9 de Abril
Nem um Peixe!
São Pedro e os companheiros passaram toda a noite a pescar, mas as redes se conservaram vazias. Nenhum peixe! Veio a manhã. Apareceu um Personagem Desconhecido e lhes pergunta se haviam pescado alguma coisa. “Não,” respondem secamente e desconfiados. Então lhes diz o Personagem Misterioso: “Lançai a rede à direita.” E que pesca maravilhosa!
Nosso Senhor ainda faz assim conosco. Deixa-nos a lutar uma noite toda, de meses e anos, com tantas misérias, tantos defeitos a corrigir, tantos pecados. Em vão lançamos, à direita e à esquerda, a rede de nossos esforços… Nada! Nenhum peixe! Só depois é que Jesus aparece e ordena que lancemos mais uma vez a rede de um ato de confiança. E… Que pesca maravilhosa! Em poucos dias ganhamos mais do que em longos anos. Nunca nos desalentem as nossas misérias. Dum momento para outro Nosso Senhor retira os obstáculos, enche-nos de coragem e nos santifica, recompensando assim nossos esforços. Mas é preciso que, como São Pedro, não desanimemos e passemos a noite toda das provações a lançar a rede da boa vontade e dos esforços. Logo pela manhã virá Jesus, e a pesca será maravilhosa.
Santa Teresa conta que lutou durante longos anos para se corrigir dum defeito e que, num dia apenas, por uma graça infusa, viu-se livre dele. Desejemos a Santidade e façamos esforços para alcançá-la. Um dia seremos santos. Depende isso de nós, de nossa confiança e amor, e sobretudo de nossos esforços, da luta.
Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ
9 de abril de 2022
O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA
8 de abril de 2022
O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA
8 de Abril
Cego de Misericórdia
Estará Nosso Senhor descontente com as nossas misérias? E com os nossos defeitos? São inquirições angustiosas de certas almas que desejam amar a Nosso Senhor e se sentem fracas e desconfiadas. A uma pergunta destas, respondeu Santa Teresinha a uma de suas noviças:
“Sossegue. O Esposo que escolheu possui, certamente, todas as perfeições imagináveis, mas – se assim me é permitido falar – tem, ao mesmo tempo, dois grandes defeitos: é cego e ignora a ciência do cálculo. Essas falhas que seriam lastimáveis num esposo terreno, tornam infinitamente mais belo e amável o nosso Esposo celeste. Se Ele quisesse olhar-nos com olhos de ver, se soubesse calcular, bastaria a vista de nossos pecados para nos aniquilar. Mas não é assim: o grande amor que nos tem Lhe veda os olhos para não ver nossas imperfeições. Pense nisto: se o maior de todos os pecadores se arrepender na hora da morte e expirar num ato de amor a Deus, Nosso Senhor, imediatamente, sem atender às graças inumeráveis de que esse infeliz abusou, nem aos crimes que praticou, mas olhando só o seu arrependimento, abre-lhe sem demora os braços da Sua misericórdia. Mas, para que Nosso Senhor se haja para conosco à maneira de um cego e não nos peça contas, necessário é Levá-lo pelo coração. É este o seu fraco.”
Por que o desalento em nossas fraquezas e misérias? Nosso Divino Esposo ficou cego de misericórdia!
Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ
7 de abril de 2022
O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA
7 de Abril
Um Beijo de Misericórdia e Amor
Um dia – conta a Irmã Benigna Consolata – eu pus ao lado da folha de papel em que escrevia uma estatueta do Menino Jesus. Um pequeno movimento que fiz a derrubou. Levantei-a do chão, sem demora, e dei um beijo em Nosso Senhor, dizendo: “Se não tivesses caído, não terias este beijo”. Ele respondeu: “É assim, minha Benigna, quando cometes uma falta involuntária. Não me ofendes, mas o ato da humildade e de amor que fazes depois, é o beijo que me dás, e eu não o teria recebido se não tivesses cometido essa imperfeição”.
Pode-se imaginar um símbolo mais comovedor da alegria que causamos ao Coração de Jesus quando, depois de nossas misérias quotidianas, voltamo-nos para Ele, cheios de confiança?
Nossas faltas – diz o Pe. Paul de Jaegher, S. J. – têm como missão principal fazer-nos conhecer experimentalmente e tocar com os dedos nossa imensa miséria e total impotência. Centenas, milhares de imitações não nos poderiam dar essa humildade sentida e vivida que, unicamente com a graça de Deus, a experiência, mil vezes repetida, de nossa miséria, pode dar-nos.
Abençoadas misérias que nos alcançam tanta misericórdia!
Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ
6 de abril de 2022
O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA
6 de Abril
Se Não Tivesse Caído…
Se caímos numa falta, devemos levantar-nos depressa, correr a Nosso Senhor e pedir-Lhe perdão, cheios de confiança. Não custa o perdão desde que nosso arrependimento seja bem humilde, sincero e firme o nosso propósito de emenda. Oh! Se compreendêssemos o Coração de Jesus! É todo misericórdia, doçura e perdão!
Ah! – dizia Santa Teresinha – Como a misericórdia e a bondade do Coração de Jesus são pouco conhecidas!
Caímos? Pois bem, levantemo-nos, e depressa! Quando o Filho Pródigo, do abismo de sua miséria, resolveu sair da abjeção em que vivia, disse:
– “Surgam!” Eu me levantarei!
E logo em seguida:
– “Et ibo ad Patrem” E irei ao meu Pai!
Sabemos como foi recebido. Façamos também assim depois de cada uma de nossas misérias. Um gesto de confiança no Coração de Jesus faz milagres.
Talvez – diz piedoso autor – que nem Madalena, nem Agostinho, nem Margarida de Cortona se houvessem santificado, se não tivessem caído. Os grandes no pecado costumam ser também grandes na santidade.
Ó meu Deus, como é bom a gente se sentir miserável. E depois de uma queda, tocar o chão duro da própria miséria, e chorar, arrependido, e experimentar a doçura de Vossa Misericórdia!… Se não tivesse caído, não seria tão feliz!
Oh! Feliz culpa! Oh! Culpa feliz! Dizia Santo Agostinho.
Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ
5 de abril de 2022
O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA
5 de Abril
Vantagens de Minhas Misérias
Uma das artes mais belas é a de aproveitar as nossas misérias para o nosso progresso espiritual, assim como se aproveita o esterco, nos jardins, para florescimento das rosas e açucenas de esquisito e delicado perfume. Quanto mais fracos e miseráveis nos sentimos, tanto mais nos regozijemos, porque nossas caras misérias, como dizia uma alma santa, fazem-nos humildes, desconfiados de nós próprios, matam nossa suficiência e, por isso mesmo, unem-nos mais a Nosso Senhor, se, num gesto de amor e arrependimento, voltamo-nos logo para Ele. Nossas misérias têm suas vantagens, e grandes. Fazem-nos pacientes e cheios de indulgência para com as misérias alheias, causam-nos uma como desconfiança de nós mesmos e nos obrigam a recorrer, a cada passo, à Misericórdia Divina.
Como é bom sentir-se a gente pobre, fraco, miserável, incapaz de todo bem! Isso, que levaria ao desespero certas almas orgulhosas, deve encher-nos de confiança cega, bem obstinada, no Coração de Jesus.
Sou fraco? Vós sois o Divino Forte, ó Jesus! Sustentai-me! Sou pobre? Vós sois a Riqueza infinita. Valei-me! Nada posso, nada tenho, nada sou? Que fazer? Humilhar-me, abater meu orgulho e tudo esperar da Misericórdia Divina.
Só nossas misérias nos podem dar tais sentimentos, e só um milhão de experiências pessoais no campo da fraqueza nos levarão a crer nas vantagens de nossas misérias…
Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ
4 de abril de 2022
Oração a Santo Isidoro
Santo Isidoro de Sevilha (c. 560, Cartagena - 4 de abril de 636, Sevilha) serviu como arcebispo de Sevilha por mais de três décadas e é considerado, nas palavras do historiador Montalembert como, "o último acadêmico do mundo antigo".
De fato, ao lado de seu irmão, Leandro, ajudou na conversão dos visigodos e arianos ao catolicismo; numa época marcada pela decadência e invasões bárbaras.
Isidoro foi o primeiro escritor cristão a tentar compilar uma "summa" do conhecimento universal em sua obra-prima, a Etymologiae, conhecida também pelos classicistas como "Origines" (abreviada como "Orig."). Ele foi canonizado em 1598 pelo Papa Clemente VIII, e hoje, por sua eloquência, conhecimento e por sua capacidade de arquivologia ainda em vida, Santo Isidoro é tido pela Igreja hoje como o Padroeiro da Internet.
Peçamos sempre ao bom Santo Isidoro pelo correto usufruto das redes, e por uma navegação sempre proveitosa às nossas almas, e ao próximo.
A oração abaixo foi composta pelo Pe. John Zuhlsdorf:
"Deus Todo Poderoso , que nos criou à Vossa imagem e nos mandastes buscar tudo o que é bom, verdadeiro e belo, especialmente na pessoa divina de Vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permiti-nos que, pela intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante nossas navegações pela internet, dirijamos nossas mãos e nossos olhos apenas àquelas coisas que Vos são aprazíveis e que tratemos com caridade e paciência todas aquelas almas que encontrarmos pelo caminho. Por Cristo Nosso Senhor.
Amém".
Santo Isidoro de Sevilha, rogai por nós.
O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA
4 de Abril
"Um Tempo Precioso”
A doença, dizia São Vicente de Paulo, é um estado quase insuportável à natureza. E, contudo, é ela um dos mais poderosos meios de que Deus se serve para nos fazer entrar no cumprimento de nossos deveres, para desligar-nos dos afetos ao pecado e para nos encher com os dons de Sua graça. É pela doença que as almas se purificam e as que não são virtuosas encontram um meio eficaz de o ser. Nenhum estado há mais próprio do que este para a prática do bem. E por que é assim tão precioso o tempo da doença? Porque na enfermidade se exercita maravilhosamente a fé, brilha a esperança com mais esplendor, a resignação, o amor de Deus, todas as virtudes aí encontram matéria ampla para se exercer.
O verdadeiro tempo de expiar os pecados e de experimentar a graça do perdão é o da doença, diz Bossuet. Enquanto esse espinho nos fere e incomoda, pesa sobre nós a Mão de Deus e Ele próprio nos impõe a penitência, segundo a medida da Sua infinita Misericórdia.
Para que não percamos um tesouro tão grande do Céu, como o que nos vem pela doença, Nosso Senhor só nos impõe uma condição: a que aceitemos conformados e resignados a Sua Santíssima Vontade. Então, por que não aproveitar bem a doença, já que a temos de sofrer de qualquer modo?
Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ


