Mostrando postagens com marcador Imitação de Maria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Imitação de Maria. Mostrar todas as postagens

8 de outubro de 2011

CANTOS A MARIA (VI-7 e final)

Maria Rainha e Porta do céu

Salve, ó Virgem,
esperança dos pecadores,
Mãe do eterno Rei,
deles rompe as correntes
com tua oração, ó Senhora.

Salve, ó Virgem,
não te demores,
apressa-te em abrir-nos as portas,
ordena que entremos contigo
na glória do céu.

Salve, ó Virgem,
de Deus amada,
seja nossa advogada,
tu, que és chamada
Estrela do mar
que ao céu conduz.


Rainha e Senhora do mundo

Salve, ó Senhora do mundo,
única sem igual;
rogamos-te que por ti
seja o Senhor aplacado,
Ele, que por nós quis
encarnar-se em ti
e cruelmente ser transpassado
no lenho da cruz.

Salve, ó cheia de graça,
Senhora dos anjos
consoladora de todos
e esperança dos desgraçados.
Estás muito elevada
no reino dos céus.
Rogamos-te que apagues
as manchas de nossos pecados.

Salve, ó Mãe de Jesus,
totalmente graciosa,
Virgem prudente e humilde
e toda virtuosa;
entre as filhas de Sião
és deliciosa;
conduz-nos à gloriosa
alegria do céu.
Amém.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo VI. pág. 138 - 139)

1 de outubro de 2011

CANTOS A MARIA (VI-7)

Salve, Rainha dos céus

“Salve, Rainha dos céus,
salve, dos anjos Senhora,
broto sagrado e porta feliz,
donde despontou
do mundo a aurora.”

Ó gloriosa,
que dissimulas os delitos da gente,
melodia para as tristes multidões,
és para o pobre o livro da lei
o texto e o comentário:
rosa e prosa,
Mãe do Sumo Rei.

Desfruta, Virgem gloriosa,
formosa como ninguém.

Salve, porta da esperança,
perfumada como uma rosa,
palmeira, flor das virgens,
paz do réu depois da tormenta,
és lei com graça: aos condenados
traz a anistia.

“Salve ó belíssima”.

Luz excelsa e virginal,
refulgente como a aurora,
que sobes até o templo eterno,
roga por nós,
para que na hora da morte
não nos encontre o inferno.

“Roga a Cristo por nós”.


Alegra-te, ó Rainha do céu

Em ti a razão se assombra,
Virgem Mãe,
por quem a estirpe de Adão
está reconciliada.
E tu, por divino ditame santificada,
segundo o anúncio de Gabriel
és por Mãe elevada.

“Ressuscitou como havia dito,
aleluia!”

Roga por nós ao Senhor,
aleluia!

Não submetida a humanos contatos
e, entretanto, um Filho traz,
de todo vício ilesa,
bem recebida por tua pureza,
maravilhosamente exaltada
ao palácio do céu,
leva-nos, ó bem-aventurada,
ao regaço da paz.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo VI. pág. 136 - 138)

24 de setembro de 2011

CANTOS A MARIA (VI-6)

Faz-nos dignos

Ave, Virgem gloriosa,
de Deus, excelsa esposa,
louvável, formosa
e cara a todos os humanos
pela flor de castidade
com que venceste toda sedução
do império de Satã.

Faz-nos dignos de elevar
a ti o canto, e de apagar
os incêndios de luxúria.

Decidida desprezaste
toda inútil vaidade,
buscando ao Rei dos reis
com anseio sublime,
pelo que com ele mereceste
alegrar-te e adornar-te
de colares inefáveis.

Faz-nos dignos…

No fulgor de tuas jóias
ao casto Cordeiro imitaste,
para amar com fruição
o que, sendo ainda jovem,
em ti com júbilo levaste.

Faz-nos dignos…

De seus abraços ansiados
o calor ao fim recebeste, ó Rainha;
segue a teu Filho amado
com as virgens sagradas,
cantando com doçura.

Faz-nos dignos…


A Mãe da misericórdia

Eu sou a Mãe da misericórdia,
culminada de amor e de doçura,
sou a alegria especial dos santos,
porque sou boa.

Venham a mim vocês que me amam,
e no seio de meus consolos
se sentirão saciados,
porque sou boa.


A excelência de Maria

Múltipla e Grandíssima
é a excelência da vida
da Virgem Maria Santíssima.

Sua pessoa e conversação sobressaem
por sua profunda humildade,
por sua sublime castidade,
por sua imensa caridade,
por sua generosa misericórdia
e com todos piedade.

Ó venerável Virgem,
com justiça és bendita como ninguém
pelos séculos eternos. Amém.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo VI. pág. 134 - 136)

17 de setembro de 2011

CANTOS A MARIA (VI-5)

Maria nossa salvação

Vara de Jessé, que produzes fruto e flor,
lâmpada no céu resplandecente
e benigna para todos,
faze que se ornem fervorosos com Deus
nossos corações tíbios para o bem.

Tu foste lírio entre os espinhos
e flor dos vales,
és porto que dá alívio,
és sempre remédio para o mal

Apressa-te, ó Mãe,
mostra a imensa misericórdia,
oferece ao Filho o peito e o regaço,
e a nós impetra-nos perdão.


Contemple a Estrela

Se surgem contra ti
os ventos da tentação,
não temas tu;
recorde e contemple a Estrela do mar,
invoque Maria, Mãe de Deus.

Se ela te sustenta, não cairás;
se ela te protege,
não te danará o inimigo.

Contemple a Estrela do mar,
invoque Maria...

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo VI. pág. 133 - 134)

10 de setembro de 2011

CANTOS A MARIA (VI-4)

Terna Jovem

Quão bela és, terna jovem,
quão delicada e isenta de mancha,
quão poderosa e eterna Rainha,
segundo atestam teus numerosos milagres.

Tu foste a lã sobre a era,
Arca de aliança, Torre de marfim,
sê tu nosso escudo salvador,
grão puro sem casca.

Digníssima Filha de David,
Virgem, a mais bela entre as mulheres,
cidade real e torre forte,
defende-nos da má morte.

A beleza de Maria

Ei-la visto como uma pomba
que subia sobre os espelhos das águas,
e seu inestimável perfume
fluía em abundância de suas vestes.

Como dias de primavera
a circundavam pétalas de rosas
e lírios dos vales.

Quem é esta que sobe do deserto
como nuvem de vapor,
com aromas de mirra e incenso?

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Como dias de primavera
a circundavam pétalas de rosas
e lírios dos vales.

3 de setembro de 2011

CANTOS A MARIA (VI-3)

As dores da Virgem

Abaixo da luz se senta, em pranto,
a Mãe de Deus,
enquanto aproxima Jesus de seu casto regaço.
Como chora ao contemplar o rosto
de seu Filho dilacerado!

Beija com seus piedosos lábios
as vermelhas chagas de Jesus,
estreita com ambos os braços
seus ombros e seus flancos.

Ó Maria, vermelha rosa,
branco lírio,
doce, pia, amorosa,
aplaca a seu Filho.

Feliz, o deste à luz
entre angelicais cantos;
agora, desprendido da cruz,
O estreitas com feridos braços.

Alma piedosa,
compadece a Cristo e à sua Mãe;
se desejas gozar
com eles no céu.

Jesus, Filho de Deus, apieda-Te de mim
pelas preces de tua devota Mãe,
salva-me por tua cruz,
leva-me contigo ao céu até a verdadeira luz.

Tu, que ao ladrão contrito
prometestes o paraíso,
perdoa-me, pecador,
por teu sangue redimido.

Filhas de Jerusalém,
venham e vejam;
convertam-se ao Crucificado
e ponham-se a chorar.


Jóia de pudor

Maria, fidelíssima guardiã
de seu próprio pudor,
como rola fugia,
e na solidão do coração vivia
como em pequeno ninho de candor.

Guiava seus pensamentos
com santa meditação,
até a posse de consumada virtude
e até os frutos de contemplação.

Assim a dulcíssima Maria
era amiga do sossego,
gostava de permanecer em casa
em vez de sair à rua.

A muito humilde Maria
odiava os tumultos,
fugia das aglomerações
para não sofrer detrimento
nem em sua alma ou em seu nome.

Jóia de pudor,
conceda-nos assim viver.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo VI. pág. 129 - 131)

27 de agosto de 2011

CANTOS A MARIA (VI-2)

Maria prefigurada

Ave Rainha celestial,
admiravelmente constituída imperatriz
pela Tripla Majestade Divina.

O Rei dos anjos e dos santos,
atraído e impressionado
pelo perfume de tuas virtudes
desceu dento de ti.

Tu, louvor de Padres e Profetas,
tu, de muitas escrituras
brilhante comentário e encanto dos corações
por causa de tua doçura

Porta fechada, jamais aberta,
transpassada e sempre selada
te descreveu Ezequiel como te viu

A sarça em chamas sem consumir-se,
que foi admiração do profeta
te cantou casta e parturiente

São figuras tuas
a vara seca embora florecida,
a lã de Gedeão
em celestial orvalho embebida

Por ti, Ester, a Mardoqueo
o justo judeu salva o rei
e executa a Hamã o réu
por causa de delito seu

Com a espada de Judite
abates a soberba de Holofernes
que ameaça com a ruína de Judá

Pelo supremo rei coroada
Mãe clemente, doce e cara,
sê nossa advogada, Virgem pia.

Bendigamos e louvemos a Jesus,
que a sua Mãe Maria
bendisse em Deus pela eternidade

O Natal

Todo o mundo esteja em festa
com alegria e coração puro,
sem mancha e sem vícios,
porque é o dia do Senhor,
que da Virgem há nascido

No parto de Maria
Mãe pia,
que o povo se alegre
e cada qual lhe renda
os louvores mais expressivos

Desfruta, homem, na terra
com júbilo e entusiasmo,
dê graças ao Divino Filho
porque por seu auxílio
da culpa fica limpo

Louvores a ti, Mãe feliz
em cujo regaço virginal,
nascido por obra do Paráclito;
sem intervenção de varão,
o supremo Criador do mundo
encontra seu descanso.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo VI. pág. 127 - 129)

20 de agosto de 2011

CANTOS A MARIA (VI-1)

Quem é Maria

Maria é o translúcido vaso
do Espírito Santo Paráclito,
a gloriosa cidade de Deus,
a mulher das virtudes
que esmagou a cabeça viperina.

Mais esplendorosa que o sol,
mais encantadora que a lua
mais brilhante que a aurora,
com mais claridade que as estrelas.

A ela pecadores e devotos
acudimos, entre golpes de peito,
dizendo: “Santa, Santa, Santa Maria,
Nossa Senhora Clemente e pia,
faça-nos participar por teus rogos
da glória do céu”.

Poesia sobre a Bem-aventurada Virgem

Ave belíssima Rainha,
A quem por graça divina
exaltou a Trindade,
a que nem antes nem depois
outra fez maior.

Em tua juventude
Por tuas provadas virtudes
O Rei dos reis, sumo e eterno Deus,
Te elegeu como esposa.

Um anjo te convidou,
ó maravilha,
tanto lhe agradaste
e quando disse: “Cheia de graça”,
como Virgem concebeste,
e Virgem permaneceste.


E exclamaste: “Faça-se em mim
segundo tua palavra”.

Saudação e louvor de Padres e Profetas,
Comentário de muitas Escrituras,
Porta transpassada y siempre fechada
de Ezequiel

Como a sarça que Moisés observou
incendiada sem consumir-se,
sssim dá à luz Emanuel,
Virgem que não conhece varão.

Como floresceu a vara seca de Arão
contrariando as leis naturais,
como o velo de lã de Gedeão
maravilhosamente se empapou
de orvalho celestial,
assim na salvaguarda do pudor,
na ausência de dor
e da intervenção de varão
tu deste à luz, como atesta Gabriel.

Salve Ester, por teu intermédio
o rei salvou a Mardoqueu,
matando a Hamã o réu.
Tu, Judite, mostras a cabeça
decapitada de Holofernes
que soberbo sonhava em dispersar
ao povo de Judá

Rainha, mãe do sábio Salomão
que governa em Sião,
a cuja destra está sentada
como nossa advogada,
Virgem clemente e pia,
protege-nos Maria. Amém.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo VI. pág. 124 - 127)

13 de agosto de 2011

ROGAR E CANTAR A MARIA (V)

Oração à Bem-aventurada Virgem para a hora da morte

1) Amabilíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, rica, além de todo limite, de uma doçura tão notável que a mente humana não pode compreender nem expressar, eu, humilde servido teu, me inclino submisso e com todo o afeto do coração diante de teu gloriosíssimo trono, exaltado por todos os coros angelicais no Reino dos céus.

2) Tu a mereceste, digníssima Mãe de Deus, porque foste achada a mais humilde entre as filhas de Jerusalém e foste agradável aos olhos do Senhor, Virgem estimadíssima, dado que não se encontrou na terra nenhuma outra semelhante a ti. Portanto, me inclino uma vez mais ante teus pés desejando saudar-te e louvar-te como é devido com lábios devotos e coração puro.

3) Mãe excelsa, demasiado sei que não sou digno de alçar meus olhos impuros, com freqüência manchados pela concupiscência da carne e pela soberba da vida, até teu limpidíssimo rosto, radiante de luz divina, admirado por toda milícia celestial. Em tudo tu luzes esplêndida, ornada maravilhosamente de cândidos véus e rosas vermelhas e pequenas flores de ouro. Por isso fico confuso por minha impureza, pensando tristemente em minha indignidade.

4) Por tua clemência e por tua doçura, sinto ainda surgir em mim a grande e forte esperança de poder impetrar quanto antes a graça e o pleno perdão, à mercê de tua intervenção e de tua mediação. E que outra coisa poderia desejar de tua parte, misericordiosíssima Mãe e dulcíssima Virgem, fora sentir-me perdoado de todos os pecados com amor e misericórdia?

5) Em virtude desta clemência e generosidade, me refugio sob seu amparo, onde os débeis adquirem força e os presos obtêm liberdade. Seja para meu coração Mãe boa e misericordiosa, para que possa experimentar com felicidade que és a consoladora de todos e o incentivo dos que te servem.

6) Ademais, ó Maria, gloriosíssima Mãe de Deus, desde este momento e até a última hora de minha vida, rogo-te que não te canses nunca de olhar-me com semblante sereno e propício e também com dulcíssimo afeto, e que jamais sintas fadiga de velar por mim. Põe-me sob tua proteção e estende teus santíssimos braços sobre mim, qualquer que seja o lugar onde eu for.

7) Quando chegar para mim o último dia, que eu ignoro, e a hora de minha morte, que tanto temo mas que não posso evitar, tu, clementíssima Senhora, minha grande confiança em qualquer dificuldade e sobretudo na hora da morte, recorda-te de mim e assiste-me quando terminar minha vida, confortando a minha alma envergonhada.

8) Nesse momento, protege a minha alma dos espíritos imundos e espantosos, para que não se atrevam a aproximar-se; e digna-te visitá-la com tua doce presença, junto à multidão dos anjos e dos santos. Antes que eu deixe este mundo, compromete-te também a aplacar com teus puríssimos rogos a teu divino Filho, ao que tantas vezes e tão gravemente ofendi com meus pecados.

9) Recebe logo minha alma que se distancia deste desterro, e introduz-la através das portas do céu aos felizes lugares do paraíso. Coloca-me junto a ti e fale em meu favor ao teu Filho, Rei dos séculos, com palavras boas e suaves, tu que recebeste aquela saudação santa e bendita da boca de Gabriel. Por seu poder digna-te proteger-me em vida e na morte, e faça que eu possa manifestar com freqüência, com reconhecimento e com devoto coração, teu louvor e a glória de teu doce e bendito nome.

10) Aceita, então, a oração que teu servidor recita ante ti, e olha-me, misericordiosíssima Mãe de Jesus, amadíssima Virgem Maria. Recorda-te sempre de mim, posto que se eu alguma vez me esqueço de ti, fico por isto muito entristecido. Não te esquece nunca de mim, tu que geraste a misericórdia para todos.

11) Agora te saúdo, ó Virgem Maria, te saúdo de joelhos e com intensa devoção, agradecendo-te uma vez mais com aquela devota homenagem: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, tu és a bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre, Jesus Cristo. Amém.”

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo V. pág. 121 - 124)

6 de agosto de 2011

ROGAR E CANTAR A MARIA (IV)

Oração à Bem-aventurada Virgem Maria quando surge uma tribulação

1) Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, Virgem serena. Ave, particular esperança dos necessitados. Ave, Mãe benigna dos órfãos. Ó Maria, quando estão fechadas todas as portas do céu e me é negado aproximar de Deus por causa de meus pecados; quando o bom ânimo e a força da mente me abandonam e em nada posso encontrar ajuda; quando o tédio da vida presente e a ansiedade do coração me forçam de tal modo que já nada me agrada nesse mundo; quando desaparece o estímulo do consolo celestial e me oprime a opressiva desolação; quando surgem os ventos das tentações e se levantam os movimentos das paixões; quando sobrevém uma imprevista enfermidade ou outras adversidades; quando todos estes feitos se precipitam sobre mim, para onde fugirei e a quem me dirigirei fora du, benigníssima Consoladora dos pobres? A quem pedirei ajuda para chegar ao porto da salvação, senão à fulgidíssima Estrela do mar, sempre esplendorosa, que não oculta jamais a graça de sua luz?

Ó Maria, doce e querida Mãe: és a fulgidíssima Estrela do mar, que consola aos que te olham e invocam, e nos conduz com rapidez ao porto da serenidade. Portanto, hoje me dirijo a ti, e te suplico que me ajudes, posto que tudo o que pedires o obterás facilmente de teu Filho.

3) Se tu, minha muito gloriosa Senhora, estiveres comigo, quem poderia estar contra mim? E se me concedes a graça, quem poderá ma rechaçar? Abre amplamente teus braços para mim neste momento e neles encontrarei refúgio. Diz à minha alma: “Eu sou tua advogada, não temas. Como uma mãe consola a seu filho, assim eu te consolarei”. Esta é tua voz, doce Maria.

4) Mas, quem ajudará meu coração a escutá-la sempre? Quão doces são tuas palavras! Fala, Senhora minha, ao coração de teu servidor, pois teu servidor te escuta. Eu sou servidor teu e servidor de teu Filho. Mas digo mais: tu és minha Mãe e Jesus meu irmão. Atrevo-me a acrescentar isto, porque tu o geraste não somente para ti, senão para todo o mundo.

5) Por isto mesmo, não quero chamar “mãe” a nenhuma outra na terra. Recuso-me a ter outra fora de ti, Mãe de Deus. Não há outra que possa se comparar contigo, por virtude, por beleza, por caridade e mansidão, por piedade e doçura, por fidelidade e consolo maternal, por misericórdia e por tantos gestos de compaixão.

6) Hoje me entrego confiadamente a ti e desejo que isto seja confirmado para sempre por meio de ti. Para vencer minha debilidade, basta manter-me em estreita união contigo. Por isso, me alegrarei e me consolarei profundamente em ti, e cantarei com júbilo os louvores de teu santo nome.

7) Que bela e amável és, minha Senhora, Santa Maria, cheia de toda graça! Se alguém pudesse contar as estrelas do céu, poderia também enumerar tuas virtudes, já que assim como são distantes os céus da terra, igualmente dista tua vida da vida dos homens, e o brilho de tua glória resplandece muito acima dos coros angelicais.

8) Suba a ti, então, minha pobre oração, ó nobilíssima Senhora, e possa voar até teus ouvidos meu clamor, para que te dignes patrocinar minha cause ante teu Filho, já que, de per si, ninguém pode constar como justo por seu próprio juízo. Ó clementíssimo Senhora, pelo imenso amor e pela profunda confiança que sinto por ti, te manifestei minhas necessidades e as manifestarei ainda. Experimento efetivamente que dimana de ti um grande poder, e a lembrança de teu nome será sempre o incentivo de minha alma.

9) Ó dulcíssimo Nome de Maria, Nome de salvação e de graça, que deve ser sempre recordado, pensado, pronunciado e venerado! Nome celestial e verdadeiramente angélico, que da boca do evangelista foi piedosamente revelado aos fiéis: “E seu nome é Maria” (Lc. 1, 27). Ó Maria, santíssima e digníssima de todo louvor, tu és a porta do céu, o templo de Deus, o sacrário do Espírito Santo.

10) O que noto de formoso e atrativo nas criaturas, o que admiro de grande e de virtuoso nos santos, tudo desejo comparar com tua excelsa grandeza, porque é justo, como também para todas as outras criaturas junto a mim, que o transfira em perpétuo louvor a ti, a quem elegi como minha singular Mãe e também fidelíssima advogada, a fim de merecer, depois desta vida, a glória de teu bendito Filho Jesus Cristo. Amém.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo IV. pág. 117 - 120)

30 de julho de 2011

ROGAR E CANTAR A MARIA (III)

Oração à Bem-aventurada Virgem para obter consolo

1) O Filho: Misericordiosíssima Maria, Mãe de Deus, recebe a teu servo que se dirige a ti em cada tribulação. Puríssima Virgem, recebe-me como ao único que não tem quem o console. Ó Senhora minha, repara em minha aflição e abre-me o seio de tua misericórdia. Eis-me aqui: eu chamo, grito e peço.

2) Não me aparto, nem te deixo. Permanecerei sempre ao teu lado, até que te compadeças de mim. Conheço tua incomparável doçura e o maternal afeto de teu coração, tão ardoroso pela abundância do divino amor, que resulta inconcebível o temor de que chegue a faltar teu consolo.

3) Eu acudo a ti com muita freqüência e com grande esperança, para merecer sempre ser favorecido por teu auxílio e reanimado pelo alento de tuas palavras, tanto se os assuntos andam bem com se andam mal. Se tu nos ofereces teus consolos, que tristeza pode ter lugar no coração? Como o inimigo poderia causar dano ao que sempre pode recorrer a ti?

4) Ó Mãe tão benigna, ouvi minha súplicas, oferece-me, ó Virgem, teu jarro e dá-me um pouco de beber. Da superabundância de graça que há em ti até transbordar, derrama sobre mim um pequeno consolo. É-me muito necessário neste momento e é sempre bem-vindo, nem me desagradaria se fosse pequeno, posto que uma só gota, escorrida de teu rosto a meus lábios, é tão eficaz e tão importante que, em comparação, é vil e inútil qualquer elemento agradável desta vida.

5) Por isso, muito amada Maria, rica e generosa em dons, admiravelmente suave em tuas expressões de graça, conforta-me com tuas admoestações, tu, em cujo seio virginal habitou a Suma Sabedoria, o Espírito Santo desde o princípio te consagrou, o anjo te custodiou, o arcanjo te instruiu e o poder do Altíssimo te cobriu com sua sombra. Diga somente uma palavra e minha alma será consolada.

6) Não peço coisas difíceis ou impossíveis, senão só esta: diz-me uma palavra de íntimo alento, que me dê júbilo e alegria. Acudo a ti na necessidade, recebe-me, pois, com rosto benigno. Teu servidor saberá que terá encontrado graça diante de ti, se lhe concedes algo amorosamente; isto é, se não demoras muito em outorgar-lhe o consolo que implora de ti.

7) Caríssima Maria, vem com tua doce presença a visitar meu coração em suas tribulações, já que sabes tão bem mitigar suas dores e reconduzi-las à uma atmosfera de paz. Vem, piedosíssima Senhora, com uma nova graça de Cristo, e com tua santa destra levanta teu servidor. Vem, eleita Mãe de Deus, e mostra-me a bem conhecida amplitude de tua misericórdia, já que, como o vês, me encontro mal parado; mas não me esqueço nem me esquecerei jamais de ti. Vem, pois; vem, minha esperança e minha felicidade, Virgem Maria, porque se tu vens e me falas, virão a mim todos os bens; e, por outro lado, todos os males se manterão distantes.

8) Que desejável, que importante e que jubiloso será para mim escutar as palavras da Mãe de meu Senhor Jesus Cristo. Quais palavras? Palavras benignas, muito doces e amistosas, como as que ouviu o apóstolo João da boca de seu amado Mestre, teu Filho, ao dizer: “Aqui tens a tua Mãe”. Ele o ouviu dos lábios de seu Senhor, porém eu desejo escutá-los dos teus, Senhora minha, em meu espírito e em minha mente devota. Diga-me, então: “Aqui tens tua Mãe, eis-me aqui, sou eu”. Que, ao som desta tua dulcíssima voz, minha alma se conforte e se regozije em tua presença, como costuma se regozijar um filho que há encontrado sua Mãe.

9) Que penetre, que penetre esta voz amiga nos ouvidos de meu coração; e que através das suas palavras de tua boca se me transmita ao mesmo tempo algum consolo sobrenatural do Espírito Santo. Assuma meu coração nova confiança; afaste-se o temor; não me turbe depois a ambigüidade; não me atormente o desespero com suas diversas tentações, mas fortaleçam-me as palavras que roguei escutar de ti e confiá-las com mais atenção ao meu coração.

10) “Eis aqui a tua Mãe”. Abraça, pois, alma minha, esta recomendação. Abraça à dulcíssima Maria, abraça à Mãe de Deus com seu menino Jesus, o mais formoso entre os homens; agradece-lhe sempre, porque é ela quem escuta as orações dos pobres e não permite que se marche sem consolo nenhum dos que diante dela veio rezar com perseverança. Esta é a virgem Maria, Mãe de Deus, a mística vara que, brotada de estirpe real, iluminou a amêndoa da flor divina, Jesus Cristo, Rei e Salvador de todos, ao que devemos tributar honra e glória pelos séculos.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo III. pág. 113 - 116)

23 de julho de 2011

ROGAR E CANTAR A MARIA (II)

Oração ante os sofrimentos de Cristo e de sua Mãe

1) O filho. Dobro os joelhos ante Vós, Senhor Jesus Cristo, a quem contemplo suspenso na cruz por mim. Saúdo-Vos, venerável imagem de meu Senhor Jesus Cristo crucificado, por cujo sangue fui resgatado das mãos do inimigo. Agradeço-Vos, Salvador do mundo, que por mim hajas enfrentado esta dolorosíssima morte

2) Dulcíssimo Jesus, rogo pela abundância de vossa misericórdia que me concedas compadecer de todo coração de vossas penas e também das dores de vossa Santíssima Mãe, e derramar abundantes lágrimas ao pé da cruz junto ao vosso predileto discípulo João, seu fidelíssimo custódio. Tenha por certo que para mim seria um alívio se, frente à imagem de vossa cruz, pudesse derramar lágrimas inclusive exteriormente por causa da intensidade de minha compaixão por Vós, que derramastes todo vosso precioso sangue por mim.

3) Como de Vós provém todo dom, aceitai em vossa honra este desejo meu: que a partir deste momento e para sempre em mim se acenda, cresça e seja cada vez mais profundamente sensível a memória de vossa santíssima paixão, como também a lembrança particular de vossa gloriosa Mãe, junto ao vosso predileto discípulo e seu custódio João, mas aceitai igualmente o desejo de que minha vida seja melhor.

4) Rogo-Vos, ademais, que vossa crucificação esteja no centro de minha reflexão, que meu estímulo seja a dor de vossa Mãe, e minha intercessão o pranto de São João. Rogo-Vos que a imagem desoladora de vossa morte não permaneça sem produzir em mim uma profunda compaixão do coração. Façais de modo tal que, quando recorde vossa paixão, ou veja um crucifixo, sinta dentro de mim o que permitistes sentir a muitos devotos, Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo II. pág. 111 - 113)

16 de julho de 2011

ROGAR E CANTAR A MARIA (I)

Oração para o amor e a glória da Bem-aventurada

1) O Filho. Rogo-te benigníssima Mãe de Deus, Virgem Maria, que te dignes manifestar-me agora e para sempre, a mim teu pobre e débil servidor, tua misericórdia e tua suavíssima caridade, das que estiveste sempre culminada, e tu me inocule no mais profundo do coração a doçura que entesouras no peito e guardas escondida em teu sagrado seio, para que eu possa amar com pureza e integridade de sentimento, e louvar com grande devoção e acima de todas as coisas a ti, bendita Mãe, assim como teu Filho unigênito e Senhor Nosso, Jesus Cristo. Com o qual eu receberia um grande benefício, porque durante todos os dias de minha vida na terra serviria com amor e fervor de espírito a ti e a teu único Filho.

2) Virgem Maria, rosa de ouro, toda suave e bela, rogo que cheguem a ti minhas orações, que elevo com insistência. Por meio delas eu bato à porta de tua morada na casa do Senhor, confiado em tua generosa misericórdia agora e em qualquer momento de tribulação, porque é Mãe da misericórdia e através de ti o pecador alcança maior esperança de perdão. Porém tua bondade e tua piedade são maiores do que nó podemos pensar na terra, posto que estás além de todo louvor e glória dos santo, e inclusive superas aos anjos em doçura e mansidão, Virgem Bem-aventurada e Venerável Senhora.

3) Se assim não fosse, como poderia infundir-se nos miseráveis e nos pecadores uma doçura tão intensa no consolo e como poderia comunicar-se tanta esperança de perdão? Por outro lado, tu não poderias ser menos, já que levaste em teu seio durante nove meses a Jesus Cristo, fonte de infinita bondade.

4) Tu és a honra do céu, o gozo de todos os santos, a almofada revestida de ouro do Santo dos santos, o júbilo e a expectativa dos Padres antigos. Por teu intermédio, Mãe bendita e Virgem eleita de singular maneira, aos que pedem a misericórdia divina se lhes promete e concede o perdão dos pecados, a glória dos filhos de Deus e a bem-aventurança do reino dos céus.

5) Estrela luminosíssima que brilhas no céu; Rainha da glória, Senhora do mundo, nenhuma virgem cheia de celestial virtude pode se igualar à tua virginal beleza, dado que, depois de teu único Filho Jesus, és a primeira entre todos os santos e santas, assim como a mais nobre criatura que Deus Pai previu antes de todos os séculos e criou na plenitude dos tempos, para que fosses a Mãe Virgem de teu unigênito Filho, dado à luz com estupendo gozo, inefável e eterno milagre, para a salvação de todos os crentes.

6) Que todo gênero humano te louve, glorifique, venere em sumo grau e te ame intimamente com máximo júbilo do coração e com puríssimo afeto, a ti, a mais bela Rainha de todas as Virgens, ó sempre Virgem Maria, constituída como medianeira de todo o mundo. E que toda criatura do céu e da terra, que Deus criou para louvor e glória de seu altíssimo nome, eleve a ti, em ação de graças, as mais doces melodias.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Cuarto, Capítulo I. pág. 109 - 111)

9 de julho de 2011

AMAR MARIA (VII)

Invocação dos santos nomes de Jesus e da Bem-aventurada Virgem

1) Senhor Jesus Cristo, vossos caminhos são belos e seguros para percorrer com retidão e perfeição; todos vossos caminhos são pacíficos e santos para conduzir ao vosso reino celestial todos os vossos fiéis e os humildes de coração.

2) Portanto, qualquer que seja o lugar a que te dirijas, qualquer o lugar em que caminhes, ou te detenhas, ou te estabeleças, invoca a Jesus e Maria, sua doce Mãe, repetindo com amor esta santa invocação: “Senhor, meu Deus, dirigi meu caminho diante de ti”, e acrescentando esta outra semelhante: “Ó bom Jesus, façais que sejam firmes meus passos ao longo de vossos caminhos, a fim de que não se distanciem para se fixar nas vaidades ou para discorrer sobre temas ociosos e nocivos para minha alma”. Repita esta doce invocação inclusive quando te dispõe a tomar teu alimento, e tenha-a sempre ao alcance de tua mão, como um bastão em que apoiar-te, reiterando-a com freqüência e devoção.

3) Que Jesus e Maria estejam sempre comigo no caminho, em todo lugar e em todo o momento, como bons guardiões, para não correr perigo de equivocar-me por caminhos perigosos e para que não me distraiam tantos fantasmas interiores e exteriores.

4) Esta santa invocação: “Jesus e Maria”, é breve para se dizer e para recordar, mas também é doce para meditar. É proteção eficaz, custódia fiel, amiga no caminho, doce consolo, auxílio poderoso, prudência e perseverança no reto caminho até à vida eterna, para todo fraco peregrino que despreze as coisas mundanas; ela possui a força dos melhores e mais aguerridos combatentes que estão ao serviço dos reis e dos príncipes deste mundo, e também dos santos do céu e da terra. Ela une no fervor espiritual a todos os cidadãos do céu, que seguem com todo respeito a Jesus Cristo e Maria Santíssima, sua amada Mãe, incomparavelmente digna de todo louvor e de toda honra da parte de cada um. Portanto, aquele que conta com Jesus e com Maria como companheiros no caminho desta vida, os terá como afetuosos advogados na hora da morte.

5) Não abandones a Jesus, se desejas viver e gozar para sempre com Jesus e Maria. Caminha bem e com segurança quem leva no coração a Jesus e Maria, os tem sempre nos lábios e os bendiz; os chama com a voz e sente como se regozija seu próprio coração; os invoca com o olhar, suspira com o semblante, os aplaca com beijos, os abraça e os suplica de joelhos. Feliz o que invoca com freqüência e saúda com devoção a Jesus e Maria, o que os recorda com carinho, os honra e canta festivamente em sua honra. Que doce é Jesus e que doce é Maria, sua amada e santa Mãe. Feliz o peregrino que, em todo lugar e em todo tempo de seu exílio no corpo, se recorda da pátria celestial, onde Jesus e Maria gozam com todos seus anjos e santos na maior alegria e na glória eterna.

6) Feliz o peregrino que não pede para ficar neste mundo, mas deseja desatar-se e estar com Cristo no céu. Feliz o pobre e mendigo que cada dia estende a mão, para receber o pão do céu, e que enquanto não recebe pelo menos uma migalha, não cessa de suplicar humildemente diante da mesa de Deus. Feliz o que é convidado à ceia do cordeiro e recebe seu sacramento, enquanto não chega ao supremo convite. Com efeito, cada vez que alguém comunga com devoção ou um sacerdote celebra com recolhimento em honra de Deus, espiritualmente comem e bebem com Jesus bendito e com sua Mãe. Quem obra assim é discípulo de Jesus, íntimo da Bem-aventurada Virgem Maria, companheiro dos anjos, concidadão dos apóstolos, familiar de Deus, parente dos santos e amigo do céu. Ele foge do alvoroço e dos murmurinhos, medita as palavras de Jesus e controla com diligência seu coração junto com os demais sentidos, para não ofender a Jesus, a Maria e aos outros santos.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo VII. pág. 104 - 107)

2 de julho de 2011

AMAR MARIA (VI)

Maria nos mostra seu Filho Jesus

1) O filho. Regozija-te hoje, Santa Maria, porque dás à luz os gozos da nova aliança. Regozija-te, Mãe intacta, porque continua tua virgindade florescida de glória; regozija-te, Mãe Virgem, porque foste preservada da maldição do opróbrio das mulheres. Podes com justiça regozijar-te em Jesus, teu Salvador, porque Lhe brindas calor em teu colo e depositas com tuas mãos no presépio aquele que os céus não podem conter. Com justiça adoras o que nasceu de ti no tempo, mas que, como bem sabes, acima de ti tem a Deus como Pai. Com justiça Lhe proporcionas os cuidados maternos, e dado que por sua graça chegaste a ser tão sublime e celestial, teu espírito se regozija acima de todas as coisas.

2) Que te louvem o céu e a terra, que toda sua beleza te expresse seu agradecimento. Que minha alma te louve, caríssima Senhora; que o mais íntimo de meu ser se regozije por completo diante de ti com suma reverência. A língua não é capaz de cantar teus louvores, nem a mente de meditar tuas grandezas. Por isso, me ajoelho humildemente diante de ti, ó Maria, Grande Mãe de Deus. Acolhe minhas súplicas e escuta com maternal afeto os desejos de meu coração.

3) Minha alma deseja ver a Jesus, porque sei que Ele é meu bem. Mostra-me o tesouro escondido que reservadamente guardas junto a ti. Eu creio que Jesus é o Filho unigênito de Deus e o primogênito de tua fecunda virgindade. Confesso que Ele é meu Deus, meu Criador e Redentor, que nasceu para minha salvação. A Ele rogo, por meio de ti, poder vê-Lo e adorar com reverência. Tu o envolveste em fraldas, e por isso não é fácil para os estranhos vê-Lo e reconhecê-Lo. Por isso, quem podia observá-Lo, se tu não te dignaras mostrá-Lo? Com efeito, somente por meio de ti temos acesso ao Filho e por meio do Filho o Pai.

4) Mostra-me, pois, Jesus, e já não necessito ver nenhuma outra coisa. Não peço nem desejo outro incentivo fora de Jesus, teu Filho, meu refúgio particular, teu único júbilo. Ó minha Senhora, Santa Maria, ardo em desejos de ver a Jesus, a quem tu amas antes de tudo e acima das demais coisas. Meu coração deseja a Jesus, meu afeto invoca Jesus.

5) A Mãe. Se queres ver a Jesus, deves ter olhos puros e límpidos; deves comportar-te com devoção e humildade em todas tuas coisas; deves renunciar a todas as realidades terrenas e desprezar a ti mesmo.

6) O filho. Amadíssima Maria, eu sei que sou muito impuro e de todo indigno de ver a teu Filho. Mas, não posso em absoluto permanecer calado, porque me sinto impulsionado pela grande inclinação de manifestar meu desejo. Eu sei que agrada a Jesus ser rogado, e também sei que te agrada ajudar ao que roga: por isso, não posso facilmente deixar de rogar...

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo VI. pág. 102 - 104)

25 de junho de 2011

AMAR MARIA (V)

Dores e consolos de Maria

1) Deves meditar com grande firmeza os exemplos da amável Virgem Maria, a que, como preciosa mirra, produz perfumados frutos de paciência, e foi enchida de maneira suavíssima, com abundante medida, de consoladoras doçuras divinas.Também tu encontrarás grandíssimos consolos, se levas no coração o nome de Maria. Enquanto estiver bem com ela, obterás muitas vantagens, porque seu amor expulsa todo ardor de concupiscência carnal, dá o alívio da castidade, induz a desprezar o mundo, faz servir a Cristo na humildade, afugenta toda má companhia e educa para uma vida casta e religiosa.

2) Ama Maria, então, e receberás uma graça especial; invoca a Maria, e obterás vitória; honra Maria, e conseguirás a eterna recompensa. Traz consigo dois benefícios especiais o viver com ela: ensina a agradecer a Deus desde o íntimo do coração quando as coisas andam bem, assim como suportá-las com paciência quando andam mal. Ela foi a primeira a agradecer continuamente e com todas as forças a Deus, pelos benefícios que recebeu d’Ele mais que todos os outros; e se portou sempre com mansidão em todos os sofrimentos deste mundo, preferindo constantemente as coisas mais humildes às que conotam jactância. Não viveu um só dia sem dores e, entretanto, em meio às angústias, nunca careceu de grande consolo, porque toda tribulação abraçada por Cristo produz doçura e alegria, e quanto maior a freqüência com que alguém é tomado como alvo e ferido pelo mal, mais merece ser ajudado.

3) A Virgem Bem-aventurada sofreu muitíssimo pelos erros do mundo e pela perversidade de tanta gente; se compadeceu dos que estavam verdadeiramente arrependidos ou duramente tentados. Afligiu-se pela enorme ingratidão dos homens, para quem Deus Pai havia mandado seu Filho unigênito, encarnado por amor, a fim de que reconquistassem o paraíso que um dia haviam perdido pelo pecado de Adão. Teve pesar pela condenação dos maus, que, menosprezando a palavra de Deus, preferiam o mundo antes que o céu e perseguiam as falsas riquezas ao invés das autênticas virtudes. Sofreu pela perseguição dos inocentes e pela violência dos malvados, pelo desprezo dos mandamentos de Deus; e constituía para ela motivo de profundo padecimento o fato de que o mundo inteiro estivesse submergido no mal e fossem poucos os dispostos a receber a luz eterna, acesa no mundo por meio dela, Mãe de imensa piedade. Teve para com todos grandíssima paciência e levou uma vida repleta de sofrimentos, ao mesmo tempo que rogava com lágrimas e soluços pela salvação das almas.

4) Se queres conhecer mais a fundo quais e quantos sofrimentos agüentou Maria an perseguição e na paixão de seu amado Filho, saberás que bebeu até à última gota o cálice de tantos amargos pesares como os que bebeu Jesus em cada instante de sua vida e a causa de todas as feridas infligidas em seu corpo. Efetivamente, quando Jesus teve que sofrer, de parte dos homens, contrariedade e desprezo, sem que também ela os sofresse por compaixão? Se ela sofreu quando perdeu Jesus só por alguns dias, quanto não haverá chorado ao vê-Lo crucificado e logo morto? Os que amam a Jesus sabem bem que o afeto maternal de Maria superou no sofrimento ao de todas as almas piedosas. Por isso, se queres conhecer a violência da dor na Mãe, pensa na veemência do amor na Virgem.

5) Ninguém pode expressar o júbilo de Maria; ninguém está em condições de compreender a abundância de sua doçura e a grandeza de seu consolo, porque onde mais superabunda a graça, mais superabundam a alegria e o consolo, e também Deus com maior freqüência se acostuma a efetuar suas visitas. Do qual se segue que sempre mais fervorosamente aumenta o amor pelo louvor de Deus e se renova toda vida interior do homem. Portanto, a graça celestial não permite que um cristão, que ama a Deus sobre todas as coisas, viva sem consolo interior, senão que o eleva continuamente aos bens celestiais e o ilumina sabiamente sobre o que convém fazer. Inflama-o nas santas meditações e o impulsiona ao agradecimento, posto que quanto maior é a graça e mais pura a vida, tanto mais jubilosa é a consciência e mais devota a oração.

6) Uma vida afastada do alvoroço do mundo e dos maus desejos sente uma sede constante e sempre mais intensa de que se a introduzisse nos coros dos anjos, se eleva acima das realidades presentes e arde em desejos de desfrutar a Suma Trindade na eterna glória. Glória que nenhum santo nesta vida saboreou antecipadamente com maior intensidade que a bendita e gloriosa Virgem Maria, constituída como medianeira mais eficaz que todos aqueles que contemplam e bendizem a Deus.

7) Depois de haver escutado o elogio de seus louvores, imita tu também à Mãe de Deus, para que possas merecer e fazer parte do número de seus devotos. Esforça-te por seguir cuidadosamente à Maria Santíssima em suas celebradas virtudes, e conseguirás a palma da glória celestial. Entristeça-te muito por tuas passadas negligências e pelos defeitos ainda não vencidos, com os que há ofendido a Deus e a todas as criaturas. Obras-te mal nesta terra e te portaste com tibieza no serviço de Cristo, pelo qual deves chorar antes de tudo a causa de ti mesmo e logo, por caridade, a causa do próximo. Portanto, compadece-te daqueles que nos perigos se comportam mal e não o advertem. Muitos, ainda que reconhecendo suas próprias maldades, não se emendam. Por estes é necessário afligir-se e rezar, para que Deus lhes conceda o espírito de compunção para poderem salvar-se.

8) Roga por teus amigos e benfeitores; roga também por teus detratores, para que aos bons, se lhes conceda uma graça adequada, aos inimigos um juízo com equidade, a todos a paz e a misericórdia de Cristo. Roga com o fim de que todos os homens, pelos quais Deus realizou tantas maravilhas e se rebaixou, submetendo-se humildemente a Maria e a José, o amem, pratiquem seus mandamentos e dêem glória a seu Criador.

9) Seja reconhecedor dos benefícios que Deus gratuitamente concedeu a todo gênero humano por meio de sua Santíssima Mãe, e tributa-lhe continuamente gratidão e honra, posto que, se a lei natural ordena ter respeito e amor pelos progenitores carnais, muito mais os filhos da Igreja devem sentir-se agradecidos e obrigados com relação de sua Mãe espiritual, e amar à Mãe de Deus mais que a todos os parentes e amigos. É necessário que aprendas a elevar-se em direção a Deus com Maria por meio de louvores e orações. É necessário que te apóies confiadamente em seu patrocínio, sem crer-te seguro com tuas forças, para que tua mente, dominada pelas paixões, não fique enredada nas baixezas, senão que, inflamada cada dia por novos desejos, possa tender livremente para o alto, onde reina felizmente com Jesus, Rei dos anjos, a doce Virgem Maria, gloriosa rainha do céu.

10) Lamentavelmente, depois de haver degustado por breve tempo os divinos consolos, a debilidade da carne te empurra uma vez mais a baixar a este vale de lágrimas. Mas então tens que recorrer com todas tuas forças à Mãe das abundantes misericórdias, para que sugira a seu Filho compassivo que tu não tens mais vinho e necessitas o sagrado ungüento da devoção para poder louvá-lo dignamente. É Ele, com efeito, o que toma a seu cuidado os pobres, os que desprezam o mundo e os que no mundo são menosprezados por causa de Jesus e do evangelho do Reino. Por isso é muito útil saber onde encontrar refúgio contra o inimigo, ao reparo dos agudos dardos, e onde refugiar-se do frio e das tempestuosas tribulações. Não há lugar onde refugiar-se mais seguramente que no colo de Maria, nem cavalgadura mais veloz para fugir das mãos do tentador que uma oração dirigida com fé à fortaleza de Maria, nossa Rainha.

11) O mesmo Jesus entrou nesta fortaleza, assumindo dela os sagrados membros de seu corpo, com o fim de vencer o príncipe das trevas. Tu também, então, entra para refugiar-te à sombra desta fortaleza, rogando dia e noite ser salvo pelos méritos da Santíssima Virgem, de todos os males que te ameaçam, mantendo-te bem seguro sob o amplo manto de Nossa Senhora, já que, quando Maria roga, desaparece toda horda maligna. Se Maria te ajuda, te salvarás de todo perigo. Nela encontra refúgio o pobre; acha remédio o enfermo; encontra consolo o aflito; recebe conselho o vacilante; encontra energia o desencorajado. Será um bem, melhor dito, um grande bem para ti, se o mereceras e fora propenso e dócil aos desejos de Maria, porque receberás seus favores aqui na terra e a glória com todos os eleitos no céu. Aproxima-te de Maria e não a soltes, até que te haja conduzido com sua feliz orientação à mansão do céu. Amém.


---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo V. pág. 95 - 102)

18 de junho de 2011

AMAR MARIA (IV)

Recordação e Devoção à Maria

1) Maria é amiga da pobreza, o caminho da humildade, o modelo da paciência e da perfeição em tudo. Desde o nascimento de Jesus levou uma vida muito pobre e, até a morte dele na cruz, foi sempre paciente. É doce segui-la, é justo honrá-la com humilde e devota homenagem; deve-se pensar cada dia no que se pode oferecer-lhe dignamente em sinal de gratidão e amor.

2) Seguramente queiras desfrutar o céu com Maria, mas tens que suportar de boa vontade com Maria também a pobreza e o desprezo na terra. Reflita sobre seus humildes costumes e sua virginal reserva com as amigas; refreia tuas leviandades e fuja do alvoroço. Não ofendas a Jesus e Maria com discursos frívolos e com ações indignas, porque não é assunto de pouca monta ofender a amigos tão queridos. Eles estão ao teu lado em tudo o que fizeres; e, na medida do empenho com que te esforças em emendar-te, acudirão ao teu encontro com auxílio. Sua prudência é superior à tua malícia e sua benignidade te conduzirá à penitência.

3) Se reconheces teus erros, mude sua vida para melhorá-la; persevera no bem e dá devotamente graças a Deus por seus dons. Fez outro tanto a Bem-aventurada Virgem Maria, culminada do Espírito Santo, quando gestava a Jesus em seu ventre. A exemplo de sua mansidão, aprende a suportar com paciência as cruzes que encontres, submetendo-te à vontade de Deus, tal como Ele o estabeleceu desde toda eternidade. Jesus será tua força e Maria tua fidelíssima Mãe, se te comportas como filho dócil e como servo devoto, sempre disposto a fazer o bem. Queres praticar o que agrada à Virgem Bem-aventurada? “Seja humilde, paciente, sóbrio, casto e pudico; fervoroso, manso, profundamente devoto, sejam raras tuas saídas, lê e escreva, porém com mais freqüência roga.”

4) Que o serviço a Maria nunca te pareça longo nem pesado, porque servir com o coração e com a palavra à semelhante Rainha proporciona deleite e alegria. Ademais, te procurará uma notável recompensa por qualquer ato, mesmo que mínimo, que fizeres em sua honra. A humilde Mãe não menospreza as humildes atenções; a piedosa Virgem aceita de bom grado mesmo os modestos obséquios, quando são oferecidos com espontaneidade e devoção. A doce Rainha e Senhora misericordiosa sabe bem que não somos aptos para oferecer-lhe grandes coisas, nem exige de seus pobres servidores atitudes impossíveis. Maria, de cuja indicação obedece o paraíso, não busca nem necessita nossos bens. Ela quer nosso bem, quando busca nosso serviço; deseja nossa salvação, quando nos pede que a louvemos; persegue a ocasião de ajudar-nos, quando nos incita a honrar seu nome, posto que se compraz em renovar a seus servidores. Em suma, é fidelíssima nas promessas e muito generosa nos dons.

5) Maria está culminada de delícias e sempre é alegrada pelos cantos dos anjos; no entanto, desfruta quando os crentes se põem a seu serviço, porque assim se difundem em maior escala a glória de Deus e a salvação para muitos. Comove-se pelas lágrimas dos indigentes; compadece os sofrimentos dos atribulados; socorre nos perigos aos que são tentados, e escuta as orações dos devotos. Se alguém se dirige a ela sem vacilações e com humildade, invocando seu doce e glorioso nome, não se distanciará com as mãos vazias.

6) Conta com numerosos aliados e a obedecem os coros dos anjos, aos que pode mandar em ajuda dos abandonados. Ordena aos demônios para que não se atrevam a tentar nenhum dos que lhe hão pedido auxílio e se puseram sob sua proteção. Os espíritos malignos têm terror à Rainha do céu e empreendem a fuga apenas ouvem seu santo nome, como se fugissem do fogo. Sentem espanto do sagrado e temível nome de Maria, enquanto ele resulta sumamente amável e invocado em todas partes pelos cristãos; não ousam fazer-se visíveis nem exercer seu nefasto poder ali onde sabem que brilha o nome de Maria Santíssima porque, somente ao ouvir este nome, tombam violentamente ao chão, como se caísse um raio do céu e quanto mais freqüentemente se invoca este nome com amor e fervor, tanto mais velozmente e mais longe eles fogem.

7) Por conseguinte, o nome de Maria deve ser venerado e amado por todos os fiéis, preferido pelos religiosos, recomendado pelos leigos, inculcado aos pecadores, sugerido aos enfermos e invocado por todos nos perigos, posto que Maria é a mais próxima de Deus e a mais cara a seu bendito Filho Jesus. É, portanto, onipotente por graça para interceder a favor dos desgraçados filhos de Adão, a fim de que o Senhor possa perdoar-lhes as culpas e socorrê-los nas ocasiões de risco. Se a ocasião se apresenta, Maria não deixará por certo de pronunciar uma boa palavra ao ouvido de seu Filho e de implorar misericórdia pelos necessitados. E, em toda causa confiada a ela, é imediatamente escutada por sua singular dignidade, dado que seu amoroso Filho Jesus, autor da salvação do gênero humano, a honra não negando-lhe nada.

8) Por isso, qualquer fiel e devoto, que deseja evitar os naufrágios do mundo e alcançar a porta da salvação eterna, tem que refugiar-se em Maria, Nossa Senhora, cuja incomensurável bondade é experimentada de modo particular e com maior força pelos desgraçados. Por isto mesmo, é justo esperar dela inclusive os maiores dons. Em realidade, a misericórdia cresceu nela desde a infância. E, por certo, não a abandonou quando subiu ao céu, antes bem, a culminou de si com maior abundância e suavidade, pela qual não poderá jamais esquecer-se de seus pobrezinhos. Mesmo que seja a maior de todos e se encontre imersa em júbilos que a fazem tão feliz, não se esquece jamais de sua humildade, pela que mereceu ser enaltecida acima dos demais. Ela sabe inclinar-se ainda até os mais pequeninos entre seus servidores e é feliz ao ser considerada advogada dos desgraçados e ao ser invocada como Mãe dos órfãos. Amém.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo I. pág. 90 - 95)

11 de junho de 2011

AMAR MARIA (III)

Efeitos da devoção à Maria

1) “Minha lembrança é mais doce que o mel” (Ecl 24, 19). Estas palavras da Eterna Sabedoria se aplicam decorosa e oportunamente à Mãe da misericordiosa, da que nasceu Cristo, sol da justiça. Doce é Jesus doce é Maria, porque neles não há amargura alguma, senão suma piedade, mansidão, caridade e imensa misericórdia. Feliz o que segue as pegadas do humilde Jesus e se dirige com devoção à sua Mãe, para encontrar graça ante eles. Portanto, fidelíssimo servidor de Deus, reúne em um caderno o que fez e ensinou Jesus, e te será mais útil que todos os tesouros do mundo. Medita freqüentemente nas ações e nas palavras de sua Santíssima Mãe, que serão de enorme consolo para a alma e mais perfumadas que todos os aromas.

2) O corpo ama os bons odores e se reanima com o sustento dos alimentos; a alma em troca se nutre, se robustece e se regozija com sólidas virtudes e santas meditações. Por isso, quanto maior for a dedicação para aperfeiçoar-se sob a guia e na escola dos mais nobres mestres, tanto mais eficazmente se aprende e, em breve tempo, se chega ao ápice da felicidade. Agora bem, os maiores mestres das virtudes e as mais destacadas luzes de toda santidade são Jesus e Maria, e são os que tens que propor a tua pequenez para modelos de imitação, como se estivessem diante de ti. A ambos deves unir-te, fazendo-te familiar seu, dedicando-te a eles; e, em qualquer circunstância em que ouças falar dos mesmos, detém-te a escutar com diligência cada ponto, e logo reflita-o longo tempo, e medita atentamente sobre o que suscita edificação e doçura.

4) Cada vez que estejas por recitar os divinos louvores ou por realizar qualquer ação, a só ou com os outros, eleva primeiramente os olhos ao céu e invoca com ternura Jesus e Maria, pondo-te entre súplicas sob sua vigilante proteção, fazendo a oferenda de si mesmo a seu beneplácito, a fim de que tua ação seja grata a Deus, útil ao próximo e meritória para ti. Que tua mente seja sempre pura, tua vontade decidida, discreto seu trabalho, controladas tuas palavras, bem acabadas suas ações. Que tudo se desenvolva para louvor de Jesus e de sua bendita Mãe.

4) Começa na terra a louvá-los, a venerá-los e a amá-los, para que possas merecer a graça de reinar com eles, bendizê-los e exaltá-los eternamente em união com os anjos e os santos. É bonito e suave louvar Jesus, e amável e gracioso louvar Maria. Louvá-los na alegria, louvá-los na tristeza, porque são dignos de todo louvor e devem ser igualmente invocados em qualquer circunstância. Quanto mais freqüente te exercitas em louvá-los, tanto mais crescerás em seu amor e te robustecerás na graça de sua devoção.

5) Eles não se esquecerão jamais de ti, enquanto tu não esquecê-los. Mas se desgraçadamente te esqueceres ou te comportares mal, se tua devoção de antes houver esfriado, terás que punir-te com oportunos castigos, deplorar com amargura teus maus passos, aprender a falar mais freqüentemente com Deus e custodiar com maior vigilância a graça que te foi dada. Recorda-te, pois, dos benefícios de Jesus e Maria, e lamenta tua negligência e a grave ingratidão em que insensatamente incorreste.

6) Feliz o que escuta com atenção as admoestações que Jesus lhe dirige, para que se corrija e, depois do amargo pranto, se sinta novamente arrebatado pelos felizes êxtases da alma. A compaixão de Jesus é maior que todos os pecados, e a benignidade de Maria não poderá esgotar-se jamais. Ó, se tu pudesses progredir muito no amor de Jesus, e servir digna e devotamente à sua bendita Mãe Maria! Mas, que poderias fazer tu, que nem sequer és digno de pronunciar seu nome, já que és frágil, tíbio, negligente e, em acréscimo, os ofende com freqüência de muitas maneiras? Como poderias louvá-los, se o louvor na boca de um pecador não é aceito, dado que santos podem ser somente os que são justos e dignos? Mas então, deves calar-te ou falar? Ai de ti, se não falas, mas ai de ti também se falas com lábios indignos. Em suma, que deves fazer para achar misericórdia e não incorrer em pecado?

7) Para conseguir a benevolência do benigníssimo Jesus e de sua muito misericordiosa Mãe, nada melhor há que humilhar-te em qualquer circunstância, submetendo-te a todos, mantendo-te sempre no último lugar e considerando-te sinceramente indigno e ruim. Se em troca te crês capaz de levar a cabo algo bom, toma consciência de tua nulidade. Somente assim poderás aplacar Deus, Jesus terá compaixão de ti e também Maria rogará por ti. Serás consolado em tua humildade, e não serás confundido diante deles, senão que receberás copiosos dons, enquanto elevas cantos de louvor. Se não és apto para louvá-los dignamente, procede do melhor modo possível, oferecendo o que tenhas, já que a boa intenção te ajudará até que estejas em condições de proporcionar melhores obséquios.

8) Os maiores e mais devotos louvam magnificamente; os que só têm um pouco de azeite, que o ofereçam de boa vontade ao Filho e o consagrem à Mãe da graça. Havia que fazer calar ante a excelência da glória e da dignidade do magnífico Filho de uma Mãe Virgem, mas como Maria não deprecia aos pequenos nem aos pecadores, admitirá misericordiosamente teu louvor dentro do coro dos que a louvam, como afirma o santo profeta: “O pobre e o miserável louvarão seu nome”. Isto devia dizer-se, mesmo que brevemente, segundo as próprias modestas possibilidades, mas com linguagem humilde e com sinceridade.

9) Acaso Jesus e Maria não foram os mais humildes sobre a terra? E, no entanto, não são os maiores do céu? Jesus se fez servo e Maria se chamou serva. Porém, o mundo inteiro experimentou a caridade de ambos; os santos exaltam sua dignidade; o coro dos anjos os venera. Oxalá te encontres também com eles, para que juntos, com incansável ritmo, entoemos hinos em honra do doce nome de Jesus e da dulcíssima Virgem Maria.

10) É belo e doce pôr-se ao serviço de Jesus e de Maria. Eles foram os primeiros em pôr-se a nosso serviço com muita fidelidade e humildade. Filhos dos homens, sirvam ao Senhor, que se dignou servi-los em tão grande medida; sirvam à Mãe de Deus, que tantos exemplos de santo serviço lhes deixou. É justo honrar a estes sumos patronos que podem ajudar-nos, posto que por meio deles se conhece e se executa a vontade de Deus.

11) Em cada momento implora a Jesus e Maria, que te defendam dos inimigos da alma e do corpo, e concedam os gozos eternos a quem são seus servidores. Recorre a Jesus e Maria em toda necessidade, manifestando-lhes teus pedidos, confessando-lhes tuas culpas e deplorando os pecados cometidos. Peça perdão, abrace a penitência, recupera a esperança, prometa emendar-te e tenha confiança na ajuda da graça. Se cais facilmente em pecado, esforça-te com diligência em levantar-te de novo. Jesus e Maria atenderão com gosto às orações do que os invoca, e não menosprezarão o lamento dos necessitados. Até os anjos estarão de festa quando, de todo coração, te hajas convertido de qualquer pecado e hajas abraçado uma vida melhor, como agrada a Cristo e sua bendita Mãe. Procura tão somente não ofendê-los, e eles não te negarão sua ajuda, rende-lhes a devida honra e te tomarão em seu cuidado com o maior esmero.

12) Oração: A ti, Senhor Jesus, e a vossa santíssima Mãe Maria, encomendo minha alma e meu corpo para que os guardem para a vida eterna. Ó Jesus e Maria, minha única esperança, que em toda tribulação e angústia me socorra sua piedade. Vocês são meus poderosíssimos patronos, dignos de serem amados mais que todos os santos. Eu, pobre e peregrino nesta terra, não tenho a ninguém, entre todos meus amigos e conhecidos, que seja tão fiel e tão amado como vocês, em quem confio.

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo I. pág. 84 - 90)

4 de junho de 2011

AMAR MARIA (II)

A eficácia da Ave Maria

1) Primeiro exemplo: Um irmão havia extraviado em sua cela um livreto e, apesar de prolongadas e cuidadosas buscas não logrou encontrá-lo. Estava muito entristecido por esta perda e se desvanecia sua esperança, até que se refugiou na oração e invocou à Bem-aventurada Virgem com a Ave Maria. Aconteceu que, começando a Ave Maria e continuando em sua aflição pela perda, lhe ocorreu esta inspiração: “Busca aqui, diante de ti, abaixo da palha do leito onde te encontras rezando frente à imagem de Maria”. Esticou em seguida a mão para averiguar se estava ali embaixo e foi aí que, apenas levantou um pouco a palha, encontrou o livreto e o retirou. Emocionado o beijava, agradecendo a Deus e a Bem-aventurada Virgem; e acabou de rezar a Ave Maria, que havia só começado. Pensava: “Talvez Nossa Senhora desejasse receber algumas Ave Marias. Por isso não pode achar de imediato o livreto”. Está bem, então, recitar freqüentemente a Ave Maria, invocando devotamente à Mãe de Jesus.

2) Segundo exemplo. Outro irmão, enquanto estava escrevendo um livro em sua cela, era molestado pelo demônio com maus pensamentos. Por isso se levantou indignado, com a intenção de sair da cela. Mas, antes de fazê-lo, teve uma inspiração divina: olhou para a imagem da Virgem Bem-aventurada, que tinha consigo e costumava saudar com devoção. Ajoelhou-se e começou a repetir a Ave Maria com as mãos juntas. Subitamente foi ajudado pela graça divina. Com efeito, lhe acudiram Maria, Nossa Senhora e seu divino Filho. Então concluiu a Ave Maria que, devido a agitação, só havia começado. Quando disse: “... Jesus Cristo. Amém”, sentiu em si mesmo o poder de Deus e desapareceu toda tentação. Maravilhou-se de haver sido atendido com tanta rapidez e compreendeu a grande utilidade da Ave Maria contra qualquer tentação do inimigo. Agradeceu, pois, a Deus e disse para si: “Agora entendo que Nossa Senhora Santa Maria é poderosa, e pode ajudar a todos os que recorrem a ela”. A noite seguinte lhe apareceu em sonho esta visão: parecia que caminhava só pelo horto adjacente ao limite da cidade. Satanás lhe apareceu e começou a espantá-lo e a pô-lo em fuga. O frei, impressionado de seu aspecto, começou a correr para salvar-se dele. Não atrevendo-se a sair fora dos confins do monastério, deixou logo de correr e caiu em um foco de água, cheio de lodo. Tinha medo de se afogar, pois não havia uma alma viva que lhe estendesse a mão para ajudá-lo. Então começou a recitar a Ave Maria e pedir auxílio. Profundamente aliviado, quase liberado do laço da morte, voltou a si. Levantando-se do leito começou a chorar de alegria e, de joelhos, rezou muitas Ave Marias, acrescentando também estas palavras: “Ave Maria, doce Senhora nossa, cheia de graça, o Senhor esteja contigo, porta da misericórdia”.

3) Terceiro exemplo: Dois freis regulares caminhavam juntos em direção a uma montanha, para visitar parentes e fiéis em Cristo. Sucedeu que se desviaram um tanto do caminho certo. Então, o monge mais velho disse ao mais jovem: “Irmão, parece-me que nos equivocamos; portanto, voltemos atrás”, e começou a rezar e a invocar a Virgem Bem-aventurada, para que lhes enviasse um guia que lhes indicasse o caminho correto. Havendo recitado algumas “orações, hinos e coletas em honra da Bem-aventurada Virgem, eis então que se lhes apresentou de improviso um homem com aspecto de peregrino, que levava sobre seus ombros um bastão e uma bolsa de viagem. Este saudou aos dois freis e com gosto se uniu a eles. Sem demorar seguiram ao guia pelo caminho certo durante um longo trajeto, até que chegaram ao lugar onde tinham que ir. Então, o frei mais velho, compreendendo que se lhes havia concedido uma ajuda divina, agradeceu à Virgem Santa por haver enviado um guia que lhes conduzisse a meta, recordando as palavras de São Pedro: “Descarreguem n’Ele todas suas inquietudes, e Ele se ocupará de vocês (1 Ped 5, 7)

4) Quarto exemplo: Um frei, quando tinha tribulações, costumava invocar Jesus e a piedosíssima Mãe Maria e quando era tentado por alguma viciosa paixão ou tristeza, se refugiava na meditação da paixão de Jesus, rezando a Ave Maria e invocando o auxílio de Jesus e Maria contra a tentação. Uma noite viu em sonhos ao diabo, que se aproximava e queira causar-lhe dano. Temendo que se lhe sucedesse o pior, sem possibilidade de escapatória, começou a recitar em voz baixa a Ave Maria. Quando o diabo o ouviu invocar a Jesus, imediatamente se afastou dele e começou a fugir a toda velocidade. Ao ver isto, o irmão começou a gritar-lhe de atrás: “Jesus, Jesus”, e quanto mais forte gritava esse nome, tanto mais velozmente se afastava Satanás aterrorizado pelo doce nome de Jesus e de Maria sua Mãe. E desapareceu. Frente ao feito sonhado, o monge despertou pela inesperada alegria e exclamou: “Se com uma Ave Maria posso por em fuga ao diabo, que tenho que temer?

5) Quinto exemplo: Em nosso convento havia um frei ancião chamado Egberto. Era devoto a Deus e à Bem-aventurada Virgem, como também fervoroso amante da santa pobreza. Na medida em que permitiam suas forças, trabalhava intensamente, lavrando a terra com a enxada ou arando. Enquanto transpirava em seu duro labor, pensava nas dores da paixão de Cristo. Logo, cansado pelo trabalho e com o fim de dar alívio ao corpo, insistia na oração. Longo tempo o diabo o tentou para que abandonasse o monastério e fosse mendigar pelo mundo, dizendo-lhe que isso era mais agradável a Deus e que assim se despojaria das comodidades das que ele se considerava indigno. Mas, abandonou este projeto por conselho do prior e pelas recomendações dos co-irmãos, evitando deste modo afrontar perigos e cometer erros ao andar vagando pelo mundo. Com freqüência o astuto tentador engana sob as aparências de um anjo e distancia as almas do caminho do bem. De qualquer modo, como não estava contente de permanecer no convento, mas tampouco queria abandoná-lo sem a devida permissão, se dirigiu à Bem-aventurada Virgem mediante a oração. Um dia, cansado pelo trabalho, ajoelhou-se para rezar segundo seu costume. Enquanto se achava só prostrado no chão, dormiu docemente e viu a Venerável Senhora que estava ao seu lado e lhe dizia estas palavras: “Fica neste lugar e faz o que te hão dito o prior e os co-irmãos”. Depois desta indicação, a Senhora desapareceu e o frei, tendo voltado a si, chorou copiosamente. Dirigiu-se com rapidez para onde estava o prior e entre gemidos e pranto lhe relatou o que havia visto e ouvido. O prior, como bom pastor, respondeu com palavras de alento à triste ovelha: “Isso me agrada, querido Egberto. Fica conosco, tal como há um momento te há recomendado Nossa Senhora”. O frei não seguiu vivendo muito tempo, mas em troca de um breve labor receberia o prêmio da vida eterna. Perseverando na paciência e na obediência, dormiu no Senhor na manhã da oitava de São João Apóstolo e Evangelista, do ano 1420.


---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo I. pág. 79 - 84)

28 de maio de 2011

AMAR MARIA (I)

A Jesus com Maria

1) É justo e lógico que, depois da recordação da santa cruz, se tenha também uma especial lembrança das dores da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, a qual esteve fielmente ao lado de seu querido Filho Jesus, que pendia da Cruz e morria pela salvação de todo o mundo. Espetáculo dilacerante, o da Mãe e do Filho crucificado; o da Mãe que chora e do Filho que sofre por ela; da Mãe aniquilada de dor e do Filho que lhe fala; da Mãe que esta ao pé da cruz e do Filho que pende da cruz, da Mãe que suspira e do Filho que expira. Abismo de imensa dor, que não deve esquecer-se nunca, senão que deve conservar-se fortemente gravado no coração dos fiéis.

2) Pilatos fez escrever sobre a tala fixada na cruz: “Jesus Nazareno, rei dos judeus” (Jo 1, 19). Escreva-o tu também com letras de ouro em teu coração, contra os escárnios dos homens e o terror dos demônios, e Jesus Cristo, Rei do céu, te livrará de toda perseguição dos malvados. Se assim o fizeres, também estará ao teu lado com suas orações, Maria, a Mãe de Jesus, para que não te desesperes nas angústias e nos últimos instantes de tua vida.

3) Nenhuma Mãe experimentou tanta alegria nem tanto consolo no nascimento do próprio filho, como os que experimentou esta Santíssima Mãe, que mereceu conceber e dar à luz ao Filho de Deus. Do mesmo modo, nenhuma mãe sofreu e suportou tanto abatimento e tão dilacerante dor pela morte do próprio filho, como esta amantíssima Mãe na paixão de seu querido Filho, ao participar em suas dores. Manteve-se firme ao lado de sua cruz e, transpassada pela espada da dor, chorou com imensa amargura.

4) Ao observar tamanhos sofrimentos no Filho, ao que amava de maneira singular e acima de tudo, se deveu a um verdadeiro milagre que haja podido seguir vivendo ainda em seu corpo, enquanto sua alma era transpassada pela espada de dor todas as vezes que viu e ouviu o Filho lamentar-se, dilacerado e escarnecido. Martírio realmente único para a Mãe desolada e para a Virgem terna, com o coração atormentado e sofrendo com o Filho de maneira mais atroz que um mártir pendido sobre o cavalete de tortura.

5) Se vocês, irmãos, amam a Nossa Senhora, e se desejam sua ajuda em todas as tribulações, detenham-se com ela junto à cruz de Jesus, tomando parte de todo coração nos padecimentos de ambos, para que ela, na hora da sua morte, rogue solicitamente a fim de que se lhes perdoem seus pecados e suas faltas. Efetivamente, aquele que roga, recorda e medita com devoção e freqüência a paixão do Senhor e as lágrimas de sua dolorosíssima Mãe, bem pode esperar na misericórdia de Deus e na bondade da Mãe e do Filho, que eles estejam presentes em suas necessidades e o confortem no momento de morrer. Que afortunada aquela alma que amou em vida a Jesus e Maria e meditou diariamente a dolorosa presença dela ao lado da cruz de Jesus! Feliz o religioso que despreza todos os prazeres mundanos e elegeu Nossa Senhora como Mãe consoladora, guardiã e protetora de toda sua vida.

6) Ninguém pode duvidar que a boa e misericordiosa Mãe, consoladora dos pobres e auxiliadora dos órfãos, com gosto pronunciará uma palavra doce e bondosa a favor do fiel servidor que esteja por sair deste mundo. Apaziguará com suas santas orações o rosto de seu amado Filho e nosso Redentor, dizendo: “Amorosíssimo Filho meu, tende piedade de vosso servo que me ama e me louva, como vós mesmo vistes e conheceis. Os santos anjos me anunciavam as freqüentes saudações que brotavam com devoção de seus lábios, ao recordar meus gozos, e como costumava convidar a numerosos irmãos para louvar com ele vosso santo nome. Ele é nosso secretário, e escreve livros de devoção. Indo pela rua e ao ver de longe uma cruz, se recorda de vossa paixão e vos demonstra sua atenção, inclinando-se diante dela. Se trata do mesmo que, ao ver em uma igreja ou em outro lado uma imagem que vos representa descansando sobe meus joelhos ou morto entre meus braços, se punha triste, derramava lágrimas, soluçava, rezava dobrando os joelhos e vos adorava. Ele não se distanciou nunca de nós sem dar-nos um beijo de amor; e melhor, todos os dias e todas as noites manteve vivo em seu coração o sentimento compassivo por vossas santas chagas e pelas lágrimas de meus olhos, procurando efusivamente compadecer-se de mim. Recorde-Vos, pois, de tudo isto, meu querido Filho, e concede-lhe encontrar misericórdia ante Vós. Suplico-Vos fortemente em seu favor, junto com todos vossos anjos e santos”.

7) Obrem assim irmãos, enquanto estão bem e ainda têm tempo para emendar-se. Procurem-se amigos e advogados tais, que possam dizer uma boa palavra, grata a Deus, para desculpar suas ofensas e suas dívidas; e que os possam receber em suas eternas moradas, depois dos perigos e das fadigosas lutas deste mundo, já que é impossível que vocês encontrem amigos mais fiéis e poderosos no céu e sobre a terra que Jesus, Rei dos anjos, e que Maria Nossa Senhora e Rainha do céu. Se amam a Jesus, tomem sua cruz, permaneçam ao lado de sua cruz, abracem-na e não a abandonem até que não estejam junto a Jesus, verdadeira luz, que disse: “O que me segue não caminha nas trevas”. Se desejam ser consolados em qualquer tribulação, aproximem-se de Maria, Mãe de Jesus, que está de pé junto à cruz, dolorida e banhada em lágrimas, e tudo o que os oprime se dissipará ou se tornará mais suportável. Antes de morrer, elejam a esta benigníssima Mãe de Jesus acima de todos os parentes e de todos os amigos, como sua Mãe e Advogada; e saúdem-na freqüentemente com a Ave Maria, que tão agradável lhe é.

8) Se o inimigo maligno os tenta e lhes impede de invocar a Deus e a Maria, não se preocupem e não deixem de louvá-los e de rezar; porém com mais fervor invoquem a Maria, saúdem a Maria, pensem em Maria, elejam Maria, honrem a Maria, inclinem-se ante Maria, recomendem-se a Maria. Permaneçam em casa com Maria; guardem silêncio com Maria, desfrutem com Maria; sofram com Maria, trabalhem com Maria; velem com Maria, orem com Maria, caminhem com Maria, estejam sentados com Maria; busquem a Jesus com Maria, estreitem entre seus braços a Jesus com Maria. Vivam em Nazaré com Jesus e Maria, vão a Jerusalém com Maria, estejam junto à cruz de Jesus com Maria, chorem com Maria; sepultem a Jesus com Maria, ressuscitem com Jesus e com Maria, subam ao céu com Jesus e com Maria; anseiem viver com Jesus e com Maria.

9) Se meditam bem estes temas, irmãos, e se decidem pô-los em prática, o diabo fugirá à vista de vocês, que progredirão na vida espiritual. Maria, em sua clemência, rogará com gosto por vocês; e Jesus a escutará de muito boa vontade, pelo respeito que tem pela Mãe. É muito pouca coisa o que levamos a cabo. Mas se nos aproximamos do Pai por meio de Maria e de seu Filho Jesus, obteremos misericórdia e graça na terra, e também glória sem fim com eles no céu. Amém.

10) Feliz a alma devota que nesta terra tenha a Jesus e Maria como íntimos amigos: comensais à hora de comer, companheiros nas viagens, solícitos na necessidade, consoladores nos sofrimentos, conselheiros nas incertezas, auxiliadores nos perigos e no momento da morte. Feliz o que se considera peregrino nesta terra e estima com a máxima alegria ter como hóspedes Jesus e Maria no íntimo de seu coração

---------------
de Maria nunquam satis"
"sobre Maria nunca se falará o bastante"
---------------
(KEMPIS, Tomás de. Imitación de María: Libro Tercero, Capítulo I. pág. 73 - 78)