que é o Papa? E alguns respondem que ele é um homem comum, outros - hereges - ultrajam-no, dizendo-o o anticristo.
E nós, quem dizemos que é o Papa?
Ele é Pedro redivivo. Ele é, de fato, plenamente, "o doce Cristo na terra". Com Santa Catarina de Siena repetimos essa afirmação tão doce ao nosso coração de católicos, tão cheia de verdade, dessa Verdade que, desde o batismo, é a luz de nossas almas e de nossas vidas.
Sim, nós temos certeza. Nós, católicos, somos filhos da certeza. E com a certeza que nos dá a palavra de Cristo e o dogma da infalibilidade papal, firmes sobre a pedra, nós dizemos com toda força de nossas almas: o Papa é Pedro reinando em Roma. O Papa é o vigário de Cristo. E quando esse século maldito nos interroga com sua boca ateia ou com sua língua progressista; quando ele, sorrindo irônico, duvida de nossa fé; quando nos ameaça e nos interroga, dizendo: "E quem é o Papa ? " , com ufania lhe respondemos que ele é nosso Pai na Fé.
Depois de séculos de santidade gerada pela Igreja e por sua doutrina, infalivelmente repetida pelos papas de todos os tempos; após dois mil anos de milagres, como não saber responder a esta pergunta que o mundo, hoje, nos faz com insolência: "E quem é o Papa? " O Papa é a Rocha sobre a qual Nosso Senhor edificou a sua Igreja.
E quando esse século subjetivista e evolucionista, que de cada pseudo-cientista ou de cada guru faz um "papa" infalível, repele os Papas do passado porque pensa que tudo evolui, nós lhe respondemos que passarão os céus e a terra, mas as palavras do Papa, falando "ex-cathedra" jamais passarão.
Disse um poeta, que é fácil acreditar na luz, ao meio dia. Difícil é crer no sol, à meia noite.
Era fácil acreditar e ter verdadeira devoção ao Papa, quando em Roma reinavam São Gregório VII, Pio IX ou São Pio X. Difícil foi manter a verdadeira fidelidade e a verdadeira devoção ao Papa, em Avignon, ou no tempo do Grande Cisma do Ocidente, ou na corte de Roma renascentista.
Difícil ainda mais é manter fidelidade à Igreja e a verdadeira devoção ao Papa, nestes dias de trevas, durante o eclipse do sol católico, causado pelo Vaticano II.
É pois em meios às trevas modernistas do Vaticano II, odiados e incompreendidos pelos que erram à esquerda, e mesmo à direita, que proclamamos com Fé: Nós cremos na Igreja Una, Católica Apostólica e Romana. Nós cremos no Papa! Viva o Papa ! Viva o Papa, doce, doce Cristo na terra.
Publicado originalmente em:
"Viva o Papa!"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/papa/vivaopapa/
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
22 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
21 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
20 de dezembro de 2023
Mensagem do Blog São Pio V
Queridos leitores do Blog São Pio V,
Nesta época tão especial, é com imensa alegria que desejo a todos vocês um Santo e Feliz Natal. Que a luz divina que brilhou na manjedoura de Belém ilumine também os caminhos de cada um de vocês, enchendo seus corações de paz, esperança e amor.
Natal é tempo de reflexão, de renovar a fé e de reavivar a chama da fé. Que neste Natal, possamos seguir o exemplo do Menino Jesus, com humildade e a simplicidade em nossas vidas. Que o amor que Ele nos trouxe seja a bússola que guia nossos passos, levando-nos a amar e servir uns aos outros.
Que o espírito natalino não seja apenas um momento passageiro, mas sim um convite constante a buscar a santificação em nossas vidas. Que possamos nos entregar completamente nas mãos de Deus, confiando em Sua infinita misericórdia e amor. Que Maria, a Mãe Santíssima, seja nossa intercessora, guiando-nos no caminho da santidade e protegendo-nos com seu manto materno.
Que neste Natal, possamos também ser instrumentos de paz e esperança para aqueles que estão ao nosso redor. Que possamos compartilhar o amor que recebemos de Deus com generosidade, tornando o mundo um lugar mais acolhedor e cheio de compaixão.
Que a celebração do Natal seja um momento de comunhão com Deus e com nossos familiares e amigos. Que as festividades nos recordem da importância de estarmos unidos em amor e harmonia.
Que o Natal seja um tempo de renovação, conduzindo-nos a uma vida mais próxima de Deus. Que a luz da estrela de Belém brilhe intensamente em cada coração, dissipando as sombras e iluminando o caminho da verdade e da fé.
Que todos tenham um Natal abençoado e um Ano Novo repleto das graças divinas. Que a paz do Menino Jesus esteja sempre convosco.
Com sinceros votos de Feliz Natal,
Administrador do Blog São Pio V
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
19 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
18 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
17 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
16 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
15 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
14 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
13 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
12 de dezembro de 2023
Um Pouco de História do Apostolado
As missas ocorrem em um altar gentilmente presenteado por Gabriel Calixto, um grande amigo dos integrantes do Grupo São Pio V e do Apostolado do IBP em Curitiba.
A capela, que originalmente abrigava o altar, foi transferida para um terreno particular. Parte do material foi utilizado para construir uma nova capela de tamanho reduzido, enquanto o restante foi transformado em móveis.
As duas primeiras fotos mostram o altar na casa do Padre (localizada na Olavo Bilac e na antiga casa na Martim Afonso), e as demais fotos apresentam a capela onde o altar estava originalmente instalado. Publicamos também imagens de alguns detalhes da pintura interna da sala onde eram realizadas as aulas de catequese.
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
12/12 - Jesus, não permita que eu me afaste de Tua vontade!
Poesia
"Deus cria poesia no mundo por meio de Sua criação. Cada final de tarde é único. Imagine o que Deus reserva nos céus para nós pela eternidade."
11 de dezembro de 2023
Programação de Missas no Apostolado do IBP Curitiba
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 3ª feira, 12/12
07h30, Missa Rezada
⛪️ 4ª feira, 13/12
07h30, Missa Rezada
18h00, Exposição do Santíssimo
19h00, Conferência
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ 5ª feira, 14/12
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
⛪️ 6ª feira, 15/12
19h00, Santo Terço
19h30, Missa Rezada
⛪️ Sábado, 16/12
08h30, confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ Domingo, 17/12
III Domingo do Advento Gaudete
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissão
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
10 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
9 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
8 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
7 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
6 de dezembro de 2023
5 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
4 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
3 de dezembro de 2023
Programação de Missas no Apostolado do IBP em Curitiba
⛪️ Domingo, 03/12
I Domingo do Advento
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissões
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissões
19h00, Missa Rezada
——————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 04/12
07h30, Missa Rezada
⛪️ 3ª feira, 05/12
07h30, Missa Rezada
⛪️ 4ª feira, 06/12
07h30, Missa Rezada
18h00, Exposição do Santíssimo
19h00, Conferência
⛪️ 6ª feira, 08/12
Festa Imaculada Conceição
Dia Santo de Guarda
Dever de assistência à missa
Não há abstinência de carne
🚨06h30, Missa Rezada
🚨07h30, Missa Rezada
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prosdocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ 5ª feira, 07/12
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
⛪️ 6ª feira, 08/12
Festa Imaculada Conceição
Dia Santo de Guarda
Dever de assistência à missa
Não há abstinência de carne
🚨19h30, Missa Rezada
⛪️ Sábado, 09/12
08h30, confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ Domingo, 10/12
II Domingo do Advento
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa
18h30, Confissão
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
2 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
1 de dezembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
30 de novembro de 2023
29 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
28 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
27 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
26 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
25 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
24 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
23 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
23/11 - Arranque a amargura do seu coração e no lugar dela coloque a docilidade.
22 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
21 de novembro de 2023
Programação de Missas no Apostolado do IBP em Curitiba
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ Domingo, 19/11
VI Domingo remanescente da Epifania
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissões
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissões
19h00, Missa Rezada
——————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 20/11
07h30, Missa Rezada
⛪️ 3ª feira, 21/11
07h30, Missa Rezada
⛪️ 4ª feira, 22/11
07h30, Missa Rezada
18h00, Exposição do Santíssimo
19h00, Conferência
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ 5ª feira, 23/11
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
⛪️ 6ª feira, 24/11
19h00, Recitação do Terço
19h30, Missa Rezada
⛪️ Sábado, 25/11
08h30, confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ Domingo, 26/11
Ultimo Domingo depois de Pentecostes
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissão
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
20 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
19 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
18 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
17 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
16 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
15 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
14 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
13 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
12 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
11 de novembro de 2023
Programação de Missas no Apostolado do IBP em Curitiba
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ Domingo, 12/11
V Domingo remanescente da Epifania
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissões
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissões
19h00, Missa Rezada
——————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 13/11
07h30, Missa Rezada
⛪️ 3ª feira, 14/11
07h30, Missa Rezada
🚨⛪️ 4ª feira, 15/11
Não haverá Missa na casa do padre
Não haverá conferência
🚨⛪️ 6ª feira, 17/11
07h30, Missa Rezada
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
🚨⛪️ 4ª feira, 15/11
Nossa Senhora do Rocio
08h30, Confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ 5ª feira, 16/11
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
⛪️ 6ª feira, 17/11
🚨Não haverá missa🚨
⛪️ Sábado, 18/11
🚨Não Haverá missa🚨
⛪️ Domingo, 19/11
VI Domingo remanescente da Epifania
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissão
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
11/11 - Atire-se com sublime abandono aos braços de Deus.
10 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
9 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
8 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
7 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
A participação do leigo na Igreja!
Prezados Leitores e Amigos, Salve Maria!
Um leigo católico pode ensinar?
Existe limites para tal atuação?
O que a Igreja ensina sobre a participação do leigo católico em diversas ações no intuito de contribuir para a propagação da fé?
Vamos observar o que segue e tentar responder as questões propostas:
==========================================================================
Carta encíclica do Papa Leão XIII, 10 de janeiro de 1890 - Sobre os deveres fundamentais dos cidadãos cristãos.
IX. Obrigação universal de professar e propagar o Evangelho
23. A primeira aplicação desse dever é professar, clara e constantemente a doutrina católica e propagá-la o mais que se puder. Com efeito, como já se disse muitas vezes e com muita verdade: o que mais prejudica a doutrina de Cristo é não ser conhecida. Ela só, bem compreendida, basta para triunfar do erro, nem há aí alma simples e livre de preconceitos que a razão não mova a abraçá-la. Ora a fé, ainda que como virtude é um dom precioso da divina graça e bondade; todavia, quanto ao objeto sobre que versa, não pode por via ordinária ser conhecida senão pela pregação: “Como crerão naquele que não ouviram? E como ouvirão sem pregador?… a fé é pelo ouvido, e o ouvido pela palavra de Cristo” (Rm 10,14-17). Por conseguinte, sendo necessária a fé para a salvação, segue-se que é inteiramente indispensável a pregação da palavra de Cristo. É certo que esse encargo de pregar ou de ensinar pertence por direito divino aos doutores, isto é, aos bispos que o Espírito Santo constituiu para governar a Igreja de Deus (At 20,28) e de um modo especial ao pontífice romano, vigário de Cristo, preposto com poder supremo à Igreja universal como mestre de quanto se há de crer e praticar. Mas não pense ninguém que ficou por isso proibido aos particulares cooperar com alguma diligência nesse ministério, principalmente aos homens a quem Deus concedeu dotes de inteligência juntos com o desejo de serem úteis ao próximo. Esses, em caso de necessidade, podem muito bem, não já afetar a missão de doutores, mas comunicar aos outros o que eles mesmos aprenderam, e ser em certo modo o eco dos mestres. Até mesmo essa cooperação dos particulares pareceu aos Padres do Concílio Vaticano I tão oportuna e frutuosa, que não hesitaram em reclamá-la nos termos seguintes: “A todos os fiéis cristãos, principalmente àqueles que tem superioridade e obrigação de ensino, suplicamos pelas entranhas de Jesus Cristo, e em virtude da autoridade deste mesmo Senhor e Salvador nosso lhes ordenamos, que apliquem todo o seu zelo e trabalho em desviar esses erros e eliminá-los da luta da Igreja, e difundir a luz puríssima da nossa fé”.
==========================================================================
Um livro, muito conhecido no meio católico, A Alma de todo Apostolado de Dom Jean-Baptiste Chautard (página 151), fala de uma famosa conversa do Papa São Pio X:
"Qual é hoje, pergunta o Papa, a obra que se vos afigura mais necessária à salvação da sociedade? - Edificar escolas católicas, responde um deles. Não. – Multiplicar as igrejas, continua outro. - Ainda não. - Fomentar o recrutamento sacerdotal, diz um terceiro. - Não, não, replica São Pio X; o que, no momento presente, é mais necessário é ter-se em cada paróquia um grupo de leigos ao mesmo tempo muito virtuoso, esclarecido, resoluto e deveras apóstolo".
Uma observação: Deve-se ter muito cuidado e prudência sobre os assuntos que os leigos tentam ensinar, por exemplo, assuntos de alta complexidade no campo da filosofia e em teologia. Nem tudo é lícito ao leigo tratar ou ensinar e isso varia de acordo com a capacidade de cada um. E quais os limites desse apostolado leigo? Essa questão é de cunho particular de cada leigo e cabe a orientação de um bom sacerdote para que se saiba até onde vai esse limite.
==========================================================================
O próprio Concílio Vaticano II dá o direito para os leigos:
"A todos os leigos, portanto, incumbe o preclaro ônus de trabalhar para que o plano divino da salvação atinja sempre mais a todos os homens de todos os tempos e de todos os lugares da terra. Conseqüentemente, sejam-lhes dadas amplas oportunidades para que também eles participem ativamente na obra salvífica da Igreja, de acordo com suas forças e as necessidades dos tempos" (Vaticano II, Lumen Gentium, nº 83).
"Os sagrados Pastores, porém, reconheçam e promovam a dignidade dos leigos na Igreja. De boa vontade utilizem-se do seu prudente conselho. Com confiança entreguem-lhes ofícios no serviço da Igreja. E deixem-lhes liberdade e raio de ação. Encorajem-nos até para empreender outras obras por iniciativa própria. Com amor paterno, considerem atentamente em Cristo as iniciativas, os votos e os desejos propostos pelos leigos. Respeitosamente reconheçam os Pastores a justa liberdade que a todos compete na cidade terrestre" (Vaticano II, Lumen Gentium, nº 97).
==========================================================================
A CNBB reconheceu esse direito dos leigos ao proclamar em decisão da 35a. Assembléia Geral:
"Deste modo a ordem jurídica eclesial exige que seja tutelada e promovida a liberdade de todos os fiéis, que corre paralela à co-responsabilidade que lhes atribuiu o Vaticano II. Daí uma certa pluralidade de opiniões pode ser índice positivo de vida e criatividade. Também daí o dever de algum fiel se expressar, mesmo contrariando o consenso majoritário. Fundamental é que os fiéis devem "conservar sempre, também no seu modo particular de agir, a comunhão com a Igreja" (c. 209§ 1).
"A liberdade e responsabilidade dentro da comunhão eclesial, no que toca ao nosso tema, sublinha o direito dos fiéis de expressarem aos pastores as próprias necessidades e anseios (c. 212 § 2), e até mesmo de manifestarem a própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja (c. 212 § 3). Também no que diz respeito às coisas da sociedade civil, podem exprimir a própria opinião, imbuída de espírito evangélico e à luz da doutrina do magistério eclesiástico, embora sem apresentá-la como doutrina da Igreja (c. 227). (XXXV Assembléia geral da CNBB, Direitos e deveres dos Bispos, como mestres da Fé, e dos fiéis, em especial no que se refere ao diálogo entre magistério e teólogos(as) (...) Os direitos dos fiéis.
==========================================================================
Por fim, o Código de Direito Canônico, no Livro II, I parte, Título I, quando trata dos direitos dos fiéis cristãos em geral, diz no seu Cânon 212, parágrafo 3.o:
§ 3. De acordo com a ciência, a competência e o prestígio de que gozam, têm o direito e, às vezes, até o dever de manifestar aos Pastores sagrados a própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja e, ressalvado a integridade da fé e dos costumes e a reverência para com os Pastores, e levando em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas, dêem a conhecer essa sua opinião também aos outros fiéis.
E diz ainda:
Cân. 225 - § 1. Uma vez que, como todos os fiéis, por meio do batismo e da confirmação, são destinados por Deus ao apostolado, os leigos, individualmente ou reunidos em associações, têm obrigação geral e gozam do direito de trabalhar para que o anúncio divino da salvação seja conhecido e aceito por todos os homens, em todo o mundo; esta obrigação é tanto mais premente naquelas circunstâncias em que somente por meio deles os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo.
==========================================================================
Um leigo católico pode ensinar?
Leão XIII enfatiza bem que todo cristão tem o dever de
cooperar para que a doutrina católica seja obedecida. Eu conheço muitas pessoas que foram convertidas como fruto de um apostolado leigo, conheço também muitos padres que foram convertidos através de apostolados leigos. Portanto, qualquer leigo pode ensinar a doutrina católica, no entanto com humildade, respeito, oração e sabendo respeitar os limites para tal ensino, sempre afirmando que repassa aquilo que recebeu, sem tirar ou colocar nenhuma vírgula. Saliento que tivemos muitas notícias de pessoas que tiveram sua conversão pelos textos publicados em nosso Blog, um blog que sempre foi mantido por leigos.
No livro A Alma de todo Apostolado de Dom Jean-Baptiste Chautard (página 151), fala de uma famosa conversa do Papa São Pio X, demonstrando que o leigo tem um papel importante na propagação e
ensino da doutrina católica, claro que sempre subordinado ao papel
central do clero. Porém, é claro que é preciso ter muita prudência nessa
questão, principalmente nos dias de hoje, para não correr o risco de exceder sua capacidade, pois existem muitos assuntos difíceis que precisam ser ensinados pelo clero bem preparado. Deve-se ter muito cuidado e prudência sobre os assuntos que nós,
enquanto leigos, tentamos ensinar, por exemplo, assuntos de alta
complexidade no campo da filosofia, em teologia, assuntos muito complexos como a
doutrina da graça ou a vida mística, são assuntos de tamanha envergadura que é
mais fácil cair em erros do que ajudar alguém com sólidos
esclarecimentos. Eu que já fui catequista, sempre tive um cuidado redobrado para simplesmente repetir tudo o que encontramos nos catecismos, tanto na preparação de crianças para a primeira eucaristia, assim como jovens e adultos para o Crisma. As perguntas complicadas, procurava perguntar para uma padre de boa doutrina, estudar mais ou orientar para que o catequizando (jovem ou adulto) buscasse tal entendimento com um padre.
Portanto, nem tudo é lícito ao leigo tratar
ou ensinar e isso varia de acordo com a capacidade de cada um. E quais
os limites desse apostolado leigo? Essa questão é de cunho particular de
cada leigo e cabe a orientação de um bom sacerdote para que se saiba
até onde vai esse limite. A ajuda de pessoas mais experientes no assunto
e de boa formação (no caso da falta de um sacerdote idôneo) também pode
ser um excelente auxílio.
Existe limites para tal atuação?
Vou repetir o texto apresentado na resposta anterior. Portanto, nem tudo é lícito ao leigo tratar
ou ensinar e isso varia de acordo com a capacidade de cada um. E quais
os limites desse apostolado leigo? Essa questão é de cunho particular de
cada leigo e cabe a orientação de um bom sacerdote para que se saiba
até onde vai esse limite. A ajuda de pessoas mais experientes no assunto
e de boa formação (no caso da falta de um sacerdote idôneo) também pode
ser um excelente auxílio.
O que a Igreja ensina sobre a participação do leigo católico em diversas ações no intuito de contribuir para a propagação da fé?
O Papa Leão XIII diz que não pense ninguém que ficou por isso proibido aos particulares
cooperar com alguma diligência nesse ministério. Também salienta que os Padres do Concílio Vaticano I afirma que A
todos os fiéis cristãos, principalmente àqueles que tem superioridade e
obrigação de ensino, devem aplicar o seu zelo e trabalho em desviar esses
erros e eliminá-los da luta da Igreja, e difundir a luz puríssima da
nossa fé.
O Papa São Pio X afirma que é mais necessário ter em cada paróquia um grupo de leigos ao
mesmo tempo muito virtuoso, esclarecido, resoluto e deveras apóstolo.
Muito interessante o que o código de direito canônico apresenta, afirmando que os fiéis podem individualmente ou reunidos em associações trabalhar no anúncio divino da salvação.
Conclusão
Ficou evidenciado que a Igreja sempre promoveu a participação do leigo, inclusive em textos do Concílio Vaticano II, os quais demonstram a importância do apostolado leigo, tanto individualmente ou em associações, devendo receber liberdade e raio de ação por parte dos seus pastores. É uma pena que muitas vezes o leigo é desprezado pelo Clero, pois apesar de sua participação ser pequena, ela é agradável ao nosso Deus.
Obs: O nosso texto foi baseado em respostas do Professor Orlando Fedeli, pois ele era muito questionado sobre onde recebeu autorização para ensinar catecismo, história da igreja, entre outros através de palestras, vídeos, cartas, etc.
6 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
5 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
4 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
3 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
2 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
2/11 - Submeter-se não significa ser escravo, mas ser livre para receber santos conselhos.
1 de novembro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
31 de outubro de 2023
Programação de Missas no Apostolado do IBP em Curitiba
No Salão/Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ Domingo, 29/10
Festa de Cristo Rei
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissões
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissões
19h00, Missa Rezada
——————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 30/10
07h30, Missa Rezada
⛪️ 3ª feira, 31/10
Não haverá missa pela manhã
19h00, Missa Rezada
☠️ 4ª feira, 01/11
Festa de Todos os Santos
07h30, Missa Rezada
18h00, Exposição do Santíssimo
19h00, Conferência
☠️ 6ª feira, 03/11
Primeira Sexta-feira do mês
07h30, Missa Rezada
——————————————————
No Salão/Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
☠️ 5ª feira, 02/11
Finados
08h30, Missa dupla de finados
10h00, Missa Cantada
Não haverá Missa pela noite
☠️ 6ª feira, 03/11
Primeira Sexta-feira do mês
18h30, Hora Santa Reparadora
19h30, Missa Rezada
☠️ Sábado, 04/11
08h30, Confissões
09h00, Missa Rezada
☠️ Domingo, 05/11
Solenidade Externa de Todos os Santos
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissão
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
30 de outubro de 2023
29 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
28 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
27 de outubro de 2023
26 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
Dia 26/10 - Que Deus reforce teus santos propósitos!
25 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
24 de outubro de 2023
FOFOCA - Ela é destrutiva e irresponsável. Também é um pecado!
Caros Amigos e Leitores, Salve Maria!
PROBLEMA
A "Fofoca" é um problema que encontramos dentro da família, com os vizinhos, no ambiente de trabalho, em nosso círculo de amizades e até mesmo nos ambientes religiosos (paróquias e apostolados).
Muitas vezes entendemos que o problema está apenas em quem profere a fofoca, mas quem ouve com gosto também comete o mesmo pecado.
ENTENDIMENTO
No oitavo mandamento proíbe Deus toda a ofensa contra a honra do próximo e toda a falsidade.
A honra (o bom nome) é um bem muito estimável, porque permite ao homem adquirir bens temporais e eternos.
Por isso convém que alcancemos bom nome para com os nossos próximos e procuremos conservá-lo, o que se obtém fazendo as nossas boas obras mesmo diante dos homens e defendendo a nossa honra, quando injustamente a mancham.
Somos, além disso, obrigados a omitir tudo o que ofenda a reputação do próximo: a suspeita e o juízo temerário, a maledicência, a calúnia, a injúria, a aceitação favorável de murmurações contra a honra do próximo.
A calúnia consiste em atribuir ao próximo faltas que ele não cometeu; quando esta denúncia se faz perante a autoridade torna-se uma acusação falsa.
Quem ouve com gosto as palavras que ofendem a honra do próximo comete o mesmo pecado que quem as profere.
Lesar a honra do próximo é um pecado tanto maior quanto maior é o dano que se lhe causa.
Todo aquele que causou dano à reputação do próximo é obrigado severamente a repará-lo, quer pedindo desculpa, quando o fez secretamente, quer por uma retratação, quando o fez publicamente. Aquele que não quer reparar o dano causado à reputação do próximo, não pode obter nem o perdão de Deus, nem a absolvição do sacerdote.
Aquele que julga duramente o próximo será um dia severamente julgado por Deus. Aquele que julga o próximo comete uma injustiça para com Deus, porque se intromete na sua jurisdição. Aquele que destrói a reputação do próximo é muitas vezes castigado severamente por Deus já nesta vida, caindo na desgraça que preparava aos outros. Aquele que tem o hábito de fazer o mal à reputação do próximo está a caminho da condenação eterna.
DICA PARA FUGIR DA FOFOCA
Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém.
Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:
– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
– Três peneiras? – indagou o rapaz.
– Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
Arremata Sócrates:
Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
CONCLUSÃO
A fofoca pode ser um pecado grave.
A "fofoca", em termos técnicos, abrange dois pecados: o da maledicência e o da murmuração.
O primeiro, a maledicência, consiste em revelar os pecados e defeitos de outrem para ferir a sua fama. Pode até ser que o que se fala a respeito do próximo não seja inventado – o que seria uma calúnia –, mas, ainda assim, trata-se de um pecado grave. Ensina Santo Tomás de Aquino que "privar a outrem de sua reputação é muito grave, porque a reputação é o mais precioso entre os bens temporais e, com a sua falta, o homem se acha na impossibilidade de praticar muitos bens". Diz, ainda, o Catecismo da Igreja Católica que "a maledicência e a calúnia ferem as virtudes da justiça e da caridade". Por isso, ainda que as pessoas cometam erros e faltas, importa que os cubramos com um véu de caridade, assim como os filhos de Noé cobriram a nudez de seu pai, no Antigo Testamento (cf. Gn 9, 23).
É lícito, quando se tem uma grave razão, revelar as faltas de alguém. É o caso dos políticos, que se submetem à apreciação pública, quando o que fazem afeta o bem comum ou compromete o desempenho do cargo que exercem ou virão a exercer.
O segundo, a murmuração, consiste em revelar os pecados e defeitos de outrem para destruir uma amizade. Por esse fim, Santo Tomás ensina que a murmuração é muito pior que a maledicência, posto que a amizade é um bem muito maior que a boa fama: "Um amigo é o mais precioso entre os bens exteriores". Aqui, novamente, a menos que haja uma razão para salvar o próximo dos malefícios praticados por outrem, está a se falar de um pecado grave.
Portanto, seja para falar, seja para calar, é preciso conduzir-se pela caridade, "que é o vínculo da perfeição" (Cl 3, 14).
Obs: O nosso texto é uma compilação de diversos outros textos.
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
23 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
22 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
21 de outubro de 2023
Programação de Missas no Apostolado do IBP em Curitiba
XXI Domingo pós Pentecostes
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
10h00, Missa Cantada
19h00, Missa Rezada
——————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 23/10
07h30, Missa Rezada
07h30, Missa Rezada
07h30, Missa Rezada
18h00, Exposição do Santíssimo
19h00, Conferência
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prosdocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ 5ª feira, 26/10
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
19h00, Santo Terço
19h30, Missa Rezada
08h30, Confissões
09h00, Missa Rezada
Festa de Cristo Rei
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
10h00, Missa Cantada
19h00, Missa Rezada
Padre Thiago, IBP
Edificando Esperança: A Jornada da Nossa Capela - Um Apelo para as Almas Católicas
Um Apelo para as Almas Católicas
Hoje, convidamos você a embarcar em uma jornada profundamente significativa e transformadora. É uma jornada de fé, devoção e solidariedade que nos levará a realizar um sonho há muito acalentado: a construção da Capela da Imaculada Conceição, projeto que começou muitos anos atrás com o Grupo de Católicos São Pio V.
Atualmente as celebrações oferecidas pelo IBP - Instituto do Bom Pastor Curitiba acontecem em um salão de festas que, apesar de todos os esforços para torná-lo digno, não reflete a profundidade de nossa espiritualidade. A verdade é que, ao reunir-nos ali, estamos fazendo muito mais do que apenas elevar nossas orações ao céu, estamos compartilhando nossa fé, nosso amor e nossas vidas para Deus, nossa Mãe Santíssima, todos os Santos do céu e com nossos irmãos de fé.
No entanto, não podemos ignorar as limitações do espaço.
Além disso, nosso local atual é de difícil acesso para muitos que dependem do transporte público para participar das celebrações. Entendemos que cada alma que deseja se unir a nós em oração deveria encontrar um caminho acessível. Nossa missão é estender nossas mãos a todos, independentemente de suas circunstâncias.
A Capela da Imaculada Conceição será mais do que um edifício de pedra. Ela será um santuário de esperança, um refúgio para todos que buscam a presença de Deus. Uma casa santa onde todos são bem-vindos, onde as almas podem encontrar conforto em tempos de turbulência, onde a fé se renova e os laços se fortalecem.
Construir essa capela não é apenas um ato de doação; é um ato de amor e fé. É uma declaração de que estamos comprometidos na busca de nossa salvação, em ter um espaço onde todos possam adorar o nosso Deus e honrar Nossa Senhora e todos os Santos que estão no Céu.
Cada contribuição mensal nos levará um passo mais perto desse objetivo nobre.
Compreendemos que nem todos podem contribuir financeiramente da mesma maneira. Cada doação, grande ou pequena, é um tijolo que construirá nosso santuário. Cada gesto de solidariedade nos aproxima de nossa meta.
Você tem o poder de fazer a diferença! Entre em contato conosco pelo formulário em nosso blog (Contato) e compartilhe como você pode ajudar. Seja um doador mensal de nossa causa. Ajude-nos a disseminar esta mensagem de esperança e unidade para o maior números de pessoas.
Nossa jornada é uma jornada de fé, e juntos, podemos criar um espaço sagrado que será um farol de luz em nosso mundo tão materialista. Vamos construir nossa Capela da Imaculada Conceição!
Que este apelo toque profundamente o seu coração e inspire você a se unir a nós nesta missão.
Com gratidão e esperança!
20 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
19 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
18 de outubro de 2023
Blog São Pio V
Prezados Amigos e Leitores, Salve Maria!
Muitas vezes pensamos desistir; muitas vezes não fomos compreendidos; muitas vezes a pressão foi tão forte que parecia existir apenas uma conclusão: não vale a pena!; as críticas eram constantes; os julgamentos, mesmo de pessoas que diziam apoiar o nosso apostolado leigo, eram terríveis; as adversidades eram constantes; no entanto, restava a devoção por Nossa Querida Mãe Santíssima e o amor pela Missa Tridentina (missa de sempre) que nos impulsionava para frente, para enfrentar quaisquer novos obstáculos e desafios, pois o blog foi criado para ajudar as pessoas encontrarem ou aumentarem a sua fé, mesmo sabendo que somos limitados e pecadores. O grupo nunca fez nada por vaidade pessoal, mas apenas procurando ser verdadeiros soldados de Cristo. Buscamos afastar o respeito humano, pois de respeito humano o inferno está cheio. Somos Católicos Apostólicos Romanos. O nosso trabalho existe pela graça de Deus, pois não temos capacidade nenhuma de fazer algo realmente bom, pois apenas Deus é Bom. Portanto, o blog é um favor que Deus concedeu ao grupo São Pio V para oferecer às boas almas que buscam todos os dias o caminho da salvação.
Seguindo o que diz São Pio de Pietrelcina, "Ocupe seu tempo em ganhar almas para Jesus, ensinando a elas como agradá-Lo".
Pedimos encarecidamente, ajude nossa campanha para a construção da capela, divulgue nosso blog, continue acompanhando nossas publicações, apresente sugestões, faça críticas se for o caso, pois somente assim vamos entender que o nosso apostolado está tendo algum fruto.
Obrigado!
Um grande abraço em Nosso Senhor Jesus Cristo!
Blog São Pio V
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
17 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
16 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
Programação de Missas no Apostolado do IBP em Curitiba
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ Domingo, 15/10
XX Domingo pós Pentecostes
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissões
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissões
19h00, Missa Rezada
——————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 16/10
07h30, Missa Rezada
⛪️ 3ª feira, 17/10
07h30, Missa Rezada
⛪️ 4ª feira, 18/10
07h30, Missa Rezada
18h00, Exposição do Santíssimo
19h00, Conferência
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ 5ª feira, 19/10
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
⛪️ 6ª feira, 20/10
19h00, Santo Terço
19h30, Missa Rezada
⛪️ Sábado, 21/10
08h30, Confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ Domingo, 22/10
XXI Domingo pós Pentecostes
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissão
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP
15 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
14 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
13 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
12 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
11 de outubro de 2023
365 dias com Padre Pio - frases para cada dia do ano
10 de outubro de 2023
Horários das Missas no Apostolado do IBP em Curitiba
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ Domingo, 08/10
XIX Domingo pós Pentecostes
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissões
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissões
19h00, Missa Rezada
——————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 09/10
07h30, Missa Rezada
⛪️ 3ª feira, 10/10
07h30, Missa Rezada
⛪️ 4ª feira, 11/10
07h30, Missa Rezada
18h00, Exposição do Santíssimo
19h00, Conferência
——————————————————
No Salão-Capela, Rua Prodocimo Lago 1242, Taboão
⛪️ 5ª feira, 12/10
Nossa Senhora Aparecida
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissões
10h00, Missa Cantada
Não haverá missa da noite
⛪️ 6ª feira, 13/10
19h00, Santo Terço
19h30, Missa Rezada
⛪️ Sábado, 14/10
08h30, Confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ Domingo, 15/10
XX Domingo pós Pentecostes
08h00, Confissões
08h30, Missa Rezada
09h30, Confissão
10h00, Missa Cantada
18h30, Confissão
19h00, Missa Rezada
🙏Deus abençoe!
Padre Thiago, IBP