13 de fevereiro de 2022

Domingo da Septuagésima - [SERMÃO]: Pe. Thiago Gaspar - IBP (Apostolado de Curitiba/PR)


 

O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA

13 de Fevereiro

O Divino Cirurgião

A prosperidade gera muitas enfermidades graves. E não é possível curá-las sem remédio amargo, sem regime, e, quando o perigo é iminente, sem operação. Há de intervir hábil e sábio cirurgião. E é Nosso Senhor, o Cirurgião Divino da Misericórdia. Médico e Pai de nossas almas, quem nos vem salvar. Pode uma criança chorar, revoltar-se, gritar desesperada, quando, enferma, necessita de uma operação dolorosa. Não importa! A operação há de ser feita e quem vai levar à mesa operatória esse entezinho, objeto de todo o seu amor e ternura, é a própria mãe carinhosa. Eventualmente, o pai, sendo médico, poderá ver-se obrigado a efetuar, ele mesmo a intervenção dolorosa, a cortar um braço, uma perna do amado doentinho, a fim de evitar que, por exemplo, se generalize uma gangrena, que seria fatal. Isto não é doloroso para o coração delicado e sensível de um pai? Corta, fere, com lágrimas nos olhos. Nosso Senhor é o mais terno, o mais delicado e o mais amável dos pais. A gangrena do pecado, gerada na prosperidade, no orgulho, na sensualidade, nas seduções do mundo, ameaça nossa vida eterna, a salvação de nossa alma. E o Pai de Misericórdia quer salvar-nos. Que faz Ele? Envia-nos a dor, a tribulação, sofrimentos cruéis. Compreendeis agora, almas atribuladas, por que sofreis tanto? Santo Agostinho pedia a Nosso Senhor:

Hicure, hic seca…. modo in aeternum parcas… – “Queima, Senhor, corta neste mundo, contanto que me poupes na vida eterna”.

Divino Cirurgião da Misericórdia, fazei também assim comigo!

Salva-me!

Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ

12 de fevereiro de 2022

O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA

12 de Fevereiro

O Sofrimento vem de Deus

Sim, vem de Deus o sofrimento. Será possível?!… Tudo o que existe no mundo, exceto o pecado, é verdade certa que vem de Deus, Criador de todas as coisas. As trevas e o mal não se produzem por criação divina, mas por subtração da luz e do bem. Diz a Sagrada Escritura:

Ego Dominus formans lucem et creans tenebras, factens pacem et creans malum – O Senhor, na sua munificência, nos dá a luz. Retirando-se esta, vêm as trevas. O Senhor nos dá a paz, a sua graça.

Abusamos da graça e ela se retrai, vindo o pecado. Só o pecado não vem de Deus. Tudo mais que nos sucede é pela vontade do Senhor. E o sofrimento? Deus o sabe! Só podemos garantir que ele é para nosso bem. Deus só faz o bem. Se alguém nos dissesse que vira uma luz que produzia trevas, uma brancura que enegrecia, um calor que gelava, não o acreditaríamos. E por quê? Porque os contrastes fazem ressaltar logo o absurdo da afirmação. Pois é ainda mais absurdo, contrário à natureza Divina, deixar Deus de fazer o bem. Portanto, nos sofrimentos, acima das criaturas que nos ferem, olhemos para o Alto e adoremos os desígnios Eternos, cheios de confiança, e certos de que, vindo, como vem, de Deus, todo sofrimento é para nós um bem, um grande bem!

Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ

11 de fevereiro de 2022

O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA

11 de Fevereiro

Serás Feliz no Céu!

À humilde Bernadete, na gruta de Lourdes, disse Nossa Senhora:

“Não te prometo felicidade aqui na terra, mas a felicidade do Céu”.

Os olhos inocentes da Pastorinha, que contemplaram a visão níveo-azul da gruta de Mosabielle, nunca mais se puderam encantar pelas belezas da terra.

“Depois que se viu Nossa Senhora, dizia a Santa, só se deseja morrer, para Vê-la de novo no Céu”.

Nem as imagens mais belas, nem as festas mais brilhantes consolavam o coração de Santa Bernadete. Deste mundo, ela só queria o sofrimento e o Amor.

Não tivemos a ventura de, com estes olhos mortais, contemplar, como Bernadete, a beleza de Maria. Mas a fé não nos ensina que um dia A veremos na Eternidade, no Céu? Que as belezas caducas não nos seduzam. E que a esperança do Céu nos conforme. No Céu, com Maria! Que felicidade! Soframos um pouco neste exílio, com resignação. Nossa Senhora vela por nós. E, se amarmos e invocarmos com carinho e devoção tão boa e terna mãe, oh! É certo, bem certo que nos salvaremos.

O servo de Maria não pode perecer, diz São Bernardo. E, neste exílio tão triste, console-nos o pensamento de que veremos um dia, no Céu, a Mãe, Refúgio dos pecadores.

No Céu! No Céu!

Com minha Mãe estarei.

Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ

10 de fevereiro de 2022

O BREVIÁRIO DA CONFIANÇA

10 de Fevereiro

Partiram Antes…

Não choremos os nossos mortos como quem não crê na ressurreição da carne, como os que não têm esperança.

A saudade é amarga e dolorosa, e as lágrimas não podem deixar de correr quando o golpe da morte nos vem arrebatar os que tanto amamos. Chorar os nossos mortos não é um mal. Nosso Senhor não chorou sobre a sepultura de Lázaro? A fé não nos condena à insensibilidade, à dureza de coração. Sim, deixemos que corram essas lágrimas saudosas e irreprimíveis. Choremos, sim, os nossos mortos, mas choremos como quem tem fé. Um dia os veremos na verdadeira Pátria, onde não haverá mais luto nem dores. Olhemos para o Céu e enchamos o coração de esperanças. Também nós partiremos, um dia, e tornaremos a ver aqueles que tanto amamos neste mundo. Os que partiram, não os que perdemos para sempre.

São Cipriano escreveu, numa bela carta de consolação, este pensamento:

“Não choreis desesperadamente os que o Senhor livrou deste mundo. Eles partiram antes, numa viagem que também havemos de fazer”.

Entre os que viajam neste mundo, por terra ou por mar, uns chegam antes, e outros, depois. Uns vêm adiante, e outros, atrás. Os que morreram, meus caros, partiram antes, apenas. Consolemo-nos! Não iremos também depois e não veremos os nossos que já chegaram?

Mᴏɴs. Asᴄᴀ̂ɴɪᴏ Bʀᴀɴᴅᴀ̃ᴏ

8 de fevereiro de 2022

Sem Capela! Quem se importa!?

Ficar sem um altar digno para celebrar a única missa agradável à Deus, mas quem se importa!?

Ficar sem uma capela para acomodar as famílias numerosas, adultos e jovens com um mínimo de conforto, mas quem se importa!?

Ficar sem o presépio, o qual teve que ser desmontado as pressas, não permitindo que as crianças pudessem acompanhar cada movimento do início do advento até a festa da epifania, mas quem se importa!?

Saber da história de uma criança do apostolado que chorou escondida no banheiro, achando que o que estava acontecendo com o apostolado não permitiria que ela terminasse a catequese de preparação para a sua primeira comunhão, o primeiro encontro com Cristo, mas quem se importa!?

Saber que não estava sendo ouvido e ver a possibilidade de um apostolado tão profícuo ser destruído, simplesmente pela razão de alguém ter mudado de ideia, mas quem se importa!?

Ser criticado, perseguido e esquecido por querer ser apenas católico mesmo por pessoas que encontram-se dentro da igreja e que se dizem católicas, mas quem se importa!?

Ver a expressão de tristeza nas faces de todos os fiéis do apostolado, não conseguindo compreender as atitudes impostas a este, mas quem se importa!?

Necessitar alugar um salão de eventos para celebrar as missas do apostolado, lugares adaptados e não adequados para adorar nosso Deus, mas quem se importa!?

Apesar de tudo, alguém se importa...

 

Deus se importa!

E todos os que amam a tradição da Igreja e a Missa de Sempre!

 

 

Ajude a nossa Associação construir sua capela! Clique no link a seguir:

Como ajudar na construção de nossa capela




7 de fevereiro de 2022

Notícias da campanha de arrecadação para a construção da nossa capela!

Prezados Leitores, Salve Maria!

Acredito que todos tenham conhecimento dos acontecimentos ocorridos em Curitiba. No dia 28 de dezembro de 2021, o apostolado do IBP em Curitiba celebrou suas missas na Capela do Hospital Militar–Capela do Exército e, também, na Capela do Convento das Irmãs de Chambéry; no entanto, no dia seguinte (29 de dezembro de 2021), esteve literalmente na rua, sem condições de exercer e de dar continuidade ao seu apostolado, que cresce dia pós dia.

De forma urgente, as celebrações passaram a ocorrer em um salão de eventos; pois os fiéis não poderiam ficar sem os sacramentos, tão necessários à sua vida física e espiritual.

Diante da situação apresentada, foi necessário indicar como prioridade a construção de uma capela por meio da Associação Civil São Pio V, para atender o apostolado do IBP em Curitiba — pois um dos objetivos da associação era favorecer o Instituto em tudo que fosse necessário para desenvolver seu apostolado na terra das araucárias e de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O projeto já era intencionado desde a formação do Grupo de Fiéis São Pio V e se formalizou, 6 (seis) anos atrás, pela agora Associação Civil São Pio V.

No dia 31 de janeiro de 2022, lançamos oficialmente o projeto da capela com a campanha de arrecadação de recursos para viabilizar sua realização. (Detalhes sobre como contribuir, favor, clique aqui ou no link acima.)

Salientamos que vamos publicar, semanalmente, a evolução do saldo em Conta Corrente.

Saldo Atual

(clique para ampliar)


Em breve, publicaremos novos detalhes da campanha.

Um grande abraço em Cristo, Nosso Senhor!

Administrador do Blog São Pio V

*   *   *